Menu Busca

Cases

Cases reais de break para inspirar 2022

Algumas pesquisas mostram que uma boa história prende a atenção do consumidor e ajuda a memorizar as informações com mais facilidade.

A propaganda é fundamental para dar notoriedade ao produto/serviço que uma empresa oferece, afinal é preciso ser visto para ser lembrado – e conhecido. O break pode ser tão interessante para o telespectador como a própria programação, por isso, quanto melhor o break, menor a saída das pessoas da frente da tv durante os intervalos.

A televisão é um hábito na vida de grande parte da população brasileira e a ciência pode explicar isso. Pesquisas indicam que quando as pessoas estão assistindo a um conteúdo que lhes agrada na televisão, o cérebro libera um hormônio chamado dopamina, conhecido também como o hormônio do prazer.

Como a televisão é uma plataforma imersiva, ou seja, existe a transmissão de sentimentos e necessidades através dos conteúdos, o break também tem a capacidade de gerar conexão emocional entre a marca e o telespectador.

Para criar conexão emocional é importante contar uma história. A ferramenta do storytelling ajuda a criar esse vínculo com o telespectador. Algumas pesquisas mostram que uma boa história prende a atenção do consumidor e ajuda a memorizar as informações com mais facilidade.

Por isso, separamos alguns filmes exibidos no final do ano de 2021 na tela da RPC que utilizaram o storytelling para envolver, conectar e emocionar o telespectador e inspirar você!

Neo House By Just

Com conceito de campanha desenvolvido pela BUMP, agência de publicidade de Maringá, o filme de 30” traz um storytelling sem nenhuma narração e consegue prender a atenção das pessoas do começo ao fim, criando identificação e necessidade no consumidor.

O diretor criativo da BUMP, Guilherme Badan, explica sobre o conceito da campanha.

“O Neo House by Just é o primeiro smarthome de Maringá, um empreendimento que conta com localização privilegiada, serviços on demand, sala delivery, entre outros diferenciais. A partir daí buscamos criar uma narrativa visual que fosse capaz de demonstrar toda essa praticidade, potência, mobilidade e tecnologia que o Neo oferece. A narrativa central da campanha apresenta um estilo de vida que conecta as pessoas à suas escolhas diárias, demonstrando como um empreendimento pode se adaptar ao estilo de vida de seus moradores, e não o contrário. “A partir da persona montamos uma estratégia de conteúdo omnichannel que conduzisse o relacionamento com o público em todos os pontos de contato. Em poucos meses de campanha, focada em gerar conexão, experiência e atrair o público ao PDV, esgotamos todas as unidades na semana de lançamento, sendo 100% delas reservadas no primeiro dia.”

Guilherme fala também sobre o resultado que tiveram com a campanha. A estratégia foi tão eficiente que as unidades disponíveis para venda esgotaram em uma semana.

 Tintas Verginia

Outro case para inspirar é a narrativa criada pela agência Candy Shop de Curitiba para a Verginia Tintas. O storytelling traz, em um filme de 1 minuto, a história de sua própria família, fundadora da marca Verginia Tintas e como ela está relacionada a história de muitas famílias. O filme constrói uma narrativa emocional que cria identificação e proximidade com o público.

Estefanny Caroline Aparecida Cozlik, executiva de contas na Candy Shop e responsável pela campanha conta sobre o conceito da campanha. “Em 2021, a Verginia comemorou 30 anos de existência e, com isso, surgiu a necessidade de criarmos um material para comunicar esse marco.

A ideia era mostrar a marca como uma empresa inovadora, mas que também tem orgulho de suas tradições. Nesses 30 anos, a Verginia ajudou muita gente a colorir suas vidas, desde os fundadores, colaboradores, fornecedores e pintores até o público em geral, e assim, apareceu a criação do conceito “Há 30 anos a nossa vida é colorida pela sua” que propôs um discurso emotivo, com um tom de esperança para tempos melhores e mais coloridos.

“Nosso objetivo principal era gerar reconhecimento da marca e gerar lembrança nos consumidores e acreditamos que conseguimos fazer isso”, explica Estefanny.

Gerar identificação traz aproximação com o público, o que ajuda a fortalecer positivamente a imagem da marca. Uma propaganda institucional com forte apelo emocional costuma causar isso.

Chuveirão das Tintas  

Em Guarapuava, a agência Roger Free desenvolveu uma campanha para o cliente Chuveirão Tintas, pautada no humor. O storytelling, a partir de uma persona engraçada é também uma boa estratégia para chamar a atenção do público do começo ao final do filme.

Rogério Z.P Barbosa, diretor de criação da Roger Free e responsável pelo desenvolvimento do conceito da campanha explica como foi esse processo e os resultados obtidos,

“O Chuveirão das Tintas é um cliente bem antigo na cidade. A gente começou fazendo promo para esse cliente como uma estratégia de apresentar a TV e os resultados que essa mídia traz. Depois de um tempo tendo resultados positivos, percebemos que poderíamos ousar um pouco mais e passamos a pensar em filmes que utilizassem uma persona e o storytelling.  O primeiro filme nessa linha foi em 2016, e logo no primeiro, o cliente teve uma resposta muito positiva nas vendas, mesmo em períodos de recessão, os anúncios na TV foram fundamentais para manter o negócio com bons resultados. A ideia com esses filmes de storytelling é revisitar piadas, sempre pensando nos objetivos dele naquele momento e em uma produção fácil e de baixo custo, mas tendo como foco a história contada”.

Rogério também conta que nesse caso, encontrou uma possibilidade de fazer o storytelling incluindo a promo de uma maneira natural, sem que uma estratégia tirasse o protagonismo da outra.

“Para esse case, veiculado no final de 2021, conseguimos usar promo e storytelling. A grande sacada foi usar o tom cômico para fazer a sinergia entre a promo apresentada e a história que está sendo contada. O personagem principal, que é o pintor, acha que as pessoas estão o paquerando, mas na verdade, elas estão encantadas com a tinta que além de bonita está com ótimo preço”, conclui Rogério.

Essas são algumas ideias, mas existe uma infinidade de possibilidades, é sempre bom lembrar que nós da RPC também podemos pensar juntos o roteiro que mais atende a sua necessidade. Conte com a gente para contar boas histórias!

Fonte: Portal Gente Globo – A importância do break em um cenário multiplataforma
https://gente.globo.com/a-importancia-do-break-em-um-cenario-multiplataforma/

O que o seu negócio tem feito para se diferenciar desde 2020? Conte sua história com a Negócios RPC!

Leia mais:

Artigos relacionados

0 respostas para “Cases reais de break para inspirar 2022”

Deixe uma resposta