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Economia e Setores

Oportunidades comerciais para setembro, outubro e novembro

Separamos as principais datas que podem ajudar a movimentar seu calendário comercial nos próximos 3 meses; adiante seu planejamento

Chegamos a mais um mês do segundo semestre de 2021 com boas oportunidades comerciais para diversos segmentos. O calendário segue com possibilidades para aquisição e fidelização de clientes em datas especiais. Confira as principais datas que podem entrar no seu planejamento comercial nos próximos meses. 

Agora em setembro destaque para o Dia do Cliente, em outubro muitas oportunidades com o Dia das Crianças e em novembro a estrela do mês será a Black Friday.

Continue neste post para conferir o que está por vir em  setembro outubro e novembro para planejar suas próximas ações de marketing e vendas.

📌 Dia do Profissional de Educação Física (1)

O Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente Dia do Professor de Educação Física, é comemorado anualmente em 1º de setembro. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (Confef), existem mais de 160 mil profissionais atuantes no Brasil. A data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes. É uma excelente oportunidade comercial para quem trabalha com negócios fitness e de bem-estar.

📌 Dia da Independência do Brasil (7)

Feriado nacional, o  Dia da Independência do Brasil celebra a data em que o Brasil se tornou independente de Portugal, o que aconteceu em 7 de setembro de 1822. A data, nos últimos anos, tem sido utilizada como uma oportunidade para oferecer descontos ou oportunidades em inúmeras marcas, aproveitando também o enfoque comercial da oportunidade com bom humor e o momento em que muitos estão de folga.

📌 Dia do Cachorro-quente (9)

O Dia do Cachorro-Quente é comemorado em 9 de setembro e é uma data que homenageia um dos mais queridos sanduíches dos brasileiros. Acredita-se que o Dia do Cachorro-Quente seja uma homenagem à suposta data de criação deste tipo de sanduíche, em 9 de setembro de 1884, na cidade de Nova York. A oportunidade é uma chance para os que trabalham com gastronomia desenvolverem ações específicas em restaurantes e lojas que vendam cachorro-quente.

📌 Dia do Cliente (15)

A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Assim, é um momento especial e os comerciantes e empresários paranaenses podem aproveitar para oferecer promoções especiais e descontos, assim como brindes e sorteios. O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos.

📌 Dia Nacional do Teatro (19)

O Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro. É uma data criada especialmente para homenagear os artistas e uma das manifestações artísticas mais queridas do Paraná e especialmente Curitiba, que abriga anualmente o Festival de Curitiba. É uma chance de criar ações focadas em artes e cultura, além de brincar com o imaginário do consumidor durante a data.

📌 Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21)

A data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Para as empresas, é uma chance de reafirmar os seus conceitos de igualdade nas empresas, além de projetos para PCD (pessoa com deficiência) que oportunizem a inclusão profissional e social. A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

📌 Início da Primavera (22)

O Início da Primavera 2021 acontece às 16h21 do dia 22 de setembro de 2021. É uma das estações mais românticas e que simboliza, entre outras questões, a época de belos jardins e flores, além de uma temperatura mais agradável no Hemisfério Sul. Assim, este é o momento ideal para os comerciantes oferecerem ações que remetam à estação, muito querida por todos os brasileiros e paranaenses.

📌 Dia do Sorvete (23)

O sorvete é uma das iguarias preferidas das pessoas em épocas de calor como a primavera. Por isso, no Brasil é um dos produtos preferidos da estação, sendo o país o 12º lugar do mundo em que mais se consome sorvete. A data foi pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) com o intuito de promover esta delícia gelada. O sorvete surgiu há mais de 4 mil anos na China, a partir de uma mistura de leite, arroz e neve, formando uma sobremesa que se assemelha a um granizado contemporâneo.

📌 Dia Internacional do Farmacêutico (25)

O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia. É uma forma de homenagear este profissional, que tem função decisiva no segmento de saúde, orientando e aconselhando o público na compra de medicamentos. Para os comerciantes paranaenses, a data é uma chance de investir em promoções durante a efeméride, principalmente as farmácias.

📌 Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo (27)

O dia 27 de setembro foi instituído, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo – OMT, como o Dia Mundial do Turismo. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo. O objetivo principal da data é promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, cultural, políticos e econômicos. Por recomendação da OMT, a cada ano, é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente.

📌 Dia do Vendedor (1)

A data homenageia, nacionalmente, os profissionais que trabalham realizando a venda de produtos, conceitos e ideias para o consumidor. A profissão de vendedor é considerada uma das mais antigas do mundo e, até os dias de hoje, permanece essencial para boa parte dos negócios que têm relação direta com algum tipo de público consumidor. É uma excelente oportunidade para marcas criarem relacionamento e oportunidades com colaboradores ou, até mesmo, oferecer descontos em serviços relacionados.

📌 Dia dos Animais (4)

Trata-se de um dia de amplas possibilidades para quem trabalha com negócios pet. É uma data que homenageia e destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos, ressaltando o compromisso com os animais e, também, o apreço por todas as espécies e sua importância para o meio-ambiente. Em 2021, a adoção de animais aumentou por conta da pandemia e essa pode ser uma oportunidade de lucrar com ações voltadas aos “pais de pet’.

📌 Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5)

Dos mais de 6,4 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil, 99% deles são micro e pequenas empresas, de acordo com o Sebrae. Por isso, pensar ações relacionadas pode ser um excelente negócio: ações que ajudem setores como de serviços, muito afetado pela pandemia, podem atender a uma demanda reprimida dos últimos meses.

 📌 Dia do Atletismo (9)

O Dia do Atletismo é uma data interessante de forma comercial porque a prática de exercícios é muito popular no Brasil. Além disso, a prática ao ar livre cresceu nos últimos meses por ter como vantagem o distanciamento social. Para quem atua com a área fitness – equipamentos de corrida, roupas e calçados – a data pode ser uma excelente chance de criar promoções ou ações especiais.

📌 Dia das Crianças (12)

Data que dispensa apresentações, o Dia das Crianças é um dos momentos mais importantes para o comércio no ano. Cerca de 17% da população brasileira, os pequenos movimentam o começo do mês de outubro com pais que buscam brinquedos, roupas e passeios em família para aproveitar o dia. As ações comerciais possíveis são inúmeras e, no Paraná, a tendência é que o faturamento seja maior do que em 2020.

📌 Dia Nacional do Fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional (13)

A data celebra o trabalho do profissional que auxilia na recuperação física do corpo humano. Por ajudar a prevenir doenças musculares e ósseas, o dia pode ser uma boa oportunidade comercial para pensar ações em negócios que atuam diretamente com a área de saúde, medicamentos e equipamentos para atividades físicas.

📌 Dia do Professor (15)

A homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação será diferente neste ano, uma vez que 2021 apresentou uma necessidade reinvenção de parte desses profissionais. Dessa forma, o ensino remoto, presente em muitas instituições, pode ser uma chance de pensar promoções e ações para o bem-estar desses profissionais, além de descontos em produtos relacionados que ajudem no exercício da profissão.

📌 Dia do Médico (18)

Saúde é um tema em alta durante todos os últimos meses e a data, portanto, é uma grande chance de prestar homenagem aos profissionais da linha de frente contra a Covid-19 por meio de ações especiais. O médico é um profissional que desperta respeito e admiração por parte da população brasileira, principalmente em tempos de pandemia. Do setor de serviços à área de saúde, a data pode ser uma chance única no ano de realizar uma campanha especial.

📌 Dia do Dentista (25)

Para os que trabalham com odontologia, a data pode ser uma chance de se reaproximar com o público que ficou ausente dos consultórios durante o período de distanciamento social. Com o retorno das consultas eletivas, a demanda reprimida deve ser forte e trazer ao setor um retorno considerável nos meses de recuperação econômica.

📌 Dia das Bruxas (31)

O Halloween – ou Dia das Bruxas, no Brasil – já se tornou uma data muito querida pelos brasileiros. Assim, é comum que o setor de serviços aproveite o momento para proporcionar ações únicas e especiais, que brincam com o imaginário das pessoas. Das crianças aos adultos, é possível pensar em campanhas e promoções que ajudem a aumentar o faturamento em outubro.

 

📌 Dia Mundial do Veganismo (1)

Você sabia que 7 milhões de brasileiros, ou seja, 3,2% da população, são veganos? Essa dado do Ibope, extraído de uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mostra uma tendência forte no país: o aumento na procura por alimentos à base de plantas. O mercado vegano celebra esse fato, e pode aproveitar o Dia Mundial do Veganismo para consolidar os negócios.

📌 Dia Nacional da Língua Portuguesa (5)

A língua portuguesa tem origens interessantes: ela é a combinação entre latim popular e influências árabes e de tribos locais. Talvez por isso, é considerada um dos idiomas mais complexos do mundo – e também um dos mais fascinantes. Livrarias, sebos e outros empreendimentos relacionados à leitura podem aproveitar a data para estimular as vendas e a valorização da nossa língua.

📌 Dia do Hoteleiro (9)

Ainda vivemos uma pandemia, mas as estatísticas apontam um cenário mais favorável para o ano que vem – em especial para o setor hoteleiro. Em 2022, com o avanço da vacinação, é natural que o turismo recupere sua força, gerando investimentos, emprego e renda não só para hotéis, mas também para agências de viagens, empresas de transporte turístico e restaurantes, entre outros segmentos.

📌 Dia dos Solteiros (11)

O varejo pode se beneficiar muito desta data comemorativa que chegou recentemente ao Brasil: o Dia dos Solteiros. É possível criar campanhas para incentivar o consumidor a presentear a si mesmo, oferecendo promoções e condições de pagamento, o que exige bastante planejamento. De qualquer forma, o 11 de novembro é uma excelente oportunidade para vender e fidelizar clientes.

📌 Dia dos Supermercados (12)

O Dia dos Supermercados celebra a união entre supermercadistas e parceiros comerciais industriais, agrícolas, pecuários e pesqueiros, entre outros. A data é comemorada anualmente em 12 de novembro porque nesse dia, em 1968, a atividade supermercadista foi regulamentada no Brasil. A ocasião é uma oportunidade para estreitar relações entre as empresas que estão inseridas nesse amplo universo que é o dos supermercados.

📌 Dia Mundial do Diabetes (14)

Esta data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para informar a população e promover a conscientização sobre a doença. Calcula-se que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, e 14 milhões no Brasil, sofrem de diabetes. E esse é um problema que envolve não apenas medicina e nutrição, mas também estilo de vida.

📌 Dia Internacional do Homem (19)

O dia dedicado a homenagear os homens é muito oportuno para o comércio. Existem tantas possibilidades de presentes quantos tipos diferentes de homens! Portanto, muitos segmentos podem se beneficiar e aumentar o faturamento com o Dia Internacional do Homem: vestuário, perfumaria, saúde e bem-estar, lazer, alimentação, tecnologia, utilidades domésticas etc.

📌 Dia do Músico (22)

O Dia do Músico é uma homenagem a Santa Cecília, nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII em 1594. De tradição católica, a data celebra artistas que estudam, compõem, interpretam e cantam melodias e harmonias, inspirando a vida das pessoas. Estabelecimentos culturais e lojas que vendem instrumentos musicais, por exemplo, não podem perder a oportunidade de se aproximar de seus públicos.

📌 Black Friday (26)

Uma das ocasiões do ano mais aguardadas pelos consumidores e uma das mais planejadas pelos comerciantes. Para preparar uma boa Black Friday, não basta oferecer descontos insanos: é preciso articular estratégias de vendas e de logística, que envolvem negociação com fornecedores, abastecimento de estoque e reforço no atendimento.

📌 Cyber Monday (29)

Para aqueles lojistas que desejam queimar o estoque que sobrou da Black Friday, existe a Cyber Monday: evento de descontos exclusivamente on-line. Assim, é possível estender as promoções da Black e também oferecer descontos em novos produtos. Assim como a Black Friday, a Cyber Monday é uma data com grande potencial de negócio, para diversas categorias de produtos.

E aí, já sabe como aproveitar as oportunidades do calendário de julho, agosto e setembro no seu negócio? Se estiver em busca de ideias para campanhas e projetos multiplataforma, fale com a gente!

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