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Comportamento

Endomarketing é ferramenta essencial para o sucesso dos negócios

Algumas das melhores empresas do Paraná para se trabalhar nos contam porque o endomarketing é uma das ferramentas mais transformadoras de produtividade e como pode ajudar a melhorar resultados. Conversamos com gestores de empresas que se destacaram em 2015 para conhecer algumas das técnicas aplicadas no dia a dia de trabalho.

Não são apenas os clientes consumidores que dão vida às marcas. Eles são parte significativa do negócio, é verdade, mas não a única. Existem outros clientes que, tão importantes quanto os consumidores, podem transformar o faturamento anual de qualquer empreendimento: os clientes internos, ou melhor, os funcionários. Sem colaboradores apaixonados, que trabalhem junto pelo sucesso do negócio, fica difícil construir a imagem que irá conectar o consumidor aos valores da marca. E tratá-los como prioridade no processo de construção do negócio é o que a administração entende por endomarketing.

Para alcançar eficiência e produtividade, as empresas abrem espaço para críticas, sugestões e procuram se envolver humanamente com seus funcionários sem deixar o profissionalismo de lado. O resultado é surpreendente. Quando colaboradores encontram na casa este convite à confiança e à participação, respondem com produtividade e eficiência e vibram junto quando a empresa conquista bons resultados. “Nossos funcionários se tornaram nossos parceiros. O que vemos é um sentimento profundo de pertencimento, de quem se tornou tão empreendedor quanto o fundador. Acreditam na Perkins e querem que dê certo. E tem dado!”, afirma a Diretora de Recursos Humanos da Perkins Motores do Brasil, Elisabeth Hass.

Na edição de 2015 feita pelo Instituto Great Place To Work (GPTW), a Perkins levou o pódio no Paraná e, nacionalmente, foi premiada em segundo lugar. O que a fez estar ocupar estas posições privilegiadas da pesquisa mesmo em um ano de crise? A resposta não é simples, mas parece que entre a Perkins e outras empresas premiadas pelo GPTW aqui no Paraná há um comportamento unânime que as torna referência em desenvolvimento, sucesso e crescimento: a valorização constante do capital humano.

Caroline Maffezzolli, diretora de inteligência de mercado da Great Place to Work Brasil, nos conta que o bom ranqueamento das empresas na pesquisa é só consequência de um trabalho de gestão de pessoas genuíno. “A transformação do ambiente de trabalho não é uma missão do RH, mas de toda a empresa. E são os gestores, em todos os níveis e em todas as áreas da empresa que devem carregar esta bandeira. Para um colaborador, o seu gestor imediato, na prática, é a empresa. Uma boa comunicação corporativa ajuda, um café da manhã com o Presidente é estimulante, mas nada substitui a proximidade do colaborador com seu gestor imediato”, explica Maffezzolli. Ela ainda aponta três passos para a construção de um excelente ambiente de trabalho:

RPC Endomarketing tres dicas

A pesquisa de clima organizacional é uma excelente maneira de entender o que as pessoas pensam e falam no dia a dia. Mas isso deve estar no DNA da empresa, ou seja, na proximidade dos gestores com suas equipes, permitindo que o diálogo flua naturalmente.  Depois, o diálogo  precisa ser transformado em ações. Para perdurar, estas ações devem ser incorporadas à dinâmica da empresa, ou seja, em práticas que todos os líderes podem aplicar. Por isso é tão importante os líderes trocarem suas experiências cotidianas com a gestão de pessoas, além de acompanharem o mercado, através de benchmark com outras empresas.

O terceiro passo indicado por Carolina se refere à gestão de pessoas. Nossa formação acadêmica e profissional tende a ser forte do lado técnico, mas bastante deficiente no lado gestão de pessoas no âmbito das organizações. Por isso, acaba sendo um desafio importante para as empresas cobrirem esta lacuna, preparando adequadamente seus líderes para este papel crítico.

