Menu Busca

Economia e Setores

Entre os 5 estados com mais potência em energia solar, Paraná tem case de empresa no setor

Ilumisol, de Cascavel, tem atuação em 25 estados e mais de 60 unidades no Brasil; tecnologia gera economia de até 95% na conta de luz

O Paraná é um dos cinco estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída. Segundo um recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui 284,6 megawatts (MW)  em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Atualmente, o território paranaense responde sozinho por 6,1% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. E mais: além  de ser um cenário próspero para a tecnologia, também conta com empresas que levam oportunidades de negócios no setor a todo o Brasil. É o caso da Ilumisol, empresa com atuação em 25 estados e mais de 60 unidades em todo o país.

 

ilumisol sede cascavel
Sede da Ilumisol, em Cascavel (PR); já são mais de 1 milhão de módulos fotovoltaicos vendidos.

 

Apesar de um ano desafiador, como tem sido para a maioria dos negócios, a gerente de marketing da Ilumisol, Kelly Penteado, conta que as prospecções têm sido excelente nos últimos meses e as perspectivas são otimistas.

“Em 2021, temos buscado pensar sempre no colaborador, no cliente, no mercado como um todo, no nosso franqueado e nos desafios externos”, conta. “A empresa expandiu e mudamos para novas instalações – com uma área de aproximadamente 64.000 m² – compondo a área administrativa, logística e demais setores”.

 

Mais de 1 milhão de módulos fotovoltaicos vendidos

 

Um módulo é composto por 36 a 72 células solares, produzidas normalmente por silício, e é utilizado para a captação da luz do sol, com a função de converter a luz solar em energia elétrica fotovoltaica.

Em 2021, a Ilumisol chegou a uma marca histórica: mais de 1 milhão de módulos fotovoltaicos vendidos. Para se ter ideia, em junho a empresa chegou a 28 mil obras realizadas, entre residências, indústrias, comércios e outras áreas.

 

módulo fotovoltaico
Ilumisol tem serviço que contempla venda, projetos, instalação e pós-venda dos módulos.

Economia substancial na conta de luz

 

Conforme ressalta Kelly, a energia solar vai além da sustentabilidade, representando para muitos um sinônimo de saúde financeira. “A energia solar é uma garantia de economia no bolso de qualquer consumidor de energia elétrica: reduz em até 95% a conta de luz, além de ser uma energia limpa e renovável”.

 

 

A matriz da Ilumisol permanece em Cascavel, cidade onde foi criada. A partir de lá, a empresa trabalha com a solução completa para clientes que buscam por energia solar. É uma empresa que oferece os produtos, mas também o projeto para a demanda: negociação, acompanhamento da documentação junto à concessionária, equipe especializada e própria de engenharia para a instalação e pós-venda são algumas das soluções.

 

“A energia solar é uma garantia de economia no bolso de qualquer consumidor de energia elétrica: reduz em até 95% a conta de luz, além de ser uma energia limpa e renovável” – Kelly Penteado, gerente de marketing da Ilumisol.

 

Energia solar é possibilidade de geração de empregos

 

Um aspecto positivo, também, é o potencial de crescimento da energia solar no Brasil. Segundo estudo divulgado pela ABSOLAR, caso sejam mantidas as atuais regras para a geração distribuída, o Brasil poderá gerar mais de 672 mil novos empregos somente nos segmentos de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica até 2035.

Desde 2012, são mais de 264 mil novos empregos gerados, mais de R$ 46,4 bilhões em novos investimentos privados e muito mais. Para Kelly, o Paraná tem potencial de geração ainda maior em todos os segmentos produtivos da área de energia solar.

“Aumentando e assegurando as condições de expansão do seu negócio, junto às possibilidades de implantações de outros investimentos, fortaleceremos ainda mais os produtos e serviços do estado com a força da energia solar”, conclui.

 

O seu negócio tem um diferencial interessante e você quer ler sobre ele no Negócios RPC? Troque uma ideia com a gente!

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Entre os 5 estados com mais potência em energia solar, Paraná tem case de empresa no setor”

Deixe uma resposta