Menu Busca

Comportamento

Cannes 2015 apresenta tendências na publicidade: emoção e responsabilidade foram foco

Festival trouxe engajamento e emoção através de campanhas socialmente responsáveis que apostaram no conceito timeline

A publicidade de hoje tem o desafio de divulgar mais do que as qualidades do produto que pretende vender. É preciso levar entretenimento, responsabilidade e emoção ao público. Sem a criação de boas histórias não haverá encantamento e provavelmente as pessoas não vão se apaixonar pelas marcas. Você pode estar achando que estamos sendo emotivos demais… Bem, a gente garante: contar histórias que causam algum impacto emocional na audiência é uma forte tendência que pudemos observar na edição 2015 do Cannes Lions, realizada entre os dias 21 e 27 de junho.

Cannes Lions 2015 destacou a importância de levar entretenimento, emoção e responsabilidade ao público
Cannes Lions 2015 destacou a importância de levar entretenimento, emoção e responsabilidade ao público

Prêmio inédito: Brasil vencedor na categoria Film

Se você se interessa por fotografia, certamente conhece a câmera alemã Leica, a mesma utilizada pelo famoso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Consagrada por diversos profissionais do mundo, a Leica agora é centenária e apresentou “100″ – um pequeno filme de dois minutos criado por brasileiros da F/Nazca Saatchi & Saatchi. A peça foi a primeira na história do Brasil em Cannes a receber o Grand Prix da categoria Film. Por meio de uma atmosfera de sonho, o vídeo retrata acontecimentos importantes do mundo nos últimos 100 anos utilizando imagens captadas por câmeras Leica. Bonito é pouco para esse curta-metragem, que revela uma tendência mais artística para a publicidade atraindo um público que tem dificuldade em enxergar comerciais como pequenas obras de arte. Além disso, “100″ é um dos mais perfeitos exemplos de “timeline” (linha do tempo) criados até o momento. Assista ao vídeo.

"100″: Filme criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi conseguiu unir o conceito de contar uma história com arte. (imagem: divulgação)
“100″: Filme criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi conseguiu unir o conceito de contar uma história com arte. (imagem: divulgação)

Questões de gênero invadem Cannes em 2015!

A publicidade acompanha as mudanças da sociedade e foi o que se viu em um dos maiores festivais do universo advertising. A força feminina retratada em vídeos e peças arrebatou Grand Prix em diversas categorias. E já que estamos falando de emoção… os vídeos arrebataram os nossos corações também. Destaque para a campanha #LikeAGirl criada pela Leo Burnett do Canadá para a marca de absorvente Always. O vídeo questiona os estereótipos em torno da ideia “fazer algo como uma garota” e levou o Grand Prix na categoria “PR” (relações públicas). Assista.

Campanha Always que caiu no gosto popular por não retratar as mulheres como o “sexo frágil”. (imagem: divulgação)
Campanha Always que caiu no gosto popular por não retratar as mulheres como o “sexo frágil”. (imagem: divulgação)

Já a Ogilvy Brasil foi premiadíssima na categoria promo, outdoor e relações públicas com a campanha “Mães Seguranças” para o Sport Clube do Recife. A ideia da ação – que foi integrada em diferentes plataformas – era fazer com que a segurança do estádio no dia do jogo do Sport fosse feita pelas mães dos torcedores. O resultado foram diversas demonstrações de afeto nas arquibancadas: mais uma campanha em que a força feminina é usada com sucesso!

Ação da Ogilvy para o Sport Recife fez sucesso na Inglaterra. O país da Rainha tem tradição de conflitos nos estádios. (imagem: divulgação)
Ação da Ogilvy para o Sport Recife fez sucesso na Inglaterra. O país da Rainha tem tradição de conflitos nos estádios. (imagem: divulgação)

Campanhas infantis que são para a família

Antes, quando uma marca queria se comunicar com as crianças, apostava em uma linguagem infantil geralmente ilustrada por desenhos, mascotes e jingles. No entanto, como as mães estão mais atentas ao estímulo ao consumo infantil, a tendência é que as marcas falem não somente com os pequenos, mas com toda a família. Foi o caso de uma ação de comunicação integrada realizada pela agência FCB para a Nivea no Rio de Janeiro. Como as crianças geralmente não gostam de interromper a brincadeira na praia para repor o protetor solar, foram criados bonecos batizados de Nivea Doll. Quando expostos ao sol, os bonecos ficavam vermelhos e a ideia era que as crianças compreendessem a importância da proteção solar. Assista.

Nivea Dolls: ação da marca envolveu mães e filhos. (imagem: divulgação)
Nivea Dolls: ação da marca envolveu mães e filhos. (imagem: divulgação)

Responsabilidade foi ponto forte em Cannes 2015

De todas as tendências de Cannes 2015, a mais relevante é a crescente responsabilidade social das marcas em suas campanhas (já falamos sobre isso aqui). Cannes 2015 revelou que há todo um questionamento nos planejamentos das ações, fundamentado em três principais perguntas: “por que o público precisa desse produto?”, “o que esse produto vai agregar ao público?” e a principal de todas, “essa campanha está realmente alinhada aos valores da marca?”. Afinal, grandes campanhas precisam estar em sintonia com as mudanças e benefícios que a sociedade procura – só assim vão criar o envolvimento entre indivíduos e empresas.

Artigos relacionados

0 respostas para “Cannes 2015 apresenta tendências na publicidade: emoção e responsabilidade foram foco”

Deixe uma resposta