Menu Busca

Economia e Setores

Planejamento 2021: 6 dicas de empresas paranaenses de sucesso + apostas do DeOlho para aproveitar Fevereiro

Executivos (as) compartilham dicas valiosas para 2021. Confira também: dicas que a nossa equipe de Marketing da RPC destaca neste mês de fevereiro.

  É hora de incrementar o planejamento 2021 com novas ideias para o seu negócio! A partir de agora, vamos trazer a cada mês uma curadoria de destaques (datas do calendário comercial, eventos, datas sazonais e outras oportunidades). Uma forma de inspirar o seu planejamento e contribuir para você se antecipar e não deixar nenhuma oportunidade passar.

É hora de incrementar o planejamento 2021 para alavancar os negócios. Foto: Pressfoto.

É hora de incrementar o planejamento 2021 para alavancar os negócios. Foto: Pressfoto.

 

📌 Nossa curadoria: Fevereiro de 2021

As apostas do DeOlhoNoMercado para aproveitar o mês!

Nossa equipe de Insights de Mercado, aqui do Marketing da RPC, Cristina Nascimento, Maiara Benjamin e Renata Mateus, destacam algumas oportunidades para este segundo mês do ano, confira:

 

 

 

📌  Dicas do mercado: 6 dicas de empresas paranaenses de sucesso

Para inspirar o planejamento 2021, conversamos com executivos de empresas paranaenses de sucesso para conhecer seus segredos e também novidades para os próximos meses.

Confira as principais dicas de inovação, oportunidades e vendas que podemos aprender com eles e incorporar ao planejamento 2021:

1. Resolver problemas internos pode ser uma poderosa forma de inovar e criar novos produtos

Conhecido pelo pioneirismo em serviços inovadores, como a Flower Machine e Esalpet Machine, o curitibano Grupo Esal – que engloba as empresas Esalflores e Esalpet – saiu na frente ao criar sua própria startup de inovação, a Esallabs. A iniciativa surgiu a partir da dificuldade de encontrar soluções para atender às demandas internas.

“Havia muita dificuldade em encontrar sistemas específicos para pet shop e floricultura, que atendesse a todas as nossas necessidades. Mesmo com empresas muito boas, queríamos ter coisas novas, soluções rápidas e ágeis. Com isso, acabávamos sempre entrando num roadmap que nos deixava angustiados. Então, partimos para um desenvolvimento próprio que veio ganhando força e principalmente agilidade”.

Bruno José Esperança - diretor-geral - Grupo Esal - Foto Ligia Lagos

 

O diretor geral do grupo conta que o Esallabs desenvolve sistemas completos e ao mesmo tempo bastante complexos. “Conseguimos atender desde as demandas de pequenas empresas até médias e grandes com multifiliais”, explica ele.

Para 2021, a expectativa do Grupo Esal é de lançar essas soluções tecnológicas para o mercado. O diferencial desses softwares é que já foram testados dentro dos ambientes do Grupo Esal. “Para o segundo semestre queremos apostar no compartilhamento dessa tecnologia através do licenciamento”, revela.

 

 

2. Continuar a acreditar, mesmo em meio às dificuldades

Por mais clichê que pareça, acreditar é parte fundamental para uma empresa obter sucesso. E para o planejamento 2021 não é diferente.
Se pudesse dar um conselho para o empresário paranaense que está montando seu planejamento anual, em meio à pandemia, Esperança aconselha a seguir acreditando.

“Sempre digo que empreender é algo de longo prazo. As dificuldades estão aí, mas vamos seguir acreditando, nos cuidando, cuidando de nossos familiares e certamente a recompensa virá”, recomenda.

3. Capacitar, desenvolver e dar abertura para os colaboradores é investir no sucesso da empresa

Investir nos principais ativos de uma empresa – os colaboradores – é uma das principais dicas do gerente de estratégias e projetos da curitibana Tintas Verginia, Eduardo Bathke.

“É preciso estar próximo das equipes, conversar, não deixar que o isolamento social nos distancie da nossa empresa e das nossas pessoas. Estar sempre aberto, nunca se fechar para escutar críticas e achar que nós como empresários temos a resposta para tudo. Muitas das ideias, da inovação e das grandes respostas estão no dia a dia, com os colaboradores, com quem vive a rotina.”

 

Eduardo Bathke - gerente de estratégias e projetos - Tintas Verginia

Bathke, inclusive, atribui o sucesso nos resultados alcançados pela empresa em 2020 ao investimento na capacitação e desenvolvimento da equipe. “É ser humano em essência, mostrar que está próximo, querendo cuidar e realmente cuidar. Isso só pode ser feito através da proximidade dos donos do negócio, capacitação e desenvolvimento”, pontua.

O cuidado com os colaboradores ocupa posição especial no planejamento 2021. “Dar abertura para as pessoas dentro da empresa, estar próximo a elas, conversar, capacitar, dar treinamento – nem da parte técnica, mas de comunicação, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal – tudo isso a gente vai continuar fazendo”, afirma.

4. Mais importante do que ter um planejamento claro é compartilhar com os colaboradores os planos da empresa

Outro conselho compartilhado pelo executivo da Tintas Verginia é o compartilhamento de informações sobre o rumo do negócio.

“Ter um planejamento claro para que todas as equipes e departamentos saibam para onde a empresa quer ir. Esse planejamento não pode ficar só na mão do empresário, ele tem que ser divulgado, apresentado e compartilhado com todos os colaboradores e acompanhado”, recomenda.

Com 30 lojas no Paraná, a empresa segue otimista com o planejamento 2021, com previsão de expansão para fora do estado e até mesmo o lançamento de um novo site.

“Além da previsão de abrir novas lojas dentro do Paraná, uma das grandes novidades para este ano é que vamos lançar duas ou três novas lojas em Florianópolis, Santa Catarina. Outra novidade é que pretendemos lançar um novo site. Nosso e-commerce já vai fazer cinco anos, sentimos a necessidade de renovar”, detalha.

5. Por trás de toda carência existe uma oportunidade de mercado

Se por trás de toda necessidade existe uma oportunidade, na área de saúde não é diferente. Atento à oferta de unidades hospitalares para a população de Maringá, um grupo de médicos se reuniu para investir no maior complexo hospitalar do Sul do Brasil: o Unique Medical Center.

“Maringá é uma cidade pujante com indicadores socioeconômicos fantásticos. Mas carece de uma unidade hospitalar de ponta, moderna, tecnológica, humanizada, com o que tem de mais atual em equipamentos no mundo. A cidade, o Paraná e a região Sul do Brasil merecem um hospital à altura de sua população para que tenham efetivamente uma saúde de qualidade, humanizada, com segurança para os médicos e para os pacientes”.

 

Roberto Madid - CEO do Unique Medical Center

O empreendimento é inspirado em países de primeiro mundo e será construído em um complexo composto por duas torres interligadas no Jardim São Conrado. Em um terreno de 10,8 mil metros quadrados, deverá gerar mais de três mil empregos diretos.

Conheça mais detalhes sobre o projeto Unique Medical Center:

  • 237 salas/consultórios
  • 200 leitos de internação
  • 24 leitos de UTI
  • 10 salas cirúrgicas
  • Pronto-socorro 24 horas
  • Clínica cirúrgica
  • Centro de diagnóstico completo
  • 20 lojas de conveniência interligando as duas torres
  • E aproximadamente 800 vagas de estacionamento

Unique Medical Center

Para 2021, Madid conta que as expectativas se concentram nas vendas dos consultórios e no início das obras. “Pretendemos manter o sucesso de vendas das salas e consultórios e iniciar as obras em março”, explica. A inauguração do Unique Medical Center está prevista para o mesmo mês em 2023.

6. Acompanhar o cenário econômico é essencial para conquistar resultados expressivos

De olho na baixa de juros do cenário econômico atual, a Ademicon – que já existia no mercado desde 1991 como holding da Ademilar e se fundiu com a Conseg em 2020 – está focada nas oportunidades de rentabilidade que o consórcio oferece. Para este ano, apresentará novidades em relação a novos produtos.

“Continuaremos trabalhando com o seguro de vida prestamista no consórcio, um produto que traz benefícios e proteção, especialmente em um momento de pandemia. Queremos reforçar isso este ano, oferecendo cada vez mais segurança aos nossos clientes. Também seguimos com o papel voltado à responsabilidade social, apoiando hospitais e instituições beneficentes por meio de leis de incentivo fiscal e recursos diretos”.

 

Tatiana Schuchovsky Reichmann - CEO - Ademicon - Foto Mauro Campos

A executiva revela ainda os principais lançamentos previstos no planejamento 2021:

“No primeiro trimestre, teremos o lançamento da marca Ademicon e megainaugurações online de unidades de negócio. No segundo semestre, promoveremos a Convenção Ademicon, que mais uma vez será totalmente online em razão do cenário de pandemia. Por fim, em novembro, apresentaremos a campanha da Black Friday Ademicon, que também foi realizada no ano passado e rendeu bons resultados”, detalha.

Faça do planejamento 2021 um aliado para o sucesso nos negócios

Começo de ano é uma época marcada por incertezas. Contudo, ao planejar ações é possível tirar máximo proveito das oportunidades presentes no calendário e evitar surpresas desagradáveis.

 

*******************

 👀  Inspirou? Conte com a gente para gerar ideias, planejar ações e encontrar soluções de comunicação para atrair o seu público e alavancar as suas vendas

*******************

Confira também:

Shop RPC: conheça a nova solução de comunicação para o varejo

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Planejamento 2021: 6 dicas de empresas paranaenses de sucesso + apostas do DeOlho para aproveitar Fevereiro”

Deixe uma resposta