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Inovação e Tendências

Muita criatividade e tecnologia em campanhas publicitárias

Marcas apostam em ações que impactam os consumidores por seu ineditismo e relevância

Atualmente as marcas estão mais dedicadas a um movimento que transcende a venda: querem manifestar e inspirar carinho nos consumidores. Com isso, dão significado e importância ao mais trivial dos cotidianos e afirmam: “eu quero participar do seu dia a dia, quero pensar em soluções para os seus problemas, fazer coro aos seus ideais e entender o que lhe é relevante”.

As campanhas e ações publicitárias, revestidas de tecnologia e criatividade, impactam, sensibilizam e discutem conteúdos significativos. Elas representam o gesto, a maneira por meio da qual a marca pede licença para adentrar e participar da vida de seus consumidores. E não existem limites ou barreiras para o despertar de uma relação afetiva, apenas muita inventividade e engenhosidade tecnológica.

Tecnologia a favor da comunicação e interação

É o que demonstrou a Huggies – empresa fabricante de fraldas e produtos de higiene para bebês – ao possibilitar que uma gestante cega sentisse, através do toque, o rosto de seu filho. A partir de uma impressora 3D, a marca gerou uma imagem em alto relevo do ultrassom da futura mamãe, que pôde dedilhar e imaginar o rostinho que está por vir ao mundo. O resultado, além de emocionante, garantiu à campanha as estatuetas de ouro na categoria Health & Wellness e bronze na Creative Data durante o Festival de Publicidade de Cannes de 2015.

Com uma ação que mescla criatividade e tecnologia, a Huggies proporcionou à gestante cega Tatiana Guerra um momento inesquecível e emocionante (imagem: reprodução)

Mas a grande conquista da Huggies é a empatia de seu público-alvo. Para o diretor executivo da Opus Múltipla, Thiago Stachón, ações como esta têm grande impacto sobre os consumidores: “A força destas campanhas está no fato de tratarem e proporem soluções para problemas reais e cotidianos. O consumidor gosta de saber que a empresa está cuidando de questões maiores e mais complexas do que a simples venda de produtos. O engajamento social agrega valor à marca e desperta o carinho dos consumidores”. Assista o vídeo aqui.

Se campanhas podem emocionar e inspirar, seu potencial para conscientizar e estimular atitudes mais socialmente responsáveis é igualmente poderoso. Foi o que comprovou a Volvo ao se engajar por um trânsito mais pacífico e harmônico, tanto para motoristas quanto para ciclistas. A marca, que está entre as maiores indústrias automobilísticas do mundo, criou uma tinta que brilha no escuro e mantém ciclistas e suas bikes devidamente sinalizados para mobilidade noturna. Confira aqui.

A ação realizada pela Volvo foi premiada em Cannes, levando o Grand Prix nas categorias Design e Promo & Activation

Outro exemplo de marca empenhada em contribuir socialmente é a Coca-Cola. Na campanha “Você julga as pessoas pela aparência?” (veja aqui), a famosa fabricante de refrigerantes provoca e convida seu público a reavaliar valores e repensar estereótipos, promovendo um jantar às cegas entre pessoas diferentes. A mensagem é clara e cai muito bem nas atuais questões sociais: cuidado com julgamentos precipitados, tenham mais tolerância e menos preconceitos!

A Coca-cola investe na comunicação com seu público e discute problemas sociais (imagem: reprodução)

Ingredientes para uma campanha incrível

Segundo Stachón, o investimento em tecnologia e inventividade não é apenas uma forma de comunicação eficaz, é fundamental para a realização de uma campanha extraordinária: “Uma ação publicitária incrível, ou muito perto disto, exige três ingredientes essenciais. O primeiro é a criatividade, a campanha deve ser pertinente e relevante, deve propor soluções ao mesmo tempo em que apresenta algo diferente ou inédito. Em segundo lugar, a ação deve ser popular, cativar o público de forma geral. E em terceiro lugar, a marca deve carregar um propósito, algo que agregue valor e demonstre sua contribuição social”.

O diretor executivo da Opus Múltipla, Thiago Stachón, aponta três passos necessário a uma campanha bem sucedida

Neutrogena surpreendeu consumidores 

A marca de produtos dermatológicos Neutrogena também deu uma aula de criatividade aliada à tecnologia durante a campanha dos lenços demaquilantes Neutrogena Deep Clean. A embaixadora da marca, Giovanna Ewbank, estampou a capa de 25 mil exemplares da revista Caras. Os assinantes, que receberam os lenços demaquilantes de brinde, se surpreenderam ao remover a maquiagem da atriz.

Os lenços Neutrogena Deep Clean demonstram sua eficácia em remover maquiagem e impurezas da pele

Campanhas como estas, que surpreendem os consumidores, estimulam e sensibilizam, são ações que exigem muita criatividade, imaginação e inventividade profissional. Em contrapartida agregam mais valor afetivo à marca e garantem uma comunicação mais afinada com o público-alvo.

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