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Profissionais de marketing compartilham seus principais desafios e conquistas

Na Semana do Profissional do Marketing, o Blog De Olho no Mercado traz conteúdos para homenagear a profissão

Na Semana do Profissional de Marketing, promovida pelo Blog De Olho no Mercado em homenagem à data que comemora a profissão, dia 8 de maio, conversamos com especialistas de marketing de destaque no mercado paranaense. Nosso objetivo foi descobrir os principais desafios de suas carreiras e o que esperam para o futuro do setor.

Os depoimentos revelam que o último ano foi de transformação em todas as áreas – e no marketing isso não foi diferente. O desafio da adaptação à nova rotina, ao trabalho remoto e às novas e urgentes demandas do mercado têm feito com que esse profissional mostre sua resiliência e capacidade de inovação. Conflitos geracionais e dificuldade de adaptação às novas demandas foram alguns dos principais desafios vencidos com sucesso no último período.

Já em relação ao que esperam e vão fazer acontecer nesse ano, eles são enfáticos: 2021 está sendo um ano de retomar ações pausadas e de desenvolver as novas habilidades necessárias para ter sucesso no mercado.

Inspire-se com os depoimentos:

 

Gustavo Tasca Benvenho, diretor de Marketing do Grupo Midiograf e fundador da Mink, de Londrina

Desafios 

“Um conflito geracional para convencer e motivar as pessoas a mudarem e se adaptarem ao novo mundo e ao mundo que ainda virá no pós-pandemia. Esse foi o principal desafio que eu enfrentei. Colocar as minhas ideias, colocar os meus projetos em andamento e gerar a motivação e o engajamento das pessoas que já estavam aqui há muito mais tempo do que eu.”

 

 

 

Para 2021, Gustavo afirma que seu o principal foco como Diretor de Marketing do Grupo Midiograf é fazer uma adaptação do setor para as novas tecnologias, os novos jeitos de pensar, as novas formas de comunicação, novo jeito de tratar o cliente, novos serviços e, principalmente, fazer essa transformação digital do marketing e transformação mental inclusive de como abordar.

“Adaptar, tudo o que nós temos disponível, o que podemos adquirir, e usar disso para fornecer mais soluções para os clientes internos e externos para melhorar a nossa performance. E , principalmente, implementar mais soluções para agregar valor para o cliente final.”

Brunno Borghesi, Coordenador de Marketing da Yticon, de Londrina

Brunno avalia que os primeiros meses de pandemia foram os mais difíceis, devido à necessidade de “ajuste da rota” no trabalho.

“Naquele período, quando tudo mudou de uma hora para outra, tínhamos uma série de lançamentos e eventos agendados. Planejamos tudo detalhadamente e tivemos que nos reinventar mesmo com as grandes restrições que o distanciamento nos impôs. Trabalhamos bastante e, apesar de tudo, conseguimos atingir os objetivos.”

 

 

 

Para o Coordenador de Marketing da Yticon, o ano de 2021 já trouxe novas perspectivas. “Este ano começou cheio de expectativas, com muitos objetivos e desafios profissionais. Estou focado para trabalhar muito e fazer com que todos se tornem realidade.”

Fernanda do Prado Moraes, Gerente Executiva de Marketing da Belagrícola, de Londrina

Fernanda conta que é profissional de marketing há quase 25 anos e  que cada fase é um desafio diferente. “No começo da carreira é conquistar o mercado, mostrar que você é capaz. Depois, tem os  desafios dentro das empresas que você irá atuar.  Além disso, você tem os desafios como pessoa. Buscar um conhecimento maior, uma formação melhor, formar seu repertório”, diz.

Mesmo com sua experiência e tendo passado por muitas fases diferentes, para ela, a pandemia também trouxe muitos aprendizados.

“Confesso que eu nunca vivi um desafio como a pandemia. Ter que fazer eventos à distância, acessar o cliente de uma maneira diferente. Isso fez a gente se virar em mil. Então acho que esse foi um grande desafio.”

