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Ação comercial na novela mostra velocidade e engajamento da TV

Globo faz ação comercial na novela ao vivo, quebra barreiras e causa uma verdadeira comoção na internet. Resultados são imediatos. Confira!

Velocidade e engajamento. Essa é a realidade da TV, que inova mais uma vez em uma ação comercial histórica. Criado pela Leo Burnett Tailor Made em parceria com a Rede Globo, o comercial da Fiat protagonizado por Paolla Oliveira como sua personagem Vivi Guedes quebrou barreiras e causou uma verdadeira comoção na internet.

Citada como uma revolução na TV brasileira, a ação de branded content inicia uma nova era de comerciais de marcas. Isso inclui apresentação fluida e em multiplataformas. Não é a primeira vez que um personagem participa de campanhas publicitárias. Mas, a grande novidade está no formato. A emissora veiculou uma vinheta integrada com uma marca. A personagem “atravessou” o filtro do intervalo e, na sequência, já começou a apresentar a campanha patrocinada pela Fiat.

Além disso, o comercial “Recebidões” foi gravado dentro dos estúdios da Globo. A produção foi do núcleo de direção responsável pela novela e incluiu o autor Walcyr Carrasco. Assista:

O diretor de soluções integradas da Globo, Eduardo Becker, foi um dos responsáveis pela ação. Em entrevista ao Meio e Mensagem, ele afirmou que a personagem-influencer já usava o seu perfil no Instagram para alavancar os produtos da Fiat. Mas isso não era feito diretamente.

“Trabalhamos lado a lado com a Fiat e Leo Burnett . Aproveitamos todo nosso conhecimento e experiência na criação, produção e distribuição de conteúdo. Chegamos a um formato inovador, que nas últimas semanas tem engajado o público em diferentes plataformas”, explicou.

Resultados

A ação comercial na novela trouxe resultados imediatos. Em 8 minutos, foram mais de dois mil comentários. O perfil de Vivi Guedes chegou a 889 mil seguidores. E a FIAT alcançou destaque dos TOP TRENDS/assuntos do momento do Google.

Na matéria publicada pela Huffpost, a gerente de marketing e comunicação da Fiat, Malu Antonio, conta que o grande diferencial da ação foi fazer o consumidor interagir com a marca sem criar uma situação desconfortável.

“As pessoas assistem à TV, usam o celular e consomem todas as mídias. O que é real e o que é virtual acaba fazendo pouca diferença nesse contexto de produto, varejo, telas, ficção e realidade. Decidimos, então, fazer um projeto a várias mãos para quebrar todas essas fronteiras e criar um storytelling capaz de levar uma mensagem ao consumidor de forma delicada”, afirmou. Veja o Branded Content da FIAT no GShow:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação Comercial Integrada

Desde o início da novela, a Globo construiu uma “vida” digital para a personagem de Paolla. O fato de Vivi ser uma influenciadora de internet, conhecida nas mídias sociais, permitiu à emissora explorar a imagem da personagem de maneira diferente. Assim que apareceu na trama, Vivi Guedes ganhou um perfil no Instagram. Ele é alimentado pela Globo de forma real: cenas da novela, bastidores de ensaios fotográficos e cenas do cotidiano de Vivi.

De acordo com a Globo, as parcerias de conteúdo envolvendo Vivi Guedes sempre terão relação com o conteúdo da novela, no Instagram e nas demais mídias digitais de A Dona do Pedaço. A emissora não pretende permitir, por exemplo, que uma marca faça apenas um post patrocinado isolado no Instagram de Vivi Guedes. A proposta da área de negócios integrados, liderada por Eduardo Schaeffer, é criar histórias e ações de merchandising mais aprofundadas, que trabalhem a personagem, a trama e o anunciante de forma integrada.

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