Menu Busca

Economia e Setores

Dia da Pizza: empresários do setor comentam sobre o prato tão popular

O dia 10 de julho é o Dia da Pizza. Empresários do estado destacam porquê a receita italiana é queridinha entre os brasileiros.

É tanta gente que gosta de pizza que, no Brasil, o prato ganhou um dia só dele, o 10 de julho. Receita tradicional italiana, em terras tupiniquins, a iguaria ganhou até condecoração da Unesco que, em 2017, elegeu a “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

E os números provam essa preferência. Dados da Food Consulting, de 2019, indicam que o segmento no país fatura na casa dos R$ 22 bilhões por ano. E dados do Instituto ConPizza, também do ano passado, mostram que  são comercializadas, aproximadamente, 1,5 milhão de pizzas por dia no Brasil. Ainda não há dados de 2020.

Prato para momentos felizes

Marcelo Oldra, da Chef´s Pizzaria, em Cascavel, justifica a paixão pelo prato. Para ele, a pizza é queridinha porque endossa o prazer do dividir. “Comer uma pizza é dividir a mesa com amigos, com a família. Momentos felizes sempre são acompanhados de pizza”, explicou.

Sobre o paladar do brasileiro, ele revela: “o brasileiro gosta da pizza bem recheada e com uma variedade de sabores. Sobre a massa, 95% dos clientes preferem a mossa tradicional, mais grossa”, declarou.

A Chef’s Pizzaria existe a sete anos em Cascavel. Foto: divulgação.

A Chef’s existe há sete anos na cidade. No início da operação na região oferecia o serviço de delivery. Hoje o empresário tem duas unidades do restaurante, uma dedicada a entregas e take away e outra à la carte. Atualmente, com a crise causada pelo coronavírus, 90% do faturamento da empresa de Oldra vem do delivery.

Os sabores mais vendidos na casa  são os tradicionais, como calabresa e quatro queijos. Entre os exóticos na Chef’s Pizzaria há um de bacon com geleia de abacaxi picante – também entre os mais pedidos.

Praticidade que encanta

Para Helen Naegeler, sócia-proprietária da Cantina Martignoni, que está em Ponta Grossa há 16 anos, além do prazer de promover o encontros, a pizza ganha adeptos também pela praticidade. 

“Quem nunca ouviu a expressão ‘Tudo acaba em pizza!’, não é mesmo?  E o brasileiro adaptou os sabores ao seu gosto e hoje é o prato mais tradicional para todas as horas do dia”, contou Helen. 

A empresária destaca que o grande diferencial da Cantina Martignoni – e que deixa a pizza mais saborosa  – é o preparo no forno a lenha. Somada a essa técnica, está a expertise do pizzaiolo chef,  que está junto à equipe desde a fundação do restaurante. 

“A gama de sabores também busca agradar a todos. Inclusive, há a a opção do cliente  montar sua própria pizza, é a ‘Pizza à moda do cliente'”, contou. 

Pizza da Cantina Martignoni, em Ponta Grossa. Foto: divulgação.

Prato democrático

Para Raphael de Paula Duarte Ferreira, proprietário da Domino’s Pizza de Maringá, não existe prato mais democrático do que a pizza. 

“Existe algo mais  democrático que um prato que é consumido quentinho no jantar mas, também, com o mesmo entusiamo, no café da manhã?”, brincou. 

A Domino’s Pizza existe há quase três anos em Maringá. Foto: divulgação.

 

Sobre o delivery em tempos de pandemia o empresário destacou que a rede Domino’s foi pioneira em lançar no mercado a entrega sem contato, na qual os cuidados com clientes e colaboradores estão em primeiro lugar, oferecendo um mecanismo de entrega seguro. 

“Tudo isso para melhorar o que mais amamos fazer, que é entregar uma pizza deliciosa, com eficiência e diversão”, falou. 

Dia da Pizza

Nascida na Itália, a pizza encontrou em São Paulo muitos admiradores. Tantos que, em 1985, o então secretário de turismo Caio Luiz de Carvalho promoveu um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de margherita e mozarela. O concurso fez tanto sucesso que o dia do seu encerramento, 10 de julho, tornou-se o Dia da Pizza.

Leia também:

Foz do Iguaçu lança plataforma de vendas online para incentivar o comércio local

Mercado imobiliário do Paraná dá os primeiros sinais de recuperação

Artigos relacionados

0 respostas para “Dia da Pizza: empresários do setor comentam sobre o prato tão popular”

Deixe uma resposta