Menu Busca

Economia e Setores

Oportunidades comerciais para junho, julho e agosto

Faltam 6 meses para o fim do ano e são muitas as oportunidades de relacionamento, aquisição e fidelização de clientes. Aproveitar datas comemorativas é uma delas.

Faltam seis meses para o ano terminar e são muitas as oportunidades para relacionamento, aquisição e fidelização de clientes. 

Aproveitar datas comemorativas é uma opção que  pode ser explorada de várias formas: desde o bom e velho anúncio de produtos sazonais até o engajamento com públicos que têm afinidade com o evento. 

O Dia dos Namorados é a data mais importante para o comércio nos próximos 3 meses seguida do Dia dos Pais.

E existem várias outras celebrações que podem render bons frutos, como Dia de São João, Jogos Olímpicos, Dia do Amigo e Dia Internacional do Gamer, para citar apenas algumas. 

Continue neste post para conferir o que está por vir no calendário junho, julho e agosto para planejar suas próximas ações de marketing e vendas.

📌 Dia da Imprensa (1)

Comemorado no dia 1º de junho, o Dia da Imprensa faz menção à data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Um marco para repensar a importância da imprensa para a sociedade da informação. 

Esse meio de comunicação formado por jornais, revistas, rádio e televisão é hoje considerado por muitos como o quarto poder. Uma alusão aos três poderes políticos formados pelo Executivo, Judiciário e Legislativo.

A data pode ser aproveitada por meio de reflexões e homenagens a veículos da imprensa e sua relevância para a liberdade de expressão.

📌 Dia Mundial do Meio Ambiente (5)

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente é 5 de junho. Uma data que chama a atenção de todo o mundo para os problemas ambientais e importância da preservação dos recursos naturais. Um contexto interessante para marcas que querem executar ações de marketing que exaltem sua responsabilidade ambiental e atenção à sustentabilidade.

📌 Dia dos Namorados (12)

No dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma oportunidade de celebrar o amor e alavancar as vendas.

Já no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é a data perfeita para hotéis, lojas de presentes e restaurantes oferecerem ofertas e promoções especiais. Os casais aproveitam a oportunidade para celebrar o amor e o companheirismo.

📌 Dia do Turista (13)

Por mais que o momento atual não seja o ideal para quem gosta de viajar, as empresas de turismo e hotelaria podem sim aproveitar o Dia do Turista estrategicamente.

Que tal despertar aquele sentimento de saudade de explorar lugares novos? Ou então oferecer descontos para quem quer planejar uma viagem? São algumas ideias que podem gerar resultados em vendas no calendário abril, maio e junho. 

📌 Dia do Revendedor (20)

No dia 20 de junho é o Dia do Revendedor, data que comemora a profissão daqueles que vendem produtos e serviços de modo autônomo. Uma oportunidade para homenagear aqueles que ajudam a aumentar as vendas de maneira independente.

📌 Dia do Profissional de Mídia (21)

No dia seguinte, 21, a homenagem vai para os profissionais de mídia. 

Mais do que um intermediador entre clientes e veículos, o profissional de mídia hoje assume um papel ainda mais relevante. Além de garantir uma comunicação assertiva, traz em sua bagagem a inteligência de mercado necessária para criar as melhores estratégias.  

📌 Início do Inverno (21)

No mesmo dia, acontece a mudança de estação e a chegada do período das mais baixas temperaturas do ano. O Outono vai embora logo nos primeiros minutos do dia dando espaço ao Inverno, que tem início às 0h32 e vai até 22 de setembro.

É também nessa virada que as marcas da moda aproveitam para lançar novas tendências. Mais uma sazonalidade para ficar de olho no calendário abril, maio e junho.

📌 Dia de São João (24)

O Dia de São João, o conhecido Santo Festeiro da igreja católica, é comemorado no dia 24 de junho com as tradicionais festas juninas.

Mesmo que a pandemia impossibilite a realização desses animados eventos em clubes e escolas, nada impede que as marcas explorem a temática. Levar elementos juninos para os pontos de venda físicos e virtuais é uma ideia. Mas também é possível aproveitar a oportunidade sazonal para oferecer produtos e serviços para as famílias criarem seus próprios arraiás respeitando o isolamento.

📌 Dia Internacional do Orgulho Gay (28)

Dia do Orgulho Gay abre a oportunidade para promover a inclusão e respeito à diversidade. Crédito: Pixabay.
Dia do Orgulho Gay abre a oportunidade para promover a inclusão e respeito à diversidade. Crédito: Pixabay.

No dia 28 de junho é tempo de celebrar a diversidade! Uma data para levantar a bandeira da luta por igualdade e respeito ao público LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e outras variações de sexualidade e gênero).

Para apoiar a causa, a dica é planejar ações ou até mesmo campanhas. A ação deve mostrar como sua empresa promove a inclusão e respeito à diversidade. E deve ser muito bem planejada dentro do calendário abril, maio e junho.

📌 Social Media Day (30)

Mais recente do que as demais datas comemorativas do calendário abril, maio e junho, o Social Media Day ou Dia das Mídias Sociais é em 30 de junho. Uma forma de comemorar o impacto e toda a transformação causada pelas mídias sociais na sociedade atual.

📌 Dia Internacional das Cooperativas (03)

Anualmente, no primeiro sábado de julho, é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas. A data é lembrada por cooperativas de todo o mundo desde 1923 e foi proclamada oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da Aliança Cooperativa Internacional ACI em 1995. O objetivo é promover a conscientização das cooperativas.

📌 Dia Mundial do Chocolate (07)

A palavra chocolate, ou xocoatl como chamavam os Maias, significa “alimento dos deuses”. Não é difícil entender o porquê dessa denominação. O chocolate libera serotonina e endorfina, que trazem a sensação de bem-estar e bom humor. Além, é claro, de ter um sabor delicioso. Quem resiste a essa doce tentação?

📌 Dia do Panificador (08)

Quem resiste a um pão quentinho saindo do forno? Ele está na padaria, no mercado, na farmácia e até no posto de combustível. Pode ser caseiro, recheado, de fermentação natural ou industrializado. Um alimento popular e sagrado para muitas pessoas. Movimenta uma grande cadeia produtiva, cuja parte mais importante fica a cargo do Panificador.  São muitas as oportunidades para aproveitar o dia desse profissional.

📌 Dia da Pizza (10)

Muita gente gostaria que todo dia fosse dia de pizza, mas a data oficial é 10 de julho. E não é só pizzaria que pode aproveitar a ocasião para movimentar as vendas, toda a cadeia de insumos também pode entrar na comemoração. E, com um pouco de criatividade, até quem realiza atividades que não tem nada a ver com pizza pode tirar proveito da popularidade desse prato.

📌 Dia do Engenheiro Florestal (12)

Desenvolver técnicas de aproveitamento e melhoria de produtos florestais, fiscalizar empresas que utilizam recursos florestais, realizar o manejo florestal para melhor produtividade no plantio e comércio de madeira são algumas das funções ocupadas pelo Engenheiro Florestal. Profissão relacionada ao desenvolvimento sustentável de florestas nativas e plantadas, tema atual e importante para a economia e preservação. Mais uma data que pode servir de gancho para posicionar empresas ou homenagear profissionais.

📌 Dia Mundial do Rock (13)

O Rock tem muitos fãs no Paraná, sobretudo em Curitiba, que costuma reunir grandes públicos nos shows e festivais, além de ter vários bares e estabelecimentos dedicados ao gênero. É um nicho fiel que gosta de se ver representado. O cenário atual criou uma demanda reprimida que pode ser aproveitada pelas empresas que têm um pouco de rebeldia na sua essência.

📌 Dia do Comerciante (16)

Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio passou por muitas transformações, porém a essência permanece a mesma: suprir as necessidades e desejos do consumidor. O comerciante sabe antecipar tendências, ouvir o cliente, ser criativo e aproveitar oportunidades.

📌 Dia do Amigo (20)

Quem tem um amigo de verdade, daqueles que comemoram as conquistas, ouvem as angústias, defendem mesmo quando você está errado – e depois dão um belo puxão de orelha, sabe o valor que tem essa amizade. Por isso, essa data, que é comemorada no dia 20 de julho, pode ser aproveitada pelas marcas e empresas tanto para se posicionarem como amigas dos clientes, quanto para valorizarem esse laço entre as pessoas.

📌 Jogos Olímpicos (23)

Os Jogos Olímpicos de verão de 2020 estão programados para acontecer na capital japonesa, Tóquio, entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. A data original era julho e agosto de 2020, mas o evento foi adiado devido à pandemia. Os Jogos envolvem mais de 11 mil atletas de 205 países, com mais de 339 eventos sendo realizados em 42 locais. O Brasil tem 246 atletas classificados para participar da competição. A transmissão em canal aberto será exclusiva da Globo.

📌 Dia do Escritor (25)

Do saudoso e célebre Paulo Leminski ao reservado e lendário Dalton Trevisan, passando pelo aclamado Cristóvão Tezza e pela inesquecível Helena Kolody, o Paraná é celeiro de escritores brilhantes. Seja por meio de poesia, conto ou romance, os escritores são capazes de traduzir sentimentos em palavras e trivialidades em histórias envolventes. Conseguem criar revoluções sem armas e viagens sem deslocamento. Uma ótima oportunidade para se conectar com os clientes por meio da cultura e valorizar as raízes.

📌 Dia do Agricultor (28)

O Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho, é uma excelente oportunidade para valorizar os trabalhadores de uma das principais atividades econômicas do Paraná. Da agricultura familiar ao agronegócio, esse profissional é responsável por garantir o plantio e a colheita dos produtos cultivados no estado.

📌 Dia Nacional da Farmácia (5)

Originalmente, as boticas, como eram conhecidas as farmácias, eram locais para a manipulação de medicamentos. Medicina e farmácia eram uma só profissão, cuja principal função era conhecer e curar doenças. Hoje, além dos medicamentos, as farmácias vendem produtos de higiene e beleza, conveniências e até alimentos. No dia 5 de agosto celebra-se esse setor que virou parte do dia a dia das pessoas e foi um dos poucos que permaneceu aberto durante toda a pandemia.

📌 Dia dos Pais (8)

No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais no Brasil. A data nasceu por motivações comerciais, com o intuito de atrair anunciantes e movimentar o comércio. A iniciativa deu certo e a data disputa com o Dia das Crianças o 4º lugar no calendário comercial. Além de presentear, a comemoração é um importante marco para destacar a importância do vínculo entre pais e filhos e do papel dos pais na família.

📌 Dia Nacional do Biodiesel (10)

O biodiesel é um combustível renovável produzido à base de óleos de origem vegetal ou animal. Uma das suas principais vantagens é a menor emissão de gases poluentes. O Brasil é um dos maiores fabricantes do mundo e o Paraná está entre os 6 principais estados produtores. Em um país onde o principal modal para transporte de cargas é o rodoviário, a produção e o preço dos combustíveis afeta todos os setores. Por isso a importância de alternativas ao combustível fóssil.

📌 Dia da Televisão (11)

A TV Tupi, primeira emissora do Brasil, foi inaugurada em 1950 pelo empresário Assis Chateaubriand. Mais de 70 anos depois, o aparelho está presente em quase 97% dos lares brasileiros, de acordo com o IBGE. São aproximadamente 207 milhões de brasileiros impactados pela programação das principais emissoras abertas. Assuntos pautados em telejornais, reality shows e novelas repercutem rapidamente nas redes sociais e mostram a influência da TV.

📌 Dia Internacional da Juventude (12)

O Dia Internacional da Juventude é celebrado em 12 de agosto por resolução da Assembleia Geral da ONU. Anualmente, a Organização das Nações Unidas propõe um tema para que jovens de todo o mundo organizem atividades de impacto por um determinado período a partir do dia 12 de agosto. O objetivo é incentivar os jovens a serem protagonistas, seja para fomentar assuntos importantes, propor debates ou criar soluções inovadoras. Em 2020 o Brasil foi o país que mais realizou atividades e essa é uma ótima oportunidade para empresas e pessoas se aproximarem da juventude e contribuírem para o fortalecimento das suas iniciativas.

📌 Dia do Economista (13)

Essencial para o mercado, economista é o profissional que estuda fatos históricos, dados e estatísticas para detectar tendências na atividade econômica, níveis de confiança na economia e atitudes do consumidor. A profissão foi oficializada no Brasil no dia 13 de agosto de 1951, sendo essa a origem da comemoração da data.

📌 Dia Nacional do Ciclista (19)

São muitos os motivos para comemorar o dia do ciclista. A bicicleta é meio de transporte não poluente, lazer individual ou para a família, esporte olímpico e atividade física recomendada por médicos. A data também representa conscientização para a segurança e respeito no trânsito. Em 19 de agosto de 2006 o biólogo Pedro Davison faleceu após ser atropelado enquanto pedalava. O caso foi o primeiro julgamento em Brasília como crime doloso de trânsito.

📌 Dia Mundial da Fotografia (19)

A primeira câmera fotográfica funcional do mundo foi apresentada pela Academia Francesa de Ciências no dia 19 de agosto de 1839. Mais de 180 anos se passaram e o processo fotográfico sofreu uma revolução, assim como a relação das pessoas com a fotografia. Houve um tempo em que foto era coisa que se tirava uma vez na vida. Hoje a fotografia faz parte do cotidiano, é utilizada como documentação histórica, arte, expressão cultural, registro pessoal e é de extrema importância para atividades como jornalismo, publicidade, marketing, design, moda, gastronomia, arquitetura, entre outras.

📌 Dia do Psicólogo (27)

A insônia esteve entre as palavras mais buscadas no Google em 2020 e essa é apenas uma das alterações comportamentais que o psicólogo pode ajudar a resolver.  Superar momentos traumáticos, resolver situações difíceis, compreender atitudes, interpretar sentimentos. Prevenir e tratar doenças mentais, transtornos psicológicos e distúrbios emocionais e de personalidade. Há quem diga que todo mundo precisa de terapia. Com tantos motivos para inquietação, não é de se duvidar. Em 27 de agosto é dia de homenagear essa profissional da saúde mental.

📌 Dia Internacional do Gamer (29)

O Brasil tem 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos, segundo pesquisa encomendada pelo Brasil Game Show ao Instituto Datafolha. Esse mercado imenso tem uma data para chamar de sua: o dia 29 de agosto foi escolhido por revistas especializadas espanholas que perceberam a necessidade dos gamers terem uma data para comemorar. As mulheres representam 47% desse público e a faixa média de idade dos jogadores é 30 anos.

E aí, já sabe como aproveitar as oportunidades do calendário abril, maio e junho no seu negócio? Se estiver em busca de ideias para campanhas e projetos multiplataforma, fale com a gente!

Artigos relacionados

1 respostas para “Oportunidades comerciais para junho, julho e agosto”

  1. Aguardo um contato.

    Quero anunciar.

    Tks
    41 9 8808 4545
    Aroldo

Deixe uma resposta