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Economia e Setores

Mercosuper 2016 dia 2: endobranding, omni-channel e muito mais

Estamos no segundo dia do Mercosuper 2016, e nós da RPC viemos conferir um pouco mais das novidades trazidas para o setor supermercadista e varejista neste ano. Esta é a 35º edição da Feira que, segundo a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), já cresceu 40% em relação a 2015. Veja o que trouxemos desta experiência, diretamente do Expotrade Pinhais: falamos sobre endonbranding, consumidor omni-channel e outras tendências.

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A Mercosuper 2016 está a todo vapor, com muitas novidades e tendências para o setor de supermercados. Entre as palestras desta quarta-feira (13), o tema “Cenários e Perspectivas do Mercado” foi uma das discussões centrais no evento. Também ficamos por dentro dos novos conceitos que estão vindo com tudo para ajudar no posicionamento da sua marca: endobranding e omni-channel são dois dos termos que merecem mais atenção dos empresários do setor. Confira a seguir.

Seu funcionário acredita no seu negócio?

Ninguém vence a partida de futebol sozinho; para alcançar sucesso, é preciso um time em sintonia e engajado com os valores e missão da sua empresa. Entenda porque o endobranding pode ajudá-lo a resignificar seu negócio junto dos seus colaboradores e multiplicar os resultados

Não é novidade, mas parece que as empresas, apesar de já saberem decor e salteado sobre esta regrinha básica de gestão, ainda não conseguem ajustá-la em seus negócios. Na palestra Endobranding: uma nova maneira de reforçar sua marca, o professor e psicólogo com Especialização em Gestão e Desenvolvimento Organizacional Dante Quadros explica que, quando os funcionários estão conectados com o significado da marca, eles não só trabalham melhor e com mais dedicação, como também assumem uma postura de luta quando a empresa passa pelos períodos de baixa.

Muito confundido com o endomarketing, o endobranding é um conceito bastante novo que entra na literatura administrativa para orientar as marcas a conseguir desenvolver o “time de ouro”. Até porque, nos conta Quadros, o endomarketing, na sua forma teórica, se caracteriza pela venda do serviço ou produto da empresa  ao seu colaborador interno. “Marketing fala de produto; branding, de marca. O endobranding se propõe a disseminar a alma no negócio ao seu funcionário”, explica.

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Professor Dante Quadros, no Mercosuper 2016: a recuperação da sua empresa neste período de crise pode estar aonde você menos espera… Nos seus funcionários!

Para isso, explica o professor, há uma série de atitudes indicadas pelas técnicas de endobranding que podem ajudar a resgatar e ressignificar a empresa aos olhos dos seus funcionários. “Eles sabem o que significa o logo? A história da sua empresa? O storytelling é muito utilizado aqui para contar aos funcionários o que move a empresa desde o seu início”, conta. Para o varejo, é imprescindível que os colaboradores internos recebam essa contrapartida no ambiente de trabalho.

Durante a palestra, Quadros propôs uma dinâmica: retratar em uma imagem a empresa em que trabalham. “Há algo de curioso que muito se repete: as pessoas se esquecem de incluir no desenho os seus clientes e quem trabalha próximo de si. Colocam até os móveis do ambiente, mas não o principal… o que move o negócio”, afirma.

Por isso, só cobrar resultados ou mesmo pontuar o desempenho do seu funcionário a partir de números pode até afastá-lo da missão da sua marca e comprometer os resultados lá na ponta. “Uma das maiores reclamações que recebo é que os funcionários não são convidados a pensar, a refletir a empresa também. Mesmo os níveis operacionais precisam estar engajados”, finaliza.

 

Consumidor omni-channel: invista na integração de diferentes canais de vendas

Dê aos seus clientes novas opções e facilidades para realizar a compra dos seus produtos. O foco aqui é a experiência do consumidor

Do endobranding, vamos ao consumidor externo, que hoje é chamado de omni-channel (multi canais). Ele não compra só na loja física! Maurício Albiero, professor de MBA em Gestão de Varejo e Administração de Shopping Center, da Universidade Positivo, destacou em sua palestra a importância do e-commerce para o varejo. Com mais de 103,4 milhões de pessoas com acesso à internet no Brasil, de acordo com o Ibope, é difícil não olhar para esta ferramenta como uma forma de negócio atrativa. Para quem ainda tem dúvidas como implantar este sistema de vendas em sua empresa, Albiero destaca que a palavra-chave para o sucesso nesta plataforma é “planejamento”.

Segundo o professor, é importante que o supermercadista entenda que o consumidor está mais atento às diferentes possibilidades de compra. “As pessoas pesquisam mais sobre o que querem comprar, comparam preços e produtos. Antes de ir às lojas elas já sabem exatamente do que precisam. E é então que o e-commerce entra, como um facilitador no processo de aquisição dos bens”, explicou Albiero. Ele ainda reforça que existe uma grande tendência dos clientes em realizar o cruzamento de compra, tanto do meio físico para o online ou vice-versa.

Consumidor omni-channel: não só compra em diversas plataformas, mas faz cruzamento de informações e comparações entre todas
Consumidor omni-channel: não só compra em diversas plataformas, mas faz cruzamento de informações e comparações entre todas

Para fazer a estruturação do e-commerce é preciso que o varejista foque no perfil do consumidor, para entender qual o tipo de plataforma melhor se ajusta à sua marca. Albiero lembra que a ajuda de empresas especializadas na construção do sistema é importante para que todas as etapas do serviço sejam pensadas, garantindo assim a melhor experiência para o consumidor e um retorno positivo para o mercadista.

A palestra ainda contou com a participação da professora Fabíola Paes, também da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo. Ela deu algumas dicas valiosas sobre a tendência do Omni-channel no Brasil: “Lembrem-se, prestar atenção no comportamento do seu cliente e apostar em satisfazer as suas necessidades é fundamental para a sustentação de qualquer negócio”, reforçou Fabíola.

Confira aqui alguns destaques do primeiro dia do evento e continue com a gente, amanhã tem mais!

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