Menu Busca

Coronavírus

Lojas MM antecipa digitalização das vendas

Rede de varejo implanta estratégia de vendas multicanal durante pandemia e tem resultados positivos

varejo
Portfólio das Lojas MM inclui sofás, camas, móveis para diversos ambienetes, eletrodomésticos e eletrônicos. Fotos: Divulgação/ Lojas MM

Se preferir, OUÇA este conteúdo 👇 

Enquanto muitos do varejo contabilizam perdas financeiras, a rede de móveis paranaense Lojas MM vem se destacando por implantar de forma rápida uma estratégia de vendas multicanal e com foco no relacionamento com o cliente. E isso está ajudando a empresa a driblar os números preocupantes do setor.

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em junho, as vendas no varejo caíram em 24,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. 

O diretor comercial das Lojas MM, Marcos Camargo, conta que logo que a quarentena começou, ainda em março, a rede se mobilizou para antecipar um projeto de “virada digital” que já estava em andamento. Isso fez com que as vendas não caíssem no mês de abril. Números positivos também foram alcançados nos meses de maio e junho.

“Já vínhamos nos preparando para uma ‘revolução silenciosa’, ocasionada pela mudança no hábito de consumo. Já  era algo que estávamos percebendo nas lojas.” Marcos ressalta que o projeto tem como ponto de partida a jornada do consumidor online.

“Hoje, o cliente tem novas formas de compra. Ele vai para a internet pesquisar e obter mais informações. Mas ele ainda gosta de ir na loja física ver o produto. É uma cultura omnichannel, ou multicanal, tendência que já era observada no setor e que fazia parte dos planos das Lojas MM. O que aconteceu foi que antecipamos esse projeto.”

 

 

 

Varejo em transformação

Partindo do princípio de que o cliente é digital, a rede implantou a campanha “É do seu jeito”.  A estratégia é mostrar que o consumidor tem diversas possibilidades para realizar sua compra sem sair de casa. E que é ele quem ele irá escolher onde quer comprar e de que forma irá pagar. “Ele pode fazer a compra no site, no aplicativo ou pelo canal que criamos no WhatsApp, o MM Zap. Pode escolher se quer receber em casa ou se quer retirar em loja. E também de que forma prefere pagar”, explica Marcos.

Outra estratégia de sucesso foi o MM Delivery, implementado no mês de junho. Pelo sistema, o cliente tem acesso a diversas formas de pagamento. “Ele pode comprar à vista (dinheiro), no cartão de débito ou de crédito. A novidade agora é que ele pode fazer essa compra parcelada no carnê, sem precisar ir até uma loja. Fomos uma das primeiras redes a trazer essa possibilidade”, ressalta Marcos.

O sistema é simples e intuitivo: o cliente faz um o cadastro, escolhe o produto, a forma de pagamento, o vencimento e em quantas vezes quer pagar. “A segurança é garantida por um sistema de assinatura digital. Depois de concluído o processo, o cliente recebe seu produto em sua casa, com toda a segurança.”

Comunicação 

Para comunicar todas as novidades aos clientes, a rede investiu em ações assertivas de marketing e comunicação.  Uma dessas ações foi o investimento em mídias de grande alcance. “Passamos a fazer um patrocínio do jornal da noite da RPC, que foi fundamental e ‘caiu com uma luva’ em nossa estratégia. Dessa forma,  conseguimos levar para um maior número de pessoas a mensagem de que o cliente pode decidir como fazer sua compra para nossos clientes.”

Ele reforça que a loja agora é um conceito e que ela está “onde o cliente está”. “Todas essas ações estão conseguindo fazer com que a gente passe por esse vendaval com bons resultados.”

Ibaiti

Leandro Andrade dos Santos, que é gerente de vendas das Lojas MM da cidade de Ibaiti, no interior do Paraná, reforça que facilitar as novas experiências de compra para os clientes trouxe bons resultados.

varejo“Durante esse período a empresa não deixou de se atualizar e modernizar seu sistema de vendas a distância. Levamos o MM para dentro das casas. Logo que a pandemia se alastrou em meados de abril e o comércio teve o primeiro fechamento, a empresa já estava preparada para lidar com a situação.”

 

 

 

 

 

Leandro conta que a equipe recebeu ferramentas essenciais para trabalhar e continuar atendendo os clientes. E isso mesmo com as lojas fechadas ou com horários reduzidos. Delivery, telefone, Facebook e, principalmente, o WhatsApp estão sendo muito importantes. “O cliente recebe todas as informações necessárias,  como fotos dos produtos, descrição, preço, condições de pagamento. E ele pode fechar a compra no conforto de sua casa. Nossos profissionais de entrega levam o produto até o cliente com todas as proteções necessárias para a sua segurança.”

Ponta Grossa

Ralgefferson Alves de Oliveira, que é  gerente das Lojas MM em Ponta Grossa, destaca também a importância da capacitação rápida da equipe.

varejo“Para que a equipe acompanhasse as mudanças, a empresa rapidamente disponibilizou cursos para o desenvolvimento dos colaboradores. Isso ajudou a sanar dúvidas dos vendedores e equipe, norteando um caminho para manter e conquistar novos clientes.”

 

 

 

 

Ele observa que as novas formas de compra também foram novidade para muitos clientes, mas que eles rapidamente se adaptaram. “Isso contribuiu para que as lojas tivessem números expressivos de vendas.”

Telêmaco Borba

Irene Palczuk é gerente  das Lojas MM na cidade de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, no Paraná. Ela destaca a aproximação com o cliente como resultado dessas estratégias.

varejo_lojasMM_Irene Palczuk “Tem sido bastante estratégico e estamos conseguindo nos aproximar dos clientes, mesmo sem o contato físico. Os gerentes também têm trabalhado ativamente nesse processo, inclusive divulgando seu telefone em alguns grupos e se colocando à disposição. Com relação à aceitação, tem sempre nos surpreendido, pois muitas vezes criamos até um vínculo de amizade. O cliente fica sempre muito agradecido pela nossa dedicação em atendê-lo.”

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Fale com a nossa equipe para sugestões de pautas e outras oportunidades de negócios.

Leia mais:

Agências veiculam e falam da importância de trabalhar marca

O papel das associações comerciais na retomada do comércio

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Lojas MM antecipa digitalização das vendas”

Deixe uma resposta