Menu Busca

Economia e Setores

Foz do Iguaçu comemora 106 anos com reabertura de pontos turísticos

Pontos turísticos reabrem nesta quarta-feira (10) para o Aniversário de Foz do Iguaçu. A reabertura inclui também os hotéis e resorts de turismo de lazer.

O aniversário de Foz do Iguaçu é nesta quarta-feira (10). A menina dos olhos do turismo paranaense comemora 106 anos e com a reabertura de pontos turísticos importantes, como as Cataratas do Iguaçu.

O local, cartão postal da cidade, esteve fechado durante a pandemia do coronavírus e reabre agora, quase dois meses depois, com medidas de segurança. A abertura faz parte do retorno gradativo do turismo da região. No ano passado, turistas de 177 países passaram pelo local.

“Sabemos que a retomada do turismo será lenta e gradual, mas esse recomeço, com todos os cuidados, é muito importante. A reabertura mostrará que estamos preparados para a nova normalidade que virá no pós-pandemia. Será um aquecimento”, disse ao De Olho no Mercado o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz,  Gilmar Piolla.

As atividades relacionadas ao Parque Nacional do Iguaçu são fundamentais para Foz – quase 30% da economia da cidade está relacionado à visitação, que responde por mil empregos diretos e cerca de 15 mil indiretos. Os dados são de 2019.

Gilmar Piolla é secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu. Foto: divulgação.

Além das Cataratas, também vão reabrir: a visitação da Usina de Itaipu Binacional, o Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves e outros atrativos importantes. Como medida de prevenção, os locais vão funcionar com 30% da capacidade e terão de seguir regras e protocolos sanitários, a exemplo do uso obrigatório de máscara e aferição de temperatura.

>> Meio ambiente, ecologia, bicicleta: sustentabilidade também contempla empresas e negócios

Turismo

Mario Camargo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz, vê a reabertura com bastante prudência e otimismo.

“O turismo é o nosso carro-chefe. Antes da pandemia Foz do Iguaçu vivia um momento muito próspero, de investimento e crescimento. Agora, neste novo cenário, estamos fortalecendo o turismo interno, para ganharmos espaço e confiança e, mais a frente, retomar a demanda internacional tão latente em nossa região”, disse Camargo.

“A pandemia nos ensinou que devemos valorizar o que temos de mais forte, mas também apostar em outras frentes. O aniversário da cidade sinaliza esse momento de recuperação, fôlego, para o desenvolvimento”, finalizou Camargo.

Medidas de segurança

Foz do Iguaçu vai testar todos os casos sintomáticos de visitantes que apresentaram quadro de febre, gripe, resfriado ou algum sintoma respiratório. Serão montadas barreiras sanitárias nos atrativos turísticos e nos hotéis e resorts de maior porte.

Antes do ingresso nos atrativos, o visitante deverá responder, na barreira sanitária, a um questionário sobre sintomas respiratórios ou apresentar autoavaliação realizada por meio de um aplicativo (o CovidPR, disponível nas plataformas Android e IOS – que estará conectado à Central do Plantão Coronavírus). Turistas que testarem positivo serão colocados em isolamento social por 14 dias e deverão arcar com os custos de hospedagem.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu comemora 106 anos nesta quarta-feira (10). Foto: divulgação.

Foz do Iguaçu tem uma população superior a 250 mil habitantes e, em 2019, recebeu mais de 2 milhões de turistas – praticamente metade deles estrangeiros.

Live Solidária

Para marcar a retomada, a Usina de Itaipu será cenário de uma live solidária com o cantor iguaçuense Gabriel Smaniotto. No dia 10 de junho, que começará às 17h30, diretamente do Mirante Central, tendo como fundo a barragem da usina.

O show, transmitido em canais de parceiros, arrecadará fundos para os trabalhadores do turismo, um dos mais atingidos economicamente pela pandemia do coronavírus.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com a sua rede de contatos. Se tiver uma sugestão sobre o assunto, entre em contato com o De Olho no Mercado. 

Leia também:

Conheça a força da economia dos municípios lindeiros do Paraná

UniCesumar chega aos 30 anos com título de universidade e nota máxima na avaliação do MEC

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Foz do Iguaçu comemora 106 anos com reabertura de pontos turísticos”

Deixe uma resposta