Menu Busca

Economia e Setores

Confira dicas de como ser produtivo no home office

Definir uma estação de trabalho em casa, listar tarefas e manter contato por áudio e vídeo com os colegas são algumas dicas para se adequar ao home office

O publicitário José Luiz Garcia é um dos recém-chegados de viagens do exterior. Ele e a família estiveram nos Estados Unidos de férias e estão isolados em Maringá, por conta do COVID-19, trabalhando de casa. Mas a rotina de prevenção pouco tem influenciado a vida de Garcia já que há cinco anos o profissional já exerce o home office, diariamente.

>> Corona vírus: como manter a postura profissional em um ambiente informal de home office

A agência dele, a Anima, tem cerca de vinte funcionários que seguem esse regime. Por conta desta prévia experiência, ele ressalta: “Neste momento delicado, podemos pensar que essa atitude de ´retiro` é prejudicial. No entanto, a tecnologia nos traz muitos benefícios, a ponto, inclusive, de achar que é um momento ainda maior de conexão com o colegas e gestores. De muita troca online”, explica.

Hiperconectividade

E manter-se conectado é uma das dicas de Garcia para quem está de home office. “Defina com seus gestores o que precisa ser feito, trace os objetivos, se alinhem. Vale por mensagem de áudio, conferências de vídeo, comunicação em texto, tudo!”, disse. Mas tem mais.

Cai por terra o estereótipo do empresário de pijama

Para a rotina ser produtiva, é preciso encarar o home office da mesma forma que se encara o escritório.

“Acordar, se arrumar e começar. Para isso, ter definido um local de trabalho dentro de casa é essencial. Só não vale o sofá. Sempre digo que a única dificuldade do home office é quebrar o estereótipo do profissional ´largado`. Trabalhar de casa exige muito foco e disciplina”, conta o publicitário.

Organizar um espaço confortável – preferencialmente com mesa e cadeira, asseado e silencioso na casa também são outras orientações.

José Luiz Garcia é sócio-proprietário da agência Anima, em Maringá, e há cinco anos seu escritório é em casa. Foto: divulgação.

Use o tempo extra de forma inteligente

E as benesses de trabalhar de casa são maiores do que as dificuldades. A opinião é da jornalista Adevani Rotter, fundadora da agência curitibana Ação Integrada.

“É uma rotina normal. Me visto como se fosse para sair de casa, mas a coisa boa é que não pego trânsito”, brincou.

A empresa de Adevani trabalha com o home office desde que surgiu, há 25 anos. A equipe, de 23 colaboradores, se encontra no escritório físico de tempos em tempos, para alinhamentos, mas já funciona bem sem a necessidade presencial.

“Dá para ser mais produtivo no home office, porque não temos as intempéries do dia a dia para nos tirar do foco. Qualquer dúvidas que temos, nos comunicamos por hangout”, alertou.

O escritório da Ação Integrada é utilizado apenas para poucas reuniões de alinhamento, já que o regime de home office prevalece na empresa. Foto: divulgação.

Tenha limites

A Doctoralia, plataforma que conecta profissionais de saúde e pacientes, também está operando 100% em home office desde a última segunda-feira (16).  E, segundo Dayane Carvalho, coordenadora de comunicação da empresa, tem sido bacana.

Entre os apontamentos dela para o bom funcionamento da prática está ouso de ferramentas que ajudem a administrar o tempo em as tarefas.

“É preciso definir horário para o almoço, fazer pausas e alongar-se, manter a comunicação com a equipe e ter foco nos resultados”, explicou.

Genyo – controle de ponto eletrônico online; Trello, Asana e Jira, aplicativos de gerenciamento de projetos; e Google Drive e Office 365 são ferramentas que podem contribuir na organização das equipes à distância.

Quase metade das empresas do Brasil usa o home office

Desta segunda-feira (16) a equipe da Doctoralia trabalha 100%  home office,. De acordo com Dayane Carvalho, antes da decisão,  o RH da empresa deu dicas de como não perder o foco nas tarefas . Foto: Larissa Grabowski.

 

Sentiu falta de mais alguma dica? Conte para gente!

Gostou? Pode ser que você se interesse por estas matérias também:

Corona vírus: como manter a postura profissional em um ambiente informal de home office

5 dicas para aumentar as vendas, por especialistas de marketing e vendas

Artigos relacionados

0 respostas para “Confira dicas de como ser produtivo no home office”

Deixe uma resposta