Menu Busca

Economia e Setores

St. Patrick’s Day é oportunidade para cervejarias artesanais oferecerem um novo produto

O St. Patrick's Day é comemorado no dia 17 de março, mas a ação de cervejarias e bares com o chope verde extrapola a data. A festa é originalmente irlandesa e homenageia o padroeiro do país.

Tudo verde: fantasias, decoração, chapeuzinho e há quem arrisque até em uma barba para entrar ainda mais no clima. Reconheceu a data? A descrição bate com o que alguns estabelecimentos arriscam fazer no St. Patrick’s Day, comemorado, oficialmente, nesta terça-feira (17). 

É que a tradicional festa irlandesa, que homenageia o padroeiro do país europeu, o São Patrício, já ganhou também o coração dos brasileiros. E, claro, a estrela principal da celebração, no caso doa bares, é o chope. Toda essa ação movimenta o mercado cervejeiro, que vê na data uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade aos seus produtos. E também promover um “novo”: o chope verde. 

Engajamento

A cervejaria do empresário Ronaldo Flor, a Gauden Bier, é uma das que entrou na onda do chope verde, há oito anos atrás. A produção é feita por encomenda.

“Vemos a data como uma oportunidade. Participar do St. Patrick’s nos nos traz visibilidade e engajamento, um novo público conhece a gente”, explicou Flor. 

A Gauden Bier fica em Santa Felicidade, em Curitiba. Foto: divulgação.

A percepção é endossada pelo mestre-cervejeiro Eduardo Vosgerau, da ØL Beer. “O número de adeptos – bares e consumidores – aumenta a cada ano. Até 2019 só fazíamos o tradicional chope Pilsen verde. Agora, estamos disponibilizando também a opção da IPA verde”, comemora Vosgerau.

Chope da ØL Beer, cervejaria de São José dos Pinhais. A ØL Beer oferece a opção de Pilsen e IPA na cor verde. Foto: divulgação.

E ele ainda complementa: “O engajamento com a causa é bom para toda a cadeia, desde fornecedores de insumos, cervejarias, distribuidores, bares e também para o público, que passa a contar com mais opções, no geral, para comemorar!”, disse.

“Semana” St. Patrick’s

E o aumento da demanda pelo chope extrapola o dia 17 de março.

“O interessante é que o  St. Patricks “Day” anda se estendo por mais alguns dias de festas e comemorações em torno do tema, o que traz ainda mais oportunidades”, disse Vosgerau.

Este é o terceiro ano que a ØL Beer participa das comemorações do St. Patricks. A cervejaria de São José dos Pinhais existe desde 2017.

A cor do choppe

Para Diego Marcelo Bonato, sócio-proprietário da Cervejaria Bonato, a curiosidade pela cor do chope é o que mais atrai os consumidores a provar a bebida durante o St. Patricks Day.

“É legal porque visualmente ele é muito diferente. E o sabor segue o mesmo. No caso da Bonato, de um bom Pilsen. É um dia de comemoração, como se fosse um Carnaval fora de época”, falou.

A Cervejaria Bonato, de Curitiba, participa há três anos de ações no St. Patrick’s Day. Foto: divulgação.

 O Porks – Porco e Chope é dos bares em Curitiba que recebe o Pilsen verde da Cervejaria Bonato.

St. Patricks Day

Fora do Brasil, na Irlanda, onde nasceu o tradicional Dia de São Patrício, o dia 17 de março é, inclusive, feriado. As celebrações que envolvem a data geralmente contam com festivais públicos, desfiles, eventos religiosos e música irlandesa. Nas fantasias os símbolos tradicionais são o trevo, roupas verdes e branca e acessórios verdes.

Artigos relacionados

0 respostas para “St. Patrick’s Day é oportunidade para cervejarias artesanais oferecerem um novo produto”

Deixe uma resposta