Menu Busca

Economia e Setores

Sudoeste do Paraná: região que cresce para marcas crescerem

A região sudoeste do Paraná tem mostrado sinais interessantes de desenvolvimento. Veja como as marcas podem aproveitar as oportunidades.

A região sudoeste do Paraná tem mostrado, cada vez mais, sinais interessantes de desenvolvimento. Tradicionalmente forte no setor de agronegócios vem apresentando destaques em outros setores importantes e que também fazem a roda girar.

Alguns dados mostram que sim, o Sudoeste está expandindo, se desenvolvendo e sendo destaque em nível estadual e nacional.

Recentemente o IBGE divulgou dados sobre a estimativa da população brasileira em 2019. Esta região do Paraná apresentou crescimento populacional, algo que não acontecia nos últimos anos e este já pode ser considerado o primeiro ponto positivo. Os quatro maiores municípios da região puxaram este crescimento. Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas e Dois Vizinhos foram os destaques e seguem com o protagonismo regional.

Outro ponto de destaque é o potencial de consumo. Diversas categorias e segmentos possuem índices expressivos e podem chegar a níveis extremamente satisfatórios quando o assunto é consumo. São mais de R$15 bilhões por ano, somando o potencial de todas as categorias pesquisadas.

A localização, que por muito tempo foi um impeditivo para que a região alavancasse seu desenvolvimento, agora passa para um novo patamar com a instalação de linhas aéreas, que já estão facilitando o acesso e fazendo com que o Sudoeste esteja conectado com o mundo. Falta, agora, a revitalização da malha viária. No entanto, as expectativas são boas e as vias federais e estaduais devem passar por algumas transformações importantes.

Destaque também para o associativismo regional, que mostra organização, força e foco em interesses coletivos. Movimentos como estes são fundamentais para qualquer desenvolvimento.

Foto de Daniel Jaeger Vendruscolo

Marcas fortes no sudoeste

Mas, fica a pergunta: qual a relação dos destaques citados acima com a construção e o desenvolvimento das marcas locais?

A relação é direta, pois a construção de marcas sólidas e eficientes precisa de subsídios básicos para se desenvolver.

A soma dos fatores: crescimento populacional com índice elevado de potencial de consumo por parte dos consumidores já são indicadores que chamam a atenção de qualquer empresário visionário ou de investidores.

É cada vez mais evidente que empresas estrategistas apostem as suas fichas em mercados promissores, concentrando seus esforços no conhecimento e domínio destes lugares.

Momentos de ascensão regional trazem oportunidades, mas geram responsabilidades. Investidores, grandes empresas ou grupos sólidos do estado e do Brasil podem estar monitorando a região sudoeste. E eles podem decidir disputar esse público regional com as marcas/empresas daquela localidade. É nesse ponto que os empresários locais precisam ficar atentos.

Sudoeste do Paraná em expansão

Considerando os fatores favoráveis que a região oferece, as marcas sudoestinas devem aproveitar a oportunidade para expandir e solidificar-se. Por isso, vamos a algumas sugestões para expansão das marcas locais:

  1. É hora de conhecer melhor o público que deseja atingir e entender as suas necessidades. Compreender como um produto ou serviço pode ser relevante e quais os diferenciais que pode oferecer aos compradores.
  2. Esse é o momento para comunicar-se com esses consumidores e deixar as marcas próximas. Ou seja, as marcas precisam fazer parte da vida do seu público-alvo e estar inserida em sua rotina. Só assim serão reconhecidas e lembradas.
  3. Vivemos a era da velocidade das informações. Não basta conhecer somente o perfil dos consumidores. É necessário entender qual a jornada que o cliente percorre ao comprar um produto ou serviço.  Isso auxiliará nas estratégias e na definição de quando e como se comunicar com este público e quais meios utilizar.
  4. Investimentos em tecnologia para aperfeiçoar os produtos ou serviços são cada vez mais importantes. Eles devem ser utilizados para manter a qualidade. Treinamento e qualificação dos colaboradores são diferenciais! Além do ponto de venda que deve se tornar um espaço para experiências e encantamento dos clientes!

Já vimos que o potencial para o consumo é expressivo e existe na região, no entanto, é papel das marcas criar necessidades e desejos nos consumidores e assim estimulá-los a comprar.

As oportunidades estão disponíveis. Quem estiver melhor preparado e chegar antes na mente e no bolso dos consumidores, ganha.

Avante região e marcas do Sudoeste!

Cássio Senhor – Marketing RPC Foz e Sudoeste

Artigos relacionados

0 respostas para “Sudoeste do Paraná: região que cresce para marcas crescerem”

Deixe uma resposta