 

 

 

 

 

Sobre o que espera para 2021, ela opina que o desafio que esse ano nos coloca é o de conseguir integrar o tecnológico, o inovador, esse olhar para o futuro, com pessoas que pensam, pessoas que sentem, pessoas que querem viver uma vida digna. “É entender as pessoas como seres humanos, apesar da máquina trabalhar tanto a nosso favor.”

 

Silvana Curan, Gerente de Marketing do Colégio Bertoni, de Foz do Iguaçu

Para a gerente de marketing do Colégio Bertoni, o maior desafio do último ano foi, sem dúvida,  dar sequência ao trabalho de marketing. “Principalmente para uma área que foi tão negligenciada nos últimos meses de pandemia como a área da educação. Foram momentos de muitas dúvidas e muitas incertezas, mas conseguimos superá-las.”

Para este ano,  o foco de Silvana está no fortalecimento do trabalho com o marketing educacional, mas também no investimento na sua qualificação.

“Eu espero que a gente possa continuar trabalhando na área da educação, fortalecendo o marketing educacional, ampliando os nossos horizontes. Estou fazendo algumas especializações e acho que isso é muito importante para a gente melhorar como ser humano e como profissional.”

 

 

 

 

Fabiano Szpyra, Gerente de Marketing do Festval Supermercados, de Curitiba

Fabiano Szpyra conta que vários foram os desafios enfrentados por conta da pandemia no marketing do Festval. Mas que o principal deles está sendo o atual: digitalizar um modelo de negócio (varejo) que nasceu atrás de um balcão tendo uma caderneta como CRM.

“São inúmeras possibilidades existentes e depende extremamente de tecnologia e pessoas. Vai dar certo! Por isso, em 2021 vou continuar focado em estratégias e ações que deixem os clientes satisfeitos, surfando nas ondas da velocidade, modernidade e tecnologia, com o objetivo de gerar boas experiências.”

 

 

 

 

Julio Dourado, Team Leader de Marketing no Sicoob Central Unicoob, de Maringá 

Julio acredita que encontrar o seu lugar dentro do Marketing não foi fácil, já que é uma área que possui diversas vertentes.

 

“Foi um desafio encontrar uma empresa com uma forma de trabalhar o marketing em que me fizesse sentir feliz e orgulhoso. Eu me encontrei dentro do marketing no cooperativismo. Até chegar no mercado de trabalho você passa por várias etapas. Você só pode dizer ‘agora sou um profissional de marketing’ quando se encontra dentro da área.”

 

 

 

Para o Team Leader do Sicoob,  em 2021, mais do que nunca, é necessário entender o que o cliente precisa para proporcionar a melhor solução,  estratégia, produto e forma de divulgação. Ele enxerga como fundamental para o sucesso na profissão você se colocar no lugar do cliente. Segundo Julio,  é esse olhar que ele tem buscado desenvolver como profissional.

 

Andreoni Camargo, Publicitário e Sócio-proprietário da Agência Camargo, de Paranavaí

Para Camargo, o maior desafio de sua carreira foi o início.

 

“Eu sempre fui focado no interior. Então, mostrar a necessidade da publicidade e que isso tem efeito nas empresas do interior foi muito difícil. Por isso, tive que primeiro provar a qualidade do meu trabalho nas cidades maiores como: Maringá, Londrina e Curitiba. Depois, as empresas do interior confiaram no meu trabalho.  Hoje, cuido de redes grandes que saíram do interior e estão espalhadas pelo Brasil todo.”

 

 

O Sócio-proprietário da Agência Camargo conta que em 2021 optou por uma publicidade exclusiva de segmentação.  Depois, o plano é expandir e passar a atuar em todo o país.  “Já iniciei esse processo e está indo muito bem, eu estou muito feliz com esse resultado e acredito que até 2021 essa expansão irá acontecer.”

 

 

 

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