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Publicidade: tendências na redação e cases para inspirar

Esta semana estamos falando sobre tendências da comunicação. Hoje profissionais de redação comentam a publicidade na tevê e indicam alguns cases legais para servir como inspiração.

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A  redação publicitária está investindo em narrativas humorísticas e histórias emocionantes que despertam a empatia do público.

Segundo o redator publicitário do Grupo G/PAC, Fabiano Menis, existe uma preocupação em replicar a realidade social e dialogar com ela: “A TV incorpora elementos familiares aos seus telespectadores, como gírias, comportamentos e situações cotidianas. A tendência é o uso de linguagem coloquial, que informa e gera identificação. Além disso, tem-se utilizado mensagens divertidas ou que carregam conteúdos muito fortes, para impactar o público com intensidade. Estes formatos são os que mais marcam os consumidores e que mais se fixam na memória”. Menes também aponta para necessidade atual da propaganda televisiva em dialogar com a web. Para ele este dois meios andam juntos, se complementam e conferem possibilidades mais amplas a mensagem.

Vamos conferir alguns cases que apontam para tendências e novos rumos da redação publicitária? Veja a opinião de profissionais da área:

RPC Header Tiago Lucena

“O Ponto Frio é um excelente case de inovação na redação publicitária. A rede de lojas investiu numa comunicação mais próxima com o seu público e até criou um porta-voz carismático, o Pinguim, para levar suas mensagens. É um exemplo de publicidade que investe na relação com o consumidor e propõe conversas e interatividade. A linguagem é leve, informal e descontraída”.

RPC Header Tiago Lenartovicz

“Os textos publicitários da Dove inovaram com uma série de campanhas que se propõe a mostrar a beleza real da mulher brasileira, sem estereótipos e descartando padrões usuais. A linguagem escolhida impacta, é atual, valoriza a beleza feminina e debate questões que estão em pauta na rotina social”.

RPC Header Andre tezza

“A Oreo soube se reinventar e a linguagem foi essencial a este processo de transformação. A marca de bolachas investe no engajamento de seu público, traz comerciais que narram a rotina de seus consumidores e tem um excelente planejamento de redes sociais, onde utiliza uma linguagem jovem, informal, lúdica e interativa”. 

RPC Header Danilo Zanin

“O roteiro desta campanha une humor à qualidade do produto e situações que realmente acontecem no cotidiano. O produto é o Nissan March, que propõe agilidade para sair de situações inusitadas. A campanha é divertida, contemporânea, conta pequenas histórias hilárias e não só cativa, como fica retida na mente do telespectador”.

RPC Header Fabiano Menis

“Na campanha do novo Fiat Strada, a marca demonstrou o potencial de um filme divertido. Através de uma locução coloquial e espontânea, o comercial entretém o telespectador e se assemelha a um stand up comedy, onde o humor prevalece. Esta é uma grande tendência da redação publicitária”.

Para fechar, confira a opinião da Nathalia Caldas, supervisora de conteúdo da agência Mirum. E aproveite os outros conteúdos do nosso especial de tendências da comunicação: já falamos sobre design gráfico e também sobre redação publicitária.

 

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