Menu Busca

Comportamento

No Dia Internacional da Mulher, veja algumas das maiores conquistas delas!

Elas estão empreendendo mais, lutando mais e conquistando mais. Hoje é Dia Internacional da Mulher e nós fazemos uma homenagem especial às paranaenses. Trazemos dados sobre empreendedorismo feminino, lembramos como elas têm mudado a nossa publicidade e também preparamos um e-book para você baixar e saber mais sobre este universo tão poderoso. Vamos juntos!

Dia Internacional da Mulher. Elas são tão poderosas que a data é celebrada no mundo todo! A história começou nos Estados Unidos, em 1908, com uma manifestação que reuniu 1.500 mulheres que lutavam por igualdade no país. O 8 de março, por sua vez, foi a data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), lá na década de 70 – a partir daí, os movimentos feministas ganharam cada vez mais força em todo o mundo.

A busca por representatividade feminina já trouxe ganhos para a economia, a política e a sociedade. No Dia Internacional da Mulher, trazemos pequenas mostras das grandes conquistas feitas por elas nos últimos anos. Vamos juntos!

Empreendedorismo feminino a todo vapor

A luta feminina ultrapassou as portas das empresas: cada vez mais elas são donas dos próprios negócios! Segundo o Sebrae, nos últimos 14 anos o número de mulheres empresárias aumentou em 34% – somente em 2014, nosso país já tinha quase 8 milhões de mulheres à frente de empresas próprias.

Em 2016, outra pesquisa revelou números surpreendentes. A Global Entrepreunership Monitor fez um levantamento e descobriu que a taxa de empreendedorismo feminino é de 15,4%. A coragem de entrar no mundo dos negócios é maior entre mulheres de até 34 anos: 40%.

Ainda segundo o Sebrae, há quatro áreas de atuação que estão no foco das empresárias: restaurantes (16%), cabeleireiras (13%), serviços domésticos (16%) e comércio de cosméticos (9%).

Por falar em cosméticos: relembre o conteúdo que fizemos com Talita Casagrande, uma superempreendedora que é referência em comércio de perfumaria na região da Tríplice Fronteira.

Revisão de conceitos na publicidade

Há alguns anos a Dove foi uma das pioneiras em estimular o empoderamento feminino. Lembram da campanha da “Real Beleza”? Foi só o começo de uma nova fase na publicidade.

Os estereótipos relacionados às mulheres já são coisa do passado para as marcas, que buscam conexões cada vez maiores. E não é por acaso ou modismo: as mulheres são consumidoras fiéis, recomendam suas marcas favoritas e estão sempre conectadas.

Separamos alguns comerciais que resumem bem as mudanças. Solte o play e inspire-se com as mulheres!

Quem viveu nos anos 80 e 90 lembra do tradicional comercial de absorventes: “incomodada ficava a sua vó”. É claro que as grandes marcas têm se adaptado cada vez mais às novas mulheres . Mas assuntos como este ainda são abordados, muitas vezes, com excesso de delicadeza. A Libresse, fabricante britânica de absorventes, passou bem longe disso. Um comercial dinâmico e forte representa o empoderamento feminino em espaços e atividades de alto impacto – seja qual for o período do mês.

Algumas das reflexões mais profundas das mulheres são abordadas pela Sephora, fabricante de cosméticos.  A marca criou uma campanha completa, que inclui vídeos e minidocumentários.  A #changedestiny é focada especialmente no mercado chinês, em países onde as mulheres são pressionadas a casarem-se cedo e têm beleza e longevidade questionadas de acordo com a idade.

“Nós nascemos todas iguais? O que é esperado de nós? Pelos olhos de quem é que olhamos para nós mesmas?”.

Aqui no Brasil, a Avon lançou um comercial da linha Color Trends que trata situações do cotidiano feminino com uma pegada bem contemporânea. Misturando cores, música e referências da cultura pop do Brasil,  o “#EAíTáPronta?” é  um belo exemplo de que criar conexões é o maior investimento de qualquer marca.

As mulheres podem tudo. Esta é ideia deste comercial da Dove intitulado #MyBeautySays (minha beleza diz). O principal objetivo é quebrar estereótipos sobre o que cada tipo de mulher pode fazer. Mais uma vez, a Dove reforça seu posicionamento junto ao seu principal público.

Empresas cada vez mais engajadas em prol dos novos papéis femininos

A Organização das Nações Unidas tem sido uma importante aliada em todas as conquistas femininas ao longo dos tempos. Foi por isso que, em 2010, fundou a ONU Mulheres, uma entidade sem fins lucrativos que cria, apoia e desenvolve iniciativas relacionadas ao tema.

Unem-se à ela empresas dos mais diversos segmentos, todas buscando boas práticas de igualdade de gênero e empoderamento feminino. Somente no Brasil, 150 empresas já assinaram os “Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU”. O objetivo é compartilhar experiências e adotar práticas de negócios que levem à igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

Quer fazer parte deste cenário transformador? Nós preparamos um e-book especial com dados e insights que ajudam a pensar nos negócios de olho neste público pra lá de especial.

E-BOOK

Novos papéis para novas mulheres

Carreira, sonhos, feminismo e hábitos de consumo

 

Vamos juntos com as mulheres paranaenses! #DeOlhoNoMercadoRPC

Artigos relacionados

0 respostas para “No Dia Internacional da Mulher, veja algumas das maiores conquistas delas!”

Deixe uma resposta