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Comportamento

Construa uma relação sólida com seu consumidor

Como empresas devem interagir com consumidores para impactá-los positivamente e conquistar sua fidelidade?

Pessoas são o fator fundamental para o sucesso de um empreendimento, seja ele um produto ou um serviço. Toda e qualquer iniciativa empresarial é pensada para pessoas! O objetivo? Saciar as necessidades, desejos e expectativas delas. Portanto, o primeiro passo de uma empresa é conhecer seu público–alvo a fundo: preferências, hábitos, poder de consumo, faixa etária, peculiaridades… nada pode escapar a este estudo, pois são estas pessoas que sua marca deseja impactar. É preciso entender absolutamente todos os aspectos do seu “personagem”, traçar um perfil exato, compreender suas emoções, saber cativá-las e contar sua história.

Como empresas devem interagir com consumidores para impactá-los positivamente e conquistar sua fidelidade?

Pessoas são o fator fundamental para o sucesso de um empreendimento, seja ele um produto ou um serviço. Toda e qualquer iniciativa empresarial é pensada para pessoas! O objetivo? Saciar as necessidades, desejos e expectativas delas. Portanto, o primeiro passo de uma empresa é conhecer seu público–alvo a fundo: preferências, hábitos, poder de consumo, faixa etária, peculiaridades… nada pode escapar a este estudo, pois são estas pessoas que sua marca deseja impactar. É preciso entender absolutamente todos os aspectos do seu “personagem”, traçar um perfil exato, compreender suas emoções, saber cativá-las e contar sua história.

consumidora

Na criação de um relacionamento empático entre mercado e consumo é imprescindível, também, saber onde e como comunicar. Não basta delimitar seu consumidor médio se a mensagem não o alcançar. De que adianta fazer publicidade numa rádio se o seu público–alvo se concentra na tevê?

A marca precisa, portanto, ter plasticidade para acompanhar as mudanças sociais que envolvem seu público, saber interagir com os diversos canais e propagar mensagens que gerem empatia. Assim como num casamento, o relacionamento entre empresa e consumidor é uma via de mão dupla. A marca não pode estar focada apenas em si mesma e negligenciar seu público, pelo contrário:  deve entender que as pessoas são a essência de suas ações. Uma campanha publicitária precisa engajar seu público–alvo, ser relevante, atribuir valores e preceitos que possam compartilhar. Que benefícios que este comportamento trará para sua marca? Resultados! Uma vez conectados com a empresa, os consumidores propagarão sua mensagem, influenciarão outras pessoas e manterão sua fidelidade.

Conecte-se com seu cotidiano

Temos muitas ferramentas de marketing que contribuem para uma conexão pessoal e íntima. Entre elas o branded content e storytelling, dois recursos extremamente eficazes para estimular empatia. O consumidor precisa estimar sua marca, reconhecer nela características que lhe agradam e motivam. Ele não quer apenas a apresentação simples de um produto ou serviço, ele quer saber o que está consumindo, qual é o estilo de vida que está propagando, quais são os valores que alimenta.

Por isso a empresa precisa dizer a que veio participando do seu entorno, cooperando com a sociedade em que está inserida e criando familiaridade com seus consumidores. Demonstrar que se importa com as questões que preocupam o indivíduo, mais do que isso: ela precisa apresentar soluções, ser carismática e parceira.

O estudo aprofundado do consumidor propicia tais ações empresariais e revela a melhor forma de como e onde comunicar. O departamento de marketing de uma empresa deve estar atento às nuances de seu público e se perguntar o que lhe é relevante.

A forma como este público interage com as diversas mídias também é de extrema importância para a empresa que deseja se conectar e impactar. Utilizar canais transmidiáticos, por exemplo, é uma ótima forma de manter um contato constante entre marca e uma geração de consumidores  multiconectados. Saber como se comportar em cada uma destas plataformas também é essencial, a mensagem, ainda que propague o mesmo conteúdo, deve se adaptar a cada ambiente.

Portanto, mais do que vender produtos, a empresa deve saber “vender” lifestyle, comportamentos, ideais. Ela deve enxergar além da compra final e se perguntar que imagem quer passar para se manter presente na vida do consumidor.

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