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Economia e Setores

Oportunidades comerciais para outubro, novembro e dezembro

Do Dia das Crianças ao Natal, último trimestre de 2021 traz diversas oportunidades para o setor comercial; confira as principais

Enfim, entramos no último semestre de 2021. Um ano atípico, assim como foi 2020, mas que gerou diversas oportunidades comerciais e, sem dúvidas, avizinha um 2022 cheio de otimismo.

O final do ano é um momento com algumas das melhores datas para rentabilizar, como o Dia das Crianças e o Natal. Além, é claro, da Black Friday: a famosa sexta-feira de novembro em que os olhos da maioria dos clientes estarão voltados às promoções de seus respectivos interesses.

Continue neste post para conferir o que está por vir em outubro, novembro e dezembro para planejar suas próximas ações de marketing e vendas:

 

📌 Dia do Vendedor (1)

A data homenageia, nacionalmente, os profissionais que trabalham realizando a venda de produtos, conceitos e ideias para o consumidor. A profissão de vendedor é considerada uma das mais antigas do mundo e, até os dias de hoje, permanece essencial para boa parte dos negócios que têm relação direta com algum tipo de público consumidor. É uma excelente oportunidade para marcas criarem relacionamento e oportunidades com colaboradores ou, até mesmo, oferecer descontos em serviços relacionados.

📌 Dia dos Animais (4)

Trata-se de um dia de amplas possibilidades para quem trabalha com negócios pet. É uma data que homenageia e destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos, ressaltando o compromisso com os animais e, também, o apreço por todas as espécies e sua importância para o meio-ambiente. Em 2021, a adoção de animais aumentou por conta da pandemia e essa pode ser uma oportunidade de lucrar com ações voltadas aos “pais de pet’.

📌 Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5)

Dos mais de 6,4 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil, 99% deles são micro e pequenas empresas, de acordo com o Sebrae. Por isso, pensar ações relacionadas pode ser um excelente negócio: ações que ajudem setores como de serviços, muito afetado pela pandemia, podem atender a uma demanda reprimida dos últimos meses.

 📌 Dia do Atletismo (9)

O Dia do Atletismo é uma data interessante de forma comercial porque a prática de exercícios é muito popular no Brasil. Além disso, a prática ao ar livre cresceu nos últimos meses por ter como vantagem o distanciamento social. Para quem atua com a área fitness – equipamentos de corrida, roupas e calçados – a data pode ser uma excelente chance de criar promoções ou ações especiais.

📌 Dia das Crianças (12)

Data que dispensa apresentações, o Dia das Crianças é um dos momentos mais importantes para o comércio no ano. Cerca de 17% da população brasileira, os pequenos movimentam o começo do mês de outubro com pais que buscam brinquedos, roupas e passeios em família para aproveitar o dia. As ações comerciais possíveis são inúmeras e, no Paraná, a tendência é que o faturamento seja maior do que em 2020.

📌 Dia Nacional do Fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional (13)

A data celebra o trabalho do profissional que auxilia na recuperação física do corpo humano. Por ajudar a prevenir doenças musculares e ósseas, o dia pode ser uma boa oportunidade comercial para pensar ações em negócios que atuam diretamente com a área de saúde, medicamentos e equipamentos para atividades físicas.

📌 Dia do Professor (15)

A homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação será diferente neste ano, uma vez que 2021 apresentou uma necessidade reinvenção de parte desses profissionais. Dessa forma, o ensino remoto, presente em muitas instituições, pode ser uma chance de pensar promoções e ações para o bem-estar desses profissionais, além de descontos em produtos relacionados que ajudem no exercício da profissão.

📌 Dia do Médico (18)

Saúde é um tema em alta durante todos os últimos meses e a data, portanto, é uma grande chance de prestar homenagem aos profissionais da linha de frente contra a Covid-19 por meio de ações especiais. O médico é um profissional que desperta respeito e admiração por parte da população brasileira, principalmente em tempos de pandemia. Do setor de serviços à área de saúde, a data pode ser uma chance única no ano de realizar uma campanha especial.