Para fechar, convidamos alguns gestores de empresas premiadas na edição 2015 do prêmio GPTW para contarem um pouco sobre a experiência em suas empresas e a importância do endomarketing. Confira:

Wilson Lotério, Diretor Geral da Perkins Motores do Brasil

RPC - Endomarketing - Wilson Loterio (2)

“Comunicação transparente, para nós, é prioridade e estamos sempre em contato com nossos funcionários. São eles que fazem da Perkins um lugar bom. Se a nossa cultura empresarial fosse diferente, certamente nossos resultados seriam outros. É por conta do sentimento coletivo de pertencimento que há 44 meses estamos entregando 100% dos nossos produtos na data aos nossos clientes. Por estarmos todos tão conectados, nossos resultados fluem. É um trabalho contínuo de comprometimento com a segurança e bem estar dos nossos colaboradores. Esta é a nossa identidade. Nosso código de conduta e valores fala muito sobre integridade e todos nós agimos dessa forma. Vivemos em uma cultura empresarial que valoriza o trabalho coletivo em primeiro lugar, sem individualismo”.

 

Mônica Menequelli, Gerente de Recursos Humanos da TecnoSpeed

 RPC - Endomarketing - Monica MenequelliA comunicação transparente foi sempre muito visada pela TecnoSpeed. Boa comunicação dá segurança e estabilidade e isso é essencial para que o funcionário passe a entender a empresa como um parceiro na sua vida. Hoje, 52% dos funcionários do nosso grupo trabalham em home office, isso só é possível porque temos esse contato muito transparente. Não nos prendemos à burocracia e ao cartão ponto. Nós queremos produtividade. Depois que implementamos o sistema de meritocracia – em que o funcionário recebe por aquilo que produz – e oferecemos a possibilidade de home office a nossa produtividade aumentou substancialmente. Nos ajudou a reter talentos. A idade média dos nossos funcionários está entre 22 e 25 anos porque trabalhamos essencialmente com tecnologia. Uma boa cultura organizacional vem de cima para baixo e nossos resultados são possíveis porque a gerência e diretoria estiveram abertas para entender o que nossos funcionários precisavam”.

Adriano Nadalin, diretor geral da i-Cherry

RPC - Endomarketing - Adriana Nadalin

“A cultura organizacional da i-Cherry foi criada pelos nossos funcionários. O nosso horário de trabalho é flexível, sempre estamos abertos para colaborar com outras áreas e sentimos que há um orgulho forte entre todos nós. Potencializamos talentos oferecendo treinamentos, eventos e acredito que o feedback frequente também é muito importante. A transparência que temos com os colaboradores faz com que estejam sempre conectados com as metas que queremos atingir juntos. Não temos um plano cartesiano de carreira, mas oportunidades surgem para aqueles que se esforçam. Todo o time da gerência que está conosco hoje começou como analista. Inclusive, uma das gerentes foi nossa estagiária. Acho que o endomarketing é isso: valorizar as pessoas, deixar claro o que queremos e o que se espera dos funcionários, ter uma cultura de respeito. O sentimento de pertencimento é consequência”.

 

Elisabeth Hass, Diretora de Recursos Humanos da Perkins Motores do Brasil

RPC - Endomarketing - Elisabeth Hass

“Nós entendemos que todos os dias as pessoas vem à empresa para fazer o seu melhor. É isso o que o funcionário quer, mas muitas vezes não consegue por falta de informação, porque não houve um bom trabalho de gestão. Nossos resultados são fruto de um trabalho de aprimoramento contínuo e abertura. Para chegarmos a este lugar, procuramos focar em comunicação e oferecemos coaching aos líderes. Perguntamos a eles: “como vocês gostariam de ser lembrados?”. O legado a ser deixado é muito importante e todos querem ser lembrados como bons líderes. Isso nos trouxe resultados expressivos na cultura organizacional. Acreditamos que esta é uma empresa feliz feita por pessoas felizes. O desafio, agora, é continuarmos a oferecer todos os dias informações e suporte para que possamos sempre melhorar”.

E você? Tem cuidado do capital humano nos seus negócios? O segredo do sucesso é um só: pessoas felizes, empresas bem sucedidas. Planos para os seus colaboradores podem fazer parte do seu planejamento para 2016. Vamos juntos!

 

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