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5 dicas para aumentar as vendas, por especialistas de marketing e vendas

Como vender mais? Veja as dicas de três especialistas da área de marketing e vendas para os empreendedores paranaenses.

Como vender mais? Eis a dúvida comum a empresas que sabem que em determinadas épocas do ano o comércio está mais aquecido. Uma dessas datas foi o Dia do Consumidor, conhecido como a Black Friday do primeiro semestre, mas existem outras datas também ao longo do ano.

Se ainda não conseguiu planejar ações, campanhas, promoções, este pode ser o post ideal para você.

Aproveite para saber como surgiu o Dia do Consumidor e tenha acesso a dicas de especialistas do mercado paranaense.

Quando é o Dia do Consumidor?

Todos os anos, o Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março. Contudo, no Brasil, muitos varejistas acabam aproveitando a data para incentivar o consumo. Por isso, é comum encontrar lojas que estendam a celebração.

Dia do Consumidor
Dia do Consumidor é o Black Friday do primeiro semestre.

No e-commerce, por exemplo, a data é móvel e foi instituída pelo site de comparação de preços Buscapé em 2014 como o meio da semana do dia 15 de março de cada ano.

Como surgiu

A data original da comemoração foi criada em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy

Durante sua criação, Kennedy discursou no Congresso americano sobre os direitos do consumidor. Em sua fala, destacou que é direito do consumidor ser ouvido, ter segurança, informação e liberdade de escolha. 

Mais tarde, a data passou a ser chamada de Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. 

No Brasil, a comemoração é acompanhada pelo Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991 após ser instituída pelo então presidente Fernando Collor de Mello. 

O que esperar do Dia do Consumidor 2020?

Em 2020, o Dia do Consumidor cai em um domingo. Contudo, nada desanima os principais homenageados desta importante data comercial.

Segundo dados do Google, de 2018 para 2019 as buscas pela data subiram 113%. A gigante de buscas aponta ainda, em um estudo divulgado em janeiro deste ano, que o consumidor espera ser celebrado como consumidor e não apenas comprador.

Para 2020, mais da metade dos consumidores (54%) ouvidos por uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Social Miner têm intenção de comprar produtos na Semana do Consumidor. O levantamento mostra que eletrônicos, eletrodomésticos e moda e acessórios são as categorias mais buscadas.

Dicas para o Dia do Consumidor

Para inspirar comerciantes, empreendedores e empresários paranaenses o De Olho No Mercado conversou com três especialistas da área de marketing e vendas. 

Confira quais ações para o Dia do Consumidor eles mais indicam e como a data pode ser trabalhada para fidelizar clientes e aumentar as vendas.

1. Focar na compra por impulso

Para Marcos Fernandes, diretor da agência Persona Comunicação e Marketing, de Ponta Grossa (PR), o que mais funciona para a grande massa continua sendo o preço.

“Deve-se estimular a compra por impulso, o benefício e a oportunidade e trazer um pouco do peso da Black Friday para o Dia do Consumidor”, opina ele.

Marcos Fernandes, diretor da agência Persona Comunicação e Marketing, de Ponta Grossa (PR). Crédito: Fernando Costa.

2. Oferecer condições de pagamento facilitadas

Outra estratégia apontada por Fernandes se refere às condições de pagamento.

“Vejo hoje um volume muito grande de consumidores, especialmente da classe C, com aspirações das classes superiores, buscando outras condições de pagamento”, conta.

3. Incorporar estratégias cross channel

A interação entre canais de marketing também foi lembrada por Fernandes. “Está acontecendo um movimento grande neste sentido. Em um primeiro momento, o e-commerce passou a ser concorrente da loja física e hoje já é um parceiro, em uma estratégia multicanal”. 

Ele conta que tem clientes que já vendem pelo site, com retirada pelos consumidores em loja física. “É um movimento muito grande que dá mais praticidade ao consumidor”, avalia ele.

4. Investir na fidelização do cliente 

Lembrada pelos três especialistas, a fidelização é outra importante dica para aumentar as vendas no Dia do Consumidor. “O varejo deve sempre encantar o cliente, mas em oportunidades como essa, deve ir além e mostrar o quanto ele é importante”, destaca Susi Caponi, diretora da agência Parola Conteúdo, de Curitiba (PR).

Na visão dela, a ação não deve ser isolada. “O cliente deve, de fato, sentir que é especial e valorizado pela sua fidelidade, pelo seu histórico”, complementa.

Susi Caponi, diretora da agência Parola Conteúdo, de Curitiba (PR). Crédito: Ana Gabriella Amorim.

Para Marco Conte, diretor administrativo da rede paranaense de supermercados Jacomar, é o momento de trabalhar a fidelização do cliente em um nível ainda mais individualizado

“A inovação é justamente partir para esse processo de ser mais específico na fidelização do cliente e direcionar mais as ofertas com base no histórico de compras dele”, explica Conte. 

O diretor do Jacomar conta que, além da expansão da rede, que chegou a 15 lojas no Paraná, a empresa tem um projeto focado nessa fidelização individualizada. “Vamos nos conectar com o cliente que participa do Clube da Economia Jacomar, através de um sistema de antenas e conexão wi-fi gratuita, para interagir individualmente assim que ele vier à loja”, detalha.

Com mais de 200 mil clientes cadastrados no clube de descontos desde 2018, a ideia agora é partir para a segunda fase do projeto. “Vamos identificá-los e oferecer ofertas específicas. Então, além das ofertas locais e de tablóide, esse cliente vai receber individualmente uma oferta que faz parte de uma análise do histórico de compras dele”.  

Marco Conte, diretor administrativo da rede de supermercados Jacomar.

5. Não esquecer do grande alcance da mídia tradicional

Mesmo com as plataformas digitais fazendo parte da rotina dos consumidores, Fernandes lembra da importância de investir em mídia tradicional. Uma estratégia eficaz, especialmente, para alcançar o grande público em datas sazonais como o Dia do Consumidor.

“Existe uma falsa impressão a respeito do online, onde as mídias sociais são vistas como a solução de todos os problemas. Algumas pessoas imaginam que investir em mídia na televisão é muito caro e que dá para resolver com mídias sociais. Então, vejo que o grande erro em resumo é este: querer investir pouco para uma ação como essa.”.

Para inspirar o comerciante paranaense a aumentar as vendas no Dia do Consumidor, Fernandes cita um case da Magazine Luiza

Uma campanha chamada Smartphoniza Brasil, que promoveu o maior movimento de troca de celulares do Brasil. A ação facilitou o acesso do consumidor a smartphones de última geração e contribuiu para a construção do propósito da marca Magalu. “Os consumidores iam até a loja e levavam um celular usado que valia como um bônus para comprar um smartphone novo”, recorda ele. 

A campanha teve uma grande ação digital e foi anunciada em veículos tradicionais como televisão e revista. “Foi um grande acerto, porque conseguiram digitalizar o negócio”, conclui o diretor da agência.  

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