Menu Busca

Inovação

Sinestesia na publicidade

O avanço da ciência e a tecnologia estão permitindo ao mercado publicitário trabalhar com ações sinestésicas. Sabe o que é isso? Vem conhecer!

Você já ouviu falar em sinestesia? Esse é o termo usado para descrever quando dois ou mais sentidos (tato, visão, olfato, audição e paladar) se juntam para criar associações. De acordo com especialistas, a sinestesia vai além de conexões, pois, os sentidos se unem, se descolam e assumem outras funções. Por exemplo: ao ser exposto à cor vermelha, sua visão pode fazer o papel do seu paladar, e assim, vai sentir o gosto de seu presunto preferido.

Infográfico

O avanço da ciência e a tecnologia estão permitindo ao mercado publicitário trabalhar com ações sinestésicas. O objetivo é despertar emoções, sentimentos e sensações no consumidor. Em outras palavras, resgatar memórias e afeto a ponto de tornar produtos irresistíveis. Em cada estratégia vale usar aromas para lojas, cores que remetem a sensações (tranquilidade, ânimo etc.). Em 2016, o Burger King fez uma campanha com taxistas, onde o cheiro do hambúrguer fazia com que as pessoas ficassem cm muita vontade de comer. Veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=W_Jmgaqim-Y

Recentemente, duas campanhas trabalharam com ações sinestésicas. A Talent Marcel deu formas a elementos sonoros ao criar quadros com base em notas de músicas clássicas. E a J. Walter Thompson também partiu da sonoridade para traçar um paralelo entre música e paladar. O projeto “Sabor das Músicas” uniu a Tramontina, o Spotify e a J. Walter Thompson em um projeto que exigiu muito estudo de neurociência. A proposta era relacionar diferentes canções da plataforma musical a pratos culinários, mas com a devida associação entre sabores e acordes. O resultado você vê aqui: https://vimeo.com/333862592

Já na Talent Marcel os acordes clássicos foram transformados em obras de arte. O trabalho Música Para os Olhos, criado para homenagear a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), recorreu à tecnologia para captar, literalmente, os movimentos do som. O vídeo da ação você pode ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WNRUqbmjYTk

Artigos relacionados

0 respostas para “Sinestesia na publicidade”

Deixe uma resposta