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Mídia e Meios

Comercial de TV continua sendo o principal investimento em publicidade. E cabe em todos os bolsos

Os investimentos em publicidade na TV aberta cresceram 2,4% em 2016 em comparação ao ano de 2015. Você sabe o porquê? Velocidade, abrangência e segurança sobre o investimento são algumas das características que colocam a TV como mídia de destaque. Fernando Martos, Diretor Comercial da RPC, fala sobre o assunto e reforça: anunciar em TV é para empresas de todos os tamanhos. Vamos juntos conferir!

Um mercado que movimenta equipes comerciais, agências de publicidade e produtoras. Que leva as marcas para perto de seus consumidores. E que, mesmo em um cenário econômico instável, apresentou crescimento em 2016. Estamos falando da publicidade na TV. Segundo a Kantar IBOPE Media, a compra de espaços publicitários movimentou R$ 129,9 bilhões no ano passado no Brasil – e a TV aberta cresceu 2,4% em relação a 2015.

Para Fernando Martos, o nosso diretor comercial, a explicação é simples: a TV é o meio mais eficaz para atingir o grande público: “A abrangência da TV torna a comunicação muito mais veloz. Para atingir a mesma quantidade de pessoas usando outros veículos, seria preciso fazer um volume muito grande de anúncios em muitos veículos diferentes. A TV cobre todo este espaço”.

Tem muita gente assistindo TV

RPC Audiencia de televisao

Não é por acaso que a TV é um meio de alta relevância para a publicidade e continua sendo responsável pela maior fatia do bolo publicitário. O meio de comunicação é parte da rotina das famílias: “Ao longo da vida, a TV foi se transformando em uma tela importante na vida das pessoas, seja para se informar ou se entreter”, conta Martos. Para se ter uma ideia de como a telinha está presente na vida familiar, 47% dos curitibanos com filhos em idade escolar têm a TV como principal fonte de entretenimento e 33% acreditam que os comerciais são interessantes, pois geram assunto para conversas. E tem mais: 94% destas famílias consomem TV aberta, o que mostra o potencial de abrangência do veículo. Os dados são da Kantar IBOPE Media*.

Para quem pensa em anunciar, o diretor comercial da RPC tem um recado: “Claro que outros veículos também são importantes, mas a TV é uma mídia de segurança para os anunciantes, para que os investimentos tragam resultados de forma mais rápida, no tempo que eles precisam”, destaca Martos.

Como falar com todas estas pessoas? Investindo em mídias seguras

Mais do que um comercial que chame a atenção do público, há outros fatores nos bastidores da propaganda em TV que proporcionam maior assertividade na comunicação. A pesquisa é um deles. “Quanto mais informação houver na hora de anunciar, mais efetivos serão os resultados de um comercial”, explica Martos. “Por isso investimos muito em pesquisa. Temos muita informação de audiência, e também qualificamos esta audiência para encaixar um comercial dentro da nossa grade e assim atingir o público-alvo do nosso cliente”, destaca nosso diretor comercial.

RPC_Comercial TV_Fernando Martos Diretor Comercial

 

“Tratamos os anunciantes com muito respeito ao seu investimento. Quem vem anunciar com a gente entende que trabalhamos dentro da missão do grupo, que é desenvolver nossa terra e nossa gente por meio da comunicação. É possível crescer. Uma escada se sobe degrau por degrau, lentamente. Cada vez você está mais alto e enxerga mais longe”.

Fernando Martos – Diretor Comercial da RPC

 

 

A equação que pode fazer um comercial ter resultados rápidos e rentáveis envolve muitos fatores. Cruzar dados de audiência com hábitos de consumo, identificar as oportunidades dentro da grade de programação e adequar a comunicação a todas estas variáveis é uma tarefa que envolve mídias, criativos e especialistas em análise de dados. Para ajudar nesta tarefa, as pesquisas de audiência e consumo de TV estão cada vez mais detalhadas. E as ferramentas cada vez mais evoluídas, com destaque para o Target Group Index (TGI). Utilizado em mais de 60 países, o TGI faz a segmentação detalhada dos consumidores de acordo com seus hábitos de consumo e permite analisar comportamentos, crenças e estilo de vida, além de identificar tendências.

Fernando Martos destaca a importância da ferramenta para encaixar comerciais que obtenham os melhores resultados. “O Targert Group Index rastreia hábitos de consumo em todas as praças onde estamos. A audiência de um determinado programa pode variar bastante de Londrina para Maringá, por exemplo. Por isso nem sempre o mesmo comercial vai gerar os mesmos resultados em cidades diferentes. Nós temos informação para direcionar nossos clientes a anunciarem no dia, hora e lugar certos; para as pessoas certas, que consomem ou têm interesse no seu produto”.

 Intervalo democrático: comercial na TV não é só para as grandes marcas

“Não tenho verba para fazer TV”. “TV custa muito caro”. Já faz parte do senso comum dos empresários acreditar que investimentos em TV são altos, mas Fernando Martos explica que hoje o espaço é muito mais democrático, além de viável e rentável para todos os tipos de negócios, dos grandes aos pequenos. “Há empresas que sonham em anunciar no Jornal Nacional, por exemplo. É claro que isto vai atingir boa parte do seu público, mas também vai falar com milhares de espectadores que nunca vão se relacionar com a marca – e o anunciante vai pagar por isso. É possível atingir determinado público investindo muito menos, em outros horários e programas mais específicos. Os pequenos empresários sempre têm essa ideia de que a TV é cara, mas é porque pensam em anunciar no intervalo da novela ou do jornal. É preciso entender que há uma grade de programação que cobre o dia todo, e boa parte desta grade cabe no bolso deste empresário”, finaliza Martos.

Vamos juntos fortalecer a publicidade do nosso estado? #DeOlhoNoMercadoRPC

 

*Fonte: Kantar IBOPE Media – Target Group Index – Banco: BrY16w1+w2 (Ago15-Jun16). Praça: Curitiba – Filtro: Famílias com filhos na escola

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1 respostas para “Comercial de TV continua sendo o principal investimento em publicidade. E cabe em todos os bolsos”

  1. Eder Junio Moraes Kotkewycz says:

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