Menu Busca

Economia e Setores

UniCesumar superou desafios e hoje é um dos maiores grupos educacionais do Brasil

Com mais de 30 anos de história, o centro universitário possui cerca de 190 mil alunos em modelos de ensino presencial e a distância. Conheça!

O Paraná possui diversas empresas de destaque nacional. Entre elas está a UniCesumar,  um dos 10 maiores grupos educacionais do Brasil. É considerado, também, o melhor centro universitário do Sul do país, segundo o Ministério da Educação (MEC). Com mais de 190 mil alunos, a instituição possui:

  • Mais de 600 polos de educação à distância em todos os estados brasileiros,
  • Dois polos internacionais (Dubai e Miami)
  • Quatro campi presenciais no estado.

E continua em crescimento. Dois projetos de expansão para implantação de um novo campus de Medicina em Corumbá (MS) e outro em Campo Grande (MS) estão a caminho.

Além dos números expressivos, a universidade é reconhecida pela qualidade da educação ofertada e alcançou o grau quatro em uma escala de cinco no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC por oito anos consecutivos. Porém, no início de sua história, o cenário não era favorável. O reitor e fundador da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, conta que seu sonho começou a se tornar realidade em 1986. Na época não havia nenhuma instituição de ensino privada na região de Maringá. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) já existia, mas não tinha nem a metade dos cursos que oferece atualmente. E a maioria dos jovens tinha que sair da cidade para fazer um curso superior.

Na época, o professor se uniu com outras pessoas para possibilitar a abertura da instituição. Após cinco anos de muito trabalho, os dois primeiros cursos deram início as suas atividades acadêmicas – Administração e Tecnologia de Processamento de Dados.

“Começamos com 180 alunos, em um pequeno prédio construído no Jardim Aclimação, uma região desvalorizada na época. O projeto para a instalação da faculdade foi bem difícil. Não havia facilidades para a abertura de faculdades particulares no país. Vencemos essas dificuldades e começamos um crescimento importante a partir de 1990”, afirma.

FAIMAR (Faculdade de Administração e Informática de Maringá) foi a sua primeira denominação. Em 2002, se transformou em centro universitário. Esta foi uma mudança importante, pois permitiu mais autonomia para a implantação de novos cursos.  Hoje, a UniCesumar conta com dezenas de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e dois programas de doutorado. Um deles é o único com pesquisa na área de Promoção da Saúde no Paraná. Mais de 80% do  corpo docente é composto de professores mestres e doutores. Sua importância também é perceptível no cenário econômico. São mais de três mil empregos diretos e quase três mil indiretos, incluindo os polos parceiros, fornecedores e negócios desenvolvidos na comunidade nos entornos dos campi.

Reconhecimento

O reitor destaca que a UniCesumar é reconhecida como uma instituição socialmente responsável pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Também faz parte da rede “Academic Impact” da ONU e possui participação ativa na agenda mundial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas. Outro motivo de orgulho foi a conquista do prêmio Campus Insight de Visão e Inovação 2018, promovido pela empresa Campus Management. O centro universitário concorreu com 1.100 instituições de 31 países.

Referência para a comunidade

A UniCesumar entende a comunicação como um serviço a comunidade e busca ser referência para a formação e a disseminação de conhecimento de qualidade. “Investimos milhões de reais na divulgação de nossos serviços e do suporte que oferecemos à população. Nossa estratégia é comunicar com toda e qualquer pessoa que busque o conhecimento, que tenha a intenção de crescer em relação ao saber. E que sonhe em ser um agente transformador da sociedade no futuro”, ressalta o reitor.

A instituição também se preocupa em beneficiar a comunidade. Isso acontece por meio de atendimentos sociais realizados nas clínicas-escolas em áreas como odontologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, estética e direito. Outras ações incluem o incentivo a espiritualidade, cultura e artes. Entre eles o Coral, a Orquestra Filarmônica UniCesumar, a Capela Cristã, o Núcleo de Apoio Integral e o Museu da História de Maringá. Também são oferecidos serviços no Hospital Veterinário, no UniCesumar Empresarial e na Fazenda Escola Biotec.

Futuro

Para Silva, o conhecimento é o bem maior no presente e será ainda mais no futuro. Com a rapidez do mundo atual, os educadores precisam encontrar soluções inteligentes para atender as demandas com inovação, coragem e compromisso com a qualidade. “Por isso, investimos em tecnologias de ponta no ensino. Nossos métodos de aprendizado têm sido pautados pela aplicação de metodologias ativas, lugares de debates e criatividade. O aluno coloca a ‘mão na massa’ e pratica desde os primeiros anos os conceitos aprendidos em sala de aula. Mas nada disso será importante se não tivermos princípios éticos. Temos valores e acreditamos neles”, finaliza.

Acompanhe a home da RPC e nossas redes sociais: Fan pageTwitter Instagram.

Quer estar por dentro das nossa programação? Baixe o aplicativo da RPC

 

Artigos relacionados

0 respostas para “UniCesumar superou desafios e hoje é um dos maiores grupos educacionais do Brasil”

Deixe uma resposta