Menu Busca

Comportamento

Primeira viagem de moto do Brasil é inspiração para nova suíte do Planalto Select

Em 1923, avô de diretor do hotel partiu de Ponta Grossa para Antonina em uma Harley Davidson; decoração é fruto de parceria com Motor Road e Centro Europeu.

Quando Ricardo Wagner subiu em sua Harley Davidson no longínquo ano de 1923, talvez ele sequer imaginasse que estava fazendo história. Ao lado de um amigo, ele viajou de Ponta Grossa a Antonina, um trecho de mais de 200 km. De acordo com os registros conhecidos, isso fez daquela a primeira viagem de moto da história do Brasil e a mais antiga de Harley Davidson da América do Sul.

Quase 100 anos depois, essa história – e todos os “harleyros” que passam por Ponta Grossa – são homenageados na nova suíte do Planalto Select Hotel Ponta Grossa, um dos mais populares da cidade. Daniel Wagner, diretor executivo, é neto de Ricardo, e conta que a viagem do avô é muito celebrada entre os motociclistas até hoje. “Desde 2015, muitos têm repetido a viagem em homenagem ao pioneirismo do meu avô”, comenta.

Parceria com Motor Road e Centro Europeu

A ideia do quarto surgiu com a startup Motor Road. Criada a partir de motociclistas ligados à hotelaria e tecnologia que buscam proporcionar boas experiências para quem viaja de moto, a empresa passou a credenciar o melhor hotel de cada cidade por onde pretendem passar. Assim, convidou o Planalto Select para ser o Hotel de Ponta Grossa da marca.

“Para viabilizar isso, algumas adequações e uma tematização seriam necessárias para deixar a experiência ao hóspede motociclista. Aí pensamos: que tal fazermos uma suíte temática sobre o assunto? Aí já celebramos a história da primeira moto e aumentamos a satisfação dos hóspedes motociclistas”, conta Daniel Wagner. “A decoração contou, ainda, com a ajuda dos alunos do curso de Design de Interiores do Centro Europeu, com quem sempre tivemos um excelente relacionamento”.

Garagem ideal para motos e banheira de hidromassagem

Os diferenciais da experiência para os motociclistas vão muito além da decoração, como antecipa Daniel Wagner. A garagem do Planalto é coberta e plana, ideal para motos; na suíte, há espaço especialmente pensado para se pendurar capacetes; puffs na entrada, para que o motociclista possa sentar-se para tirar suas botas, posicionar luvas, acessórios e roupas especiais; e, por fim, uma banheira de hidromassagem para relaxar após algumas horas de estrada.

Os detalhes também chamam a atenção, com fotos autorais do pai do diretor executivo, Franklin Wagner, premiado nacional e internacionalmente nas décadas de 1980 e 1990, que remetem ao tema viagem/estrada/movimento.

Ponta Grossa possui localização excelente para turismo de motociclistas

Ponta Grossa é um entroncamento rodoviário muito bem situado no Paraná, e é fácil de entender o porquê disso. Fica a apenas 100 km de Curitiba e chamam muita atenção os atrativos ligados a áreas naturais: o novo Parque Vila Velha (agora concessionado), o Buraco do Padre (recém-reformado com um grande investimento) e atrativos na região de Itaiacoca e Passo do Pupo, entre outros.

“Também temos as colônias Carambeí, Castrolanda e Witmarsum com sua gastronomia, história e arquitetura ligadas aos imigrantes, que valem muito a pena conferir”, comenta Daniel Wagner. “A cidade ainda desponta como polo cervejeiro, com duas grandes indústrias multinacionais e algumas cervejarias artesanais que podem ser visitadas”.

O diretor executivo, porém, ressalta que a estrutura para receber turistas ainda tem potencial para melhorar. Apesar de adequada para motociclistas nos principais pontos turísticos, a estrada poderia melhorar em alguns pontos menos conhecidos, avalia ele.

“Também precisamos melhorar o número de voos em nosso aeroporto, que atualmente conta com um voo diário para Campinas”, pondera. “Acredito que a oferta de mais opções de horários e destinos será muito importante para facilitar a chegada dos visitantes”.

Pandemia exigiu reinvenção e busca por nichos em 2021 e 2022

Que 2020 foi um ano de repensar a maioria dos negócios presenciais, isso é fato. Os meses seguintes, em 2021 e 2022, têm sido de aprendizado para muitos e com o Planalto Select não é diferente.

“A pandemia nos fez repensar tudo, em especial como atrair nichos específicos de clientes. Assim como fizemos quando no início da pandemia criamos, de forma pioneira nacionalmente, o home office no hotel”, destaca Daniel Wagner.

Enquanto 2021 foi um ano de retomada, marcando o início da recuperação de tudo o que foi perdido nos primeiros 18 meses da pandemia da Covid-19, a expectativa é que 2022 seja um ano integralmente positivo.

 

daniel wagner planalto select“Seremos um dos hotéis preferenciais ofertados pela Motor Road aos hóspedes motociclistas. A startup foi criada a partir das diversas ‘dores’ que os motociclistas têm e para as quais nos adequamos, para resolver e atender de acordo com as expectativas. É um público que aprecia um atendimento de excelência, com conforto, boa gastronomia, localização central do hotel, e uma boa história – e temos tudo isso para proporcionar uma ótima experiência. E como algo único, temos a história do meu avô e a primeira viagem de moto”.

 

O que o seu negócio tem feito para se diferenciar desde 2020? Conte sua história com a Negócios RPC!

 

Leia mais:

Turismo no Paraná busca reinvenções e torce por reaquecimento ainda em 2021

Artigos relacionados

0 respostas para “Primeira viagem de moto do Brasil é inspiração para nova suíte do Planalto Select”

Deixe uma resposta