Talkshow debate tendências no varejo em Ponta Grossa
Longevidade do consumidor e experiência do cliente foram alguns dos assuntos em pauta!

Longevidade do consumidor e experiência do cliente foram alguns dos assuntos em pauta!
“A visão do varejo global com a força do local” foi o tema que norteou o talkshow ministrado por Renata Mateus, Analista de Inteligência de Mercado Sênior, na RPC. A Renata dividiu palco com Giorgia Bochenek, diretora de Relações Institucionais da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e Rafael Zanim, gerente geral da RPC.
Saber mais sobre as tendências globais trazendo a nível local foi o que mais interessou os cerca de 140 pessoas, entre elas: empresários, alunos, professores e consultores de marketing.
Os espectadores puderam assistir e interagir simultaneamente, no evento que aconteceu quinta-feira (31), no auditório da Acipg.

Com currículo gabaritado e muita bagagem do marketing varejo, Renata Mateus também trouxe até Ponta Grossa, dados com embasamento no último evento que marcou presença. A profissional participou do pós-NRF Big Show, maior e mais importante evento de varejo do mundo da INOVAÇÃO.
O bate papo gerou muito conteúdo que agrega valor ao dia a dia dos lojistas. Giorgia reconhece a importância deste tipo de parceria para o bem dos associados e comunidade.
Você sabia?
99 mil pessoas em Ponta Grossa pretendem fazer reformas neste ano!

O marketing da RPC possui mecanismo de pesquisas e comprovações embasados em estudos sobre o comportamento do consumidor. Na oportunidade, foram apresentadas tendências de comportamento do consumidor ponta-grossense.
Descobriu-se que 99 mil pessoas vão mexer na casa, escritório, chácara… ainda no ano de 2022.

Além disso, sabe-se que o ponta-grossense está muito disposto a investir em alimentação e saúde.
Mas o que mais é tendência geral dos consumidores?
Longevidade
Entre as novidades apresentadas por Renata, a longevidade do consumidor também esteve em pauta. A sociedade atual vem passando por inúmeras mudanças. Pesquisas sobre censo demográfico e hábitos de consumo vem mostrando que a população brasileira está envelhecendo bem. Mais longevidade e uma medicina que faz aumentar a expectativa de vida. Giorgia Bochenek comentou sobre este dado, já pensando sobre o que dá para fazer para este público em seu comércio, onde é proprietária.
Experiência
No mundo do varejo, muito se fala em gerar experiência do cliente, pois o que mais continua pesando na tomada de decisão e reincidência de compra é exatamente isto. Renata garantiu que a experiência do cliente possui gatilhos que engajam e conquistam.
O TalkShow
A necessidade do TalkShow nasceu de uma conversa entre RPC e Acipg, que viram no evento, a oportunidade de levar as tendências do mercado ao empresário local.

“Tentar sanar as dores do varejo local foi o principal motivo de fazer acontecer, sabemos sobre a necessidade de investimento digital e o quanto o empresário está com dificuldade de treinar ou de fazer estes investimentos”, conta Rafael Zanim, gerente geral da RPC.
Tecnologia
Utilizando uma das ferramentas mais básicas da atualidade, o celular foi o recurso mais bem aproveitados e a favor do evento! Renata optou por uma forma diferente de interagir com a público presente, utilizando a tecnologia de forma dinâmica e com uma interação real.

Um Qr Code para acessar a plataforma deixou o público do evento mais próximo do palco. Ao final de cada bloco debatido pelos três convidados, uma pergunta com cinco respostas relacionadas ao varejo. Os participantes votam na pergunta e a partir deste momento já vai aparecendo o resultado imediato na tela.
Com esse resultado é discutido e trazido insights, que de fato, irão falar sobre o que as pessoas estão vivenciando dentro dos seus negócios.
Os resultados das enquetes votadas pelo público do evento foram uma surpresa para Renata, mas muito positiva!
0 respostas para “Talkshow debate tendências no varejo em Ponta Grossa”