Dia Nacional do Café: pesquisas sobre consumo de café reafirmam paixão pela bebida
Mesmo com a pandemia, o consumo de café continua em alta e impulsionando crescimento de empresas do setor
Considerado um importante combustível para a economia do país, o café vai muito além do grão torrado do cafeeiro. Para muitos consumidores o consumo de café não significa só uma pausa na rotina: se transformou em um estilo de vida.
Já do outro lado das prateleiras do supermercado, cafeicultores e empresas investem em inovações para atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente.

Mas e na atualidade? Como se comportam e quais são as preferências dos consumidores de café? E o que empresas paranaenses podem ensinar sobre o atendimento a essa demanda crescente? Descubra ao longo deste conteúdo.
O que dizem as pesquisas sobre o consumo de café
Mesmo sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água, o café tem suas particularidades de consumo.
Quer saber mais sobre elas?
Para comemorar o Dia Nacional do Café, 24 de maio, separamos os resultados das principais pesquisas sobre consumo de café no Brasil e em Curitiba (PR).
Confira nos infográficos abaixo:
As pesquisas confirmam: o café continua sendo uma paixão nacional.
Mas e no Paraná? Qual empresa pode ensinar sobre como atender às necessidades de um mercado de consumo que nunca para de crescer?
Escolhemos o Café Lontrinha, uma empresa familiar com 62 anos de história. Um exemplo de superação, da tradição à inovação.
> Acesse as atualizações da Kantar IBOPE Media, que trazem os dados sobre o consumo na pandemia.
Da tradição à inovação: conheça a história do Café Lontrinha, de Ponta Grossa (PR)
Com sede em Ponta Grossa (PR), a empresa teve origem quando, em 1958, o Sr. Raul Pereira de Oliveira Neto realizou seu sonho de inaugurar sua fábrica de café. Em pouco tempo, a torrefação ganhou espaço e reconhecimento no mercado. O que fez com que melhores cafés e equipamentos fossem utilizados.
Mesmo tendo como carros-chefes os produtos cafés tradicionais, torrados e moídos, a empresa já lançou inclusive cápsulas para máquinas de café e um e-commerce.
Presente em 40 cidades do Paraná, agora atende a todo o território nacional com sua loja virtual e continua atenta às tendências do consumo de café.
Para entender mais sobre a rotina dessa grande marca paranaense, entrevistamos Lucio Pereira de Oliveira, diretor do Café Lontrinha em sua terceira geração. Confira na íntegra.

Como você definiria o café: uma bebida, uma experiência, uma pausa ou um estilo de vida?
Somos suspeitos em falar sobre a bebida, mas podemos dizer que o café é uma paixão nacional. Isso porque, segundo pesquisas recentes, cada brasileiro consome cerca de 80 litros de café por ano. Número que coloca o Brasil como um dos maiores consumidores da bebida no mundo.
E o Café Lontrinha?
Dentre os principais diferenciais do nosso café está o investimento em equipamentos cada vez mais modernos e uma criteriosa checklist de qualidade durante a escolha da matéria-prima.
Nossos grãos são escolhidos com cautela e têm origem nas melhores regiões cafeeiras do país como o Norte do Paraná, Sul de Minas Gerais, Alta Mogiana em São Paulo e também Rondônia.
Qual é o segredo do sucesso que faz do Café Lontrinha a marca a líder de mercado em tantas cidades do Paraná?
Nosso slogan “Café Lontrinha, faz parte da família” traduz um pouco do que a marca é para as famílias dos Campos Gerais. Um produto que há mais de 60 anos ocupa a mesa dos paranaenses. Reconhecida pelos seus atributos de aroma e sabor, a marca cativou os clientes. E essa tradição é passada de geração em geração.
De uns anos para cá, a marca expandiu sua linha de produtos no mercado lançando até cápsulas para máquinas de café. O que impulsiona a empresa a esse constante processo de inovação?
Para acompanhar o que o mercado tem trazido de inovação.
Temos procurado trazer sempre novidades em produtos e serviços, pois à medida que o tempo vai passando novos consumidores passam a adquirir nossos produtos, exigindo inovações e facilidades.
Com a pandemia, pesquisas mostram um aumento de consumo de café visto que os consumidores estão mais tempo em casa. Como o Café Lontrinha vem se adaptando a esse cenário?
Percebemos essa demanda já no início da quarentena. Além de adotarmos estratégias preventivas para nossos colaboradores, também de uma forma preventiva reforçamos nossos estoques de matéria-prima e embalagens para dar suporte às necessidades.
Percebemos uma variação de 30% sobre o mesmo período do ano passado.
Quais os planos para o futuro?
Acabamos de lançar o nosso e-commerce e essa demanda virtual poderá ter como consequência a presença em lojas físicas nestas regiões.
Vamos dar continuidade ao trabalho de mais de 60 anos, focando principalmente em qualidade dos produtos, respeito aos consumidores, investimentos em processos e máquinas. Tudo isso, com o objetivo de perpetuar a empresa e a marca.
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