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Economia e Setores

As temáticas da vez, pela Consumoteca

De Olho no Mercado conversa com Rebeca de Moraes, do podcast que traduz os comportamentos e tendências que estão fazendo a cabeça dos brasileiros.

Raiz latina e  bandeiras são a bola da vez! E, com certeza, sua estratégia para 2020 deve contemplar esses temas. Nós conversamos com a Rebeca Moraes, do grupo Consumoteca, que produz o CAOScast. Quinzenalmente, eles traduzem os comportamentos e tendências que estão fazendo a cabeça dos brasileiros. Para ela, na hora de planejar uma campanha é necessário entender como o consumidor se comporta.

raiz latina

As tendências de comportamento sempre têm impacto sobre consumidores – pois comportamentos sempre impactam a maneira de consumir. Adaptar as tendências a seus negócios, entendendo seus impactos para a criação de produtos, de estratégias de marketing e comunicação, nos serviços e até mesmo na visão de negócio da empresa.” Rebeca Moraes.

Raiz latina

A partir de 2020 será fundamental olhar para a América Latina como uma região produtora de inovação. A identidade “latina” passou por uma grande transformação nos últimos anos. Deixa de ser algo ligado a apenas a uma questão regional, quase folclórica, para apresentar comportamentos inovadores. 

Nas redes sociais a hashtag #abyayala demonstra isso. Latinos reescrevendo sua história, trazendo a herança indígena para se inscrever de novo no mundo de maneira original, interessante, colorida, inovadora e cheia de contribuições para o olhar globalizado de 2020. É fundamental que empresas olhem para esse movimento e tragam as raízes latinas atualizadas como inspiração para produtos e para a comunicação.

Saúde emocional

A saúde emocional nunca esteve tão em pauta. E estará cada vez mais nos próximos anos. Estamos passando por mudanças bruscas no modelo de trabalho. As tecnologias de informação estão nos fazendo conviver com uma quantidade surpreendente de dados. Nos próximos anos será grande o desejo das pessoas de cuidar da saúde mental no dia a dia. E não só no momento de uma estafa como um burnout (as pesquisas realizadas pela Trop na América Latina mostram que 64% dos latinos já passaram por um burnout).

Temas e bandeiras

Privacidade: todos os principais eventos de inovação do mundo trazem esse paradigma fundamental: como lidar com o excesso de informações que as pessoas estão compartilhando o tempo todo com corporações? O compartilhamento de dados ainda é usado de maneira que pouco conhecemos, e a questão da privacidade será fundamental dentro do debate político, das empresas e dos governos. Lembrando que a Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor em agosto de 2020

5G:  muito já diz que o dado é o novo petróleo. Com o avanço das redes 5G – que já estão em negociação no Brasil, o tráfego de dados irá aumentar consideravelmente. Isso vai tornar possível a criação de produtos e serviços que nem imaginamos. 

Diversidade: impossível ser cidadão no Brasil sem pensar sobre o tema da inclusão de minorias. O tema está na novela e é um paradigma para empresas, e também governos.

Para inspirar

  • Alimentação e Comunicação  

A partir da coalizão com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a entidade quer mobilizar a população a participar da consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a rotulagem frontal nas embalagens dos alimentos. O objetivo é que as empresas comecem a informar corretamente o excesso de açúcar, sódio e gorduras saturadas nos alimentos embalados.

Brasil: The Fifties dá desconto para quem escolhe hambúrguer vegetal. Bem interessante como incentivo à diversificação na alimentação.

Marketing: Nike lançou recentemente o AirMax com artistas de grafitti (e só era possível comprar indo até o muro do graffiti e scanneando o código). Ótimo para pensar diversificação de PDV!

 

Argentina: Mercado Pago lança pagamentos com QR CodeO pagamento com carteira digital e QR Code estão chegando com força nos próximos anos.

Brasil: Mr. Músculo – Campanha “Ninguém Ajuda Ninguém”Criação da Publicis Brasil para Ariel mostra que a vida a dois não se resume a compartilhar cama, teto e comida. O comercial alerta que 70% dos casais não compartilham as tarefas domésticas. Isso resulta em 8 horas a mais de trabalho para as mulheres toda semana.  Ótima forma de usar o marketing para falar da pauta do dia!

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