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Comportamento

Saúde em dia para uma vida cada vez mais longa

Vamos entender um pouco mais sobre a terceira idade e o mercado de planos de saúde?

O Brasil está envelhecendo. De acordo com dados do IBGE, de 1940 a 2016 a expectativa de vida do brasileiro aumentou em mais de 30 anos. Chegou a 75,8 anos. Em uma década, o número de idosos no país cresceu 50% . A projeção é que teremos uma população de maioria idosa em 2030. No Paraná, são mais de 2,7 milhões de pessoas entre os 50 e os 75 anos, de acordo com dados do Kantar Ibope Comportamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, idosa é a pessoa com 60 anos ou mais. Carinhosamente chamada de melhor idade, a fase representa um público com força de consumo. O poder de compra do consumidor sênior – acima de 60 anos – deve superar 30 trilhões de reais em todo mundo em 2020. A informação é do relatório “Consumer Generations”, da Tetra Pak.  No Brasil, idosos correspondem a 11% da renda do país nos últimos 10 anos, segundo o levantamento.

Saúde é o que interessa

Com o aumento da expectativa de vida, é natural que as pessoas estejam cada vez mais atentas à saúde. Prática de exercícios regulares, alimentação balanceada e visita regular ao médico são hábitos que melhoram a qualidade de vida.

Socialização em grupo, estabilização emocional e apoio de equipe multidisciplinar em cuidados. Rodrigo Cruz Sbrussi, profissional do setor de Comunicação e Marketing da Unimed Paranavaí, aponta as principais necessidades do público de terceira idade da região. Quando o assunto é saúde, um levantamento da empresa mostrou que 61,4% dos entrevistados acima de 60 anos tem sobrepeso. “É um público que precisa de cuidado e trabalho contínuo”, afirma.

O mercado de planos de saúde

Dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam que o Brasil conta com mais de 47 milhões de beneficiários de planos privados de assistência médica com ou sem odontologia. De 2015 para cá, a taxa de crescimento se mostrou instável, até junho deste ano com alta de 0,1% em relação ao ano anterior.

O movimento do mercado influencia os produtos oferecidos pela empresa. De acordo com Rodrigo, a Unimed Paranavaí entende que o plano de saúde pode ser oneroso, principalmente para pessoas de idade mais avançada. Para isso, trabalham em adequações. “Além dos programas específicos para o público, que garantem melhor qualidade de vida, pensamos na parte econômica. Lançamos recentemente um produto mais direcionado ao acompanhamento humanizado com porta de entrada, garantindo melhor gerenciamento de carteira e valores mais acessíveis”, explica o profissional.

Entre as vantagens da contratação de um plano de saúde, Rodrigo aponta que segurança e tranquilidade estão no topo da lista. Além dos serviços de atendimento médico, a Unimed Paranavaí tem programas específicos direcionados, envolvendo socialização e apoio ao idoso. Entre eles, Rodrigo cita o programa de gerenciamento de casos clínicos, o Amigos do Coração e o programa de Corrida e Caminhada. “A prevenção significa um ganho enorme para longevidade com saúde de qualidade”, explica.

De olho no futuro

De acordo com Rodrigo, entre as tendências e oportunidades do setor para o público da terceira idade estão o desenvolvimento de novos planos. Recentemente, a empresa lançou o  “Plano Essencial” com a intenção de regular a utilização assistencial de seus públicos. “O produto assistencial  continuará com a proposta de alinhar cuidado com acesso regulado por médicos de família. Essa linha  oferece Atenção Integral à Saúde (AIS). O beneficiário utiliza os serviços de saúde, mas tem um médico que o acompanha em todos os momentos.  Até mesmo quando o acesso se der com especialista”, conclui.

Vamos juntos investir na terceira idade? #DeOlhoNoMercadoRPC

 

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