📌 Dia do Dentista (25)

Para os que trabalham com odontologia, a data pode ser uma chance de se reaproximar com o público que ficou ausente dos consultórios durante o período de distanciamento social. Com o retorno das consultas eletivas, a demanda reprimida deve ser forte e trazer ao setor um retorno considerável nos meses de recuperação econômica.

📌 Dia das Bruxas (31)

O Halloween – ou Dia das Bruxas, no Brasil – já se tornou uma data muito querida pelos brasileiros. Assim, é comum que o setor de serviços aproveite o momento para proporcionar ações únicas e especiais, que brincam com o imaginário das pessoas. Das crianças aos adultos, é possível pensar em campanhas e promoções que ajudem a aumentar o faturamento em outubro.

 

 

📌 Dia Mundial do Veganismo (1)

Você sabia que 7 milhões de brasileiros, ou seja, 3,2% da população, são veganos? Essa dado do Ibope, extraído de uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mostra uma tendência forte no país: o aumento na procura por alimentos à base de plantas. O mercado vegano celebra esse fato, e pode aproveitar o Dia Mundial do Veganismo para consolidar os negócios.

 

 

📌 Dia do Cabeleireiro (3)

O dia 3 de novembro é uma alusão ao Dia de São Martinho de Porres, que é o padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros, pois desde que era bem jovem trabalhava como barbeiro-cirurgião. A data se tornou um marco comemorativo após a morte de São Martinho, que aconteceu em 3 de novembro de 1639. Para quem trabalha com o setor estético, a data é uma oportunidade única de oferecer descontos em equipamentos ou, até mesmo, fazer uma ação promocional para convidar os clientes a comparecerem aos salões e barbearias.

 

📌 Dia Nacional da Língua Portuguesa (5)

A língua portuguesa tem origens interessantes: ela é a combinação entre latim popular e influências árabes e de tribos locais. Talvez por isso, é considerada um dos idiomas mais complexos do mundo – e também um dos mais fascinantes. Livrarias, sebos e outros empreendimentos relacionados à leitura podem aproveitar a data para estimular as vendas e a valorização da nossa língua.

 

📌 Dia do Hoteleiro (9)

Ainda vivemos uma pandemia, mas as estatísticas apontam um cenário mais favorável para o ano que vem – em especial para o setor hoteleiro. Em 2022, com o avanço da vacinação, é natural que o turismo recupere sua força, gerando investimentos, emprego e renda não só para hotéis, mas também para agências de viagens, empresas de transporte turístico e restaurantes, entre outros segmentos.

 

📌 Dia dos Solteiros (11)

O varejo pode se beneficiar muito desta data comemorativa que chegou recentemente ao Brasil: o Dia dos Solteiros. É possível criar campanhas para incentivar o consumidor a presentear a si mesmo, oferecendo promoções e condições de pagamento, o que exige bastante planejamento. De qualquer forma, o 11 de novembro é uma excelente oportunidade para vender e fidelizar clientes.

 

📌 Dia dos Supermercados (12)

O Dia dos Supermercados celebra a união entre supermercadistas e parceiros comerciais industriais, agrícolas, pecuários e pesqueiros, entre outros. A data é comemorada anualmente em 12 de novembro porque nesse dia, em 1968, a atividade supermercadista foi regulamentada no Brasil. A ocasião é uma oportunidade para estreitar relações entre as empresas que estão inseridas nesse amplo universo que é o dos supermercados.

 

📌 Dia Mundial do Diabetes (14)

Esta data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para informar a população e promover a conscientização sobre a doença. Calcula-se que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, e 14 milhões no Brasil, sofrem de diabetes. E esse é um problema que envolve não apenas medicina e nutrição, mas também estilo de vida.

 

📌 Dia Internacional do Homem (19)

O dia dedicado a homenagear os homens é muito oportuno para o comércio. Existem tantas possibilidades de presentes quantos tipos diferentes de homens! Portanto, muitos segmentos podem se beneficiar e aumentar o faturamento com o Dia Internacional do Homem: vestuário, perfumaria, saúde e bem-estar, lazer, alimentação, tecnologia, utilidades domésticas etc.

