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Digitalização do varejo é o tema da nova edição do Olist Talks; faça a sua inscrição

Marcelo Ribeiro, gerente de marketing do Olist, fala sobre a próxima edição do Olist Talks: adaptando o varejo físico para o digital; inscreva-se!

Adaptar o varejo nunca foi tão necessário. Pensando nisso, e buscando contribuir com o empresariado paranaense, acontece nesta quarta-feira (24), às 17h, mais uma edição do Olist Talks.

O evento, que acontece desde janeiro deste ano, reúne, em média, cerca de 400 lojistas por edição. E, desta vez, como se tornou online por conta da quarentena, a expectativa é ainda maior!

O tema da vez do Olist Talks é Adaptando o varejo físico para o digital.  E a cada semana abordaremos um assunto diferente relacionado a este tema central. 

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“O potencial é gigantesco. O fato de ser online nos abre portas de abrangência. Não estamos mais limitados à Curitiba,  vamos falar com pessoas do Brasil todo” . 

Marcelo Ribeiro, gerente de marketing do Olist


O Olist é uma plataforma de vendas com mais de 15 mil lojistas parceiros, também já vendeu produtos para mais de 3 milhões de clientes. A edição do Olist Talk sobre a digitalização do varejo vai indicar novas estratégias de vendas – até de reinvenção de negócios, podendo trazendo oportunidades para o giro de estoque e aumento de faturamento dos lojistas.

Podem participar do Olist Talks qualquer pessoa que tem interesse em saber mais sobre vendas online e sobre como o varejo está se adaptando ao chamado “novo normal”.

O De Olho no Mercado conversou com  Ribeiro sobre o que esperar do evento, que é gratuito. Também sobre as tendências para o setor. Confira a entrevista na íntegra.

Inscreva-se aqui no Olist Talks + RPC.

Edição online do Olist Talks é nesta quarta-feira (24), 17h, sobre digitalização do varejo. Na foto, a edição de fevereiro do evento, em Sorocaba, São Paulo. Foto: divulgação.

O que esperar do varejo pós-pandemia?

Acredito que haverá uma mudança de comportamento não só no varejo, mas nos hábitos em geral das pessoas. Estamos passando por uma transformação digital que levaria anos para acontecer. Há uma reinvenção acontecendo.  Inclusive, a transformação digital está sendo uma saída “forçada” para alguns.

E em relação aos consumidores também, estão vendo a comodidade e facilidade de fazer compras online, hábitos que devem prevalecer no pós-pandemia.

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É possível já traçar um comportamento de compra em meio a pandemia do coronavírus?

Com certeza! Houve um crescimento considerável de vendas online com a chegada da pandemia. Devido ao isolamento social muitas pessoas estão preferindo comprar pela internet e todo esse mercado vem se adequando para atender com agilidade, qualidade e preço justo.

Um exemplo interessante é o crescimento da categoria de games e brinquedos. Como as pessoas não estão saindo de casa, estão buscando outras formas de lazer e é aí que a venda online entra. Quem tiver melhor visibilidade e período de entrega curto, sai ganhando.

Em tempos como o de hoje, é possível vender somente offline?

O mundo das vendas é muito abrangente e muitos empreendedores ainda têm receio de migrar seu negócio. Com a chegada da pandemia nós estamos vivendo a transição digital muito rápido, o que de certa forma está mostrando a estes empreendedores que existem várias formas de iniciar as vendas online sem comprometer caixa com muito investimento. O Olist Talks vai abordar muitos temas relacionados à isso. Mostrando as possibilidades.

Aos lojistas, qual conselho dar?

Busquem alternativas e aumentem os canais de venda. É normal nesse período ter medo de modificar uma forma de venda que é certa. Mas para ter um crescimento diferenciado, é preciso testar novas tecnologias e não depender apenas de um canal.

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Para quem não está no online, por onde começar?

São inúmeras alternativas. O ideal é entender o que mais faz sentido para o negócio e iniciar os testes com calma. Justamente por isso que estamos realizando nosso evento online. Para abrir o leque de opções e deixar aberto para as escolhas.

Hoje nós temos um app chamado Olist Shops, completamente gratuito em que é possível realizar as vendas de forma personalizada através das redes sociais e WhatsApp. É uma ótima forma de começar a se digitalizar.

Para quem está no online, a concorrência só aumentou. Como se destacar?

Existem várias possibilidades de diferenciação e o destaque depende do público que aquele lojista quer atingir. Mas consideramos alguns bem importantes como a diversificação de portfólio, montagem de estratégia de venda (envolvendo divulgação, campanhas, inteligência de vendas para identificar os preços que estão sendo aplicados naquele produto específico) e buscar canais que tragam visibilidade e maior alcance.

Mas o principal desafio, e a dica que nós damos neste momento, é a atenção no cadastro dos produtos:

é primordial que você tenha uma boa foto, um bom título, uma descrição detalhada e um preço competitivo. Hoje o Olist consegue atender todos estes requisitos e ajudamos muito nossos lojistas nas descrições dos itens.

O Olist Talks Adaptando o varejo físico para o virtual.  É nesta quarta-feira (24), 17h. Inscreva-se! Clique aqui no Olist Talks + RPC =)


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