Menu Busca

Economia e Setores

Motivação da equipe e fidelidade do cliente estão entre os desafios do profissional de marketing

Confira depoimentos de profissionais de marketing de destaque do mercado paranaense sobre o dia a dia da profissão

Nesta semana, o Blog De Olho no Mercado traz uma série de conteúdos para homenagear o profissional de marketing. Tudo para entrar no embalo do dia 8 de maio, quando comemoramos o dia deles! Entre as funções do trabalho de marketing estão o posicionamento de marca, a melhora do relacionamento com os clientes e o desenvolvimento de ações que resultem em resultados financeiros efetivos. E em um mercado ágil, estar ligado nas novidades e transformações faz da rotina nessa área um constante desafio.

Conversamos com profissionais em destaque no mercado paranaense para trazer um pouco desses desafios de quem vive o marketing em seu dia a dia. Eles também compartilham o que esperam para o ano de 2021.

Confira alguns depoimentos:

Vitor Rodrigo Pereira, Gerente de Marketing e CRM da empresa Vectra Construtora, de Londrina 

Vitor conta que seu maior desafio na profissão foi ir para Londrina no início de uma pandemia para assumir a gestão de marketing de uma empresa consolidada e muito bem posicionada como a Vectra. “Para o segmento da construção, os eventos de lançamento e entrega sempre foram estratégias muito fortes para o conhecimento e credibilidade.”

Em 2021, ele conta que o objetivo é aproximar a Vectra ainda mais da comunidade. Para comemorar o aniversário de 25 anos da empresa, irão lançar  uma campanha com um novo propósito e nova identidade visual. “O slogan que traduz esse propósito é ‘o verdadeiro valor da vida’. Nós queremos acrescentar vida à vida das pessoas. Com a pandemia, o mercado exigiu uma reconfiguração dos espaços e adaptação das moradias. E a gente vem projetando isso nos nossos empreendimentos. E, claro, queremos comunicar esse valor em nossas campanhas e ações.”

 

Tiago de Oliveira, Diretor Comercial e de Atendimento na Marca Publicidade, de Londrina

Tiago de Oliveira conta que é difícil apontar um desafio específico. “Não posso citar apenas um. Todos os dias acordamos aguardando o desafio que virá pela frente. Acredito que buscar clientes, mostrar o que você pode oferecer, as alternativas dentro de um determinado potencial de investimento e gerar resultados são desafios diários, corriqueiros, dentro da nossa profissão.”

 

Ele conta ainda que alguns clientes acreditam que, ao contratar uma agência, terão todos os seus problemas solucionados. “Já é um grande passo fazer isso, mas não é tudo.” Para ele, no panorama em que vivemos, no qual as notícias e os rumos mudam de hora em hora, manter o cliente devidamente assistido é “fazer acontecer”.

“Em um mundo de incertezas, nossos principais clientes não se afastaram. Pelo contrário, se aproximaram ainda mais para um trabalho a quatro mãos. E isso tem gerado resultados muito positivos a todos. Aproveito aqui para dizer que temos clientes com 17 anos de casa, desde o nosso início. Para esses clientes temos que fazer acontecer todos os meses. Não podemos deixar de inovar.”

 

Diego Santos, Gerente de Marketing na Hayamax, de Londrina

Para Diego, o maior desafio de sua carreira foi quando ele foi convidado para assumir a gestão do marketing do grupo Hayapek, do qual a Hayamax faz parte. “Assumi uma equipe em construção, com muita demanda parada e atrasada. Então, fizemos um processo de transição para a nova metodologia de trabalho, organizando a casa. Foi bem difícil, mas com paciência e dedicação, conseguimos reverter. Hoje, sou bem feliz por ter uma equipe completa e por conseguirmos dar conta das demandas do grupo.”

Para 2021, Diego ressalta o foco no cliente, entendendo suas demandas e trazendo soluções e resultados.

“Vamos nos reinventar para realizar melhorias constantes em nossos meios de comunicação. Porque nosso objetivo é atingir os nossos clientes de uma forma mais intuitiva e objetiva, e estreitar as relações deles com a nossa empresa e marcas. Com passos fáceis e lógicos, queremos criar circunstâncias em um ambiente de compras em que a nossa empresa seja vista como uma solução viável para os negócios e empreendimentos dos nossos clientes.”

 

Camilla Lelis, Analista de Marketing de Produto Grupo Uninter, de Curitiba

Para Camilla, o maior desafio na carreira foi a adaptação com a pandemia. “Sair de um espaço físico, montar um escritório em casa e se acostumar com isso, foi sem dúvida o maior desafio. Também a forma que todas as empresas tiveram que se reinventar, recriar processos, criar novas maneiras de vender, captar clientes.”

 

Para 2021, ela acredita na importância de se manter resiliente frente a este tempo tão desafiador. É preciso lidar com as adversidades e continuar ousando, pensando fora da caixa. “Já que conseguimos nos adaptar e enfrentar tantas coisas diferentes nesses momentos de incertezas, o fazer acontecer em 2021 será continuar trilhando esse caminho desafiador em todos os campos da vida.”

 

 

Claudir Sales de Lima, coordenador de comunicação da Sercomtel, de Londrina

A pandemia também foi o grande desafio apontado por Claudir Sales de Lima, que atua há 31 anos na área de comunicação mercadológica.  Além disso, ele pontua a dinâmica do mercado também como algo que merece atenção do profissional.

 

Para 2021, a meta profissional de Claudir é a finalização do doutorado. “Minha tese é na área de comunicação mercadológica, que é a área em que atuo.  Então, além de contribuir com meu crescimento como profissional, me possibilita entender mais a fundo os movimentos mercadológicos e sociais.”

 

 

Leonardo Raduy, Diretor de Inovação Comercial do Grupo Madero, de Curitiba

Para Leonardo, que até o mês de abril ocupou o cargo de diretor de marketing do Grupo Condor, o maior desafio de sua carreira aconteceu em março de 2020. “Quando a pandemia apareceu de supetão, eu tinha dois meses no grupo. Com um time de 50 pessoas, tive que aprender a gerenciar uma crise que talvez só tivesse acontecido 100 anos antes, em uma época em que os negócios eram diferentes”, observa.

Ela conta que foi preciso adotar medidas que conseguissem equilibrar a segurança e os cuidados com a missão que o Condor tem de servir os paranaenses e catarinenses. “Ao mesmo tempo, tivemos que manter um time focado e entregar resultado.”

Para 2021, Leonardo conta com outro grande desafio. ” Assumi a direção de inovação comercial do Grupo Madero. Nossa missão é levar toda a qualidade dos restaurantes para a vida digital das pessoas.”

 

 

Marcos Giovanella, Head de Marketing do Banco Bari, de Curitiba

Enfrentar o desafio de lançar um banco digital em um mercado  complexo foi um dos desafios mais difíceis que Marcos Giovanella já enfrentou em sua carreira.

“Temos muitos players já estabelecidos. E também o  desafio adicional de sermos um banco com forte presença local, mas que tem uma boa carteira pelo Brasil, especialmente Sul e Sudeste. Colocar isso em pé, com a ajuda de toda a empresa, sem duvidas é algo particularmente complexo.”

Além disso, ele ressalta o fato de, desde março do ano passado, trabalhar com equipes remotas como um “tempero adicional”, que torna o desafio mais complexo, mas também mais empolgante.

“Trabalhamos duro de forma remota para manter as entregas em dia e entregar para nossos clientes a melhor experiência em um banco digital.”

Marcos vê 2021 ainda como um ano desafiador.  “Estamos trazendo inovações no mercado nacional que são bastante significativas. Temos uma Multiconta e a Conta Objetivo, que permite ao cliente poupar dinheiro para atingir sonhos. Fazer disso uma grande experiência para nossos clientes é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores entregas para 2021. É claro, também estamos trabalhando forte no mercado imobiliário, que é o core do banco Bari. Então, manter a operação a pleno vapor, enquanto construímos o banco digital, é o objetivo para 2021.”

<<< Confira outros depoimentos de profissionais de marketing do Paraná!

 

Procura soluções de comunicação para divulgar sua marca? Fale com a gente

Leia Mais 

<<< Dia das mães: Conheça o perfil das mães paranaenses

<<< SocialHackaCom: desafio de inovação aberta com propósito

<<< RPC recebe selo de empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Motivação da equipe e fidelidade do cliente estão entre os desafios do profissional de marketing”

Deixe uma resposta