 

📌 Dia do Esteticista (20)

Cuidar do corpo é uma preocupação da grande maioria das pessoas. Em qualquer fase da vida adulta, o esteticista é um profissional que pode ser requisitado. Por isso, é possível capitalizar em cima dessa data de diversas formas: seja oferecendo descontos e vouchers em clínicas ou, até mesmo, oferecendo oportunidades em produtos utilizados por esteticistas em suas diferentes atuações.

 

📌 Dia do Músico (22)

O Dia do Músico é uma homenagem a Santa Cecília, nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII em 1594. De tradição católica, a data celebra artistas que estudam, compõem, interpretam e cantam melodias e harmonias, inspirando a vida das pessoas. Estabelecimentos culturais e lojas que vendem instrumentos musicais, por exemplo, não podem perder a oportunidade de se aproximar de seus públicos.

📌 Black Friday (26)

Uma das ocasiões do ano mais aguardadas pelos consumidores e uma das mais planejadas pelos comerciantes. Para preparar uma boa Black Friday, não basta oferecer descontos insanos: é preciso articular estratégias de vendas e de logística, que envolvem negociação com fornecedores, abastecimento de estoque e reforço no atendimento.

📌 Cyber Monday (29)

Para aqueles lojistas que desejam queimar o estoque que sobrou da Black Friday, existe a Cyber Monday: evento de descontos exclusivamente on-line. Assim, é possível estender as promoções da Black e também oferecer descontos em novos produtos. Assim como a Black Friday, a Cyber Monday é uma data com grande potencial de negócio, para diversas categorias de produtos.

 

📌 Dia Internacional da Pessoa com deficiência (03)

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, é uma data importante para informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. Neste sentido, é possível utilizar este momento como forma de posicionar a sua marca em relação às questões sociais, algo essencial para as empresas hoje em dia. Aproveite para refletir e sugerir oportunidades de melhorar a qualidade de vida e dignidade de todas as pessoas com algum tipo de deficiência.

 

📌 Dia Mundial da Propaganda (04)

A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja ele comercial, de bens ou de serviços. Se ela é considerada “a alma do negócio”, aproveite este momento para prestar uma homenagem ou, por meio do seu segmento, gerar ações promocionais para chamar a atenção do seu público consumidor, com criatividade e bom timing.

 

📌 Dia da Família (08)

A família é a base de tudo e, por isso, é possível trabalhar essa data de diferentes formas a partir de cada negócio. Seja para as novas famílias, que estão construindo casas ou enxoval de bebês, existe um prato cheio para o setor comercial que for criativo trabalhar essa data. Portanto, anote no seu calendário caso o seu negócio lide diretamente com famílias.

 

📌  Dia do Engenheiro (11)

A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades: engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica e engenharia química, entre outras. Por abordar tantos segmentos diferentes, é a chance de utilizar o momento para ações promocionais de matérias-primas, produtos e equipamentos voltados a cada setor.

 

📌 Dia do Ótico (13)

Dia para celebrar os profissionais responsáveis pelas óticas, lojas especializadas na venda de produtos e demais instrumentos destinados ao cuidado e prevenção da visão humana. Logo, é uma chance interessante para as óticas trabalharem a data com oportunidades comerciais e descontos em lentes e armações.

 

📌 Dia do Arquiteto (15)

O arquiteto é o começo de qualquer projeto, seja ele residencial ou comercial. Portanto, o dia é importante porque pode gerar rentabilidade a partir de ações destinadas ao público final ou, até mesmo, para os que trabalham diretamente com o dia a dia de construção. Para a parte técnica, também é uma chance de vender equipamentos e outros produtos do dia a dia de um arquiteto.

 

📌 Dia do Mecânico (20)

Os mecânicos trabalham diretamente com peças, pneus, vidros e outros equipamentos que impactam diretamente a cadeia produtiva da indústria. A data pode ser uma chance de gerar lucro a partir de ações promocionais em alguns desses produtos, seja para a venda em oficinas ou para motoristas que estão à procura de itens para seus próprios veículos.

 

📌 Dia do Atleta (21)

Hoje em dia, todo mundo que quer cuidar da saúde é um pouco atleta. A oportunidade comercial aqui, portanto, é abrangente: pode servir tanto para os profissionais quanto para os atletas casuais, com descontos em vendas de equipamentos, roupas, tênis e outros itens que ajudam a praticar esportes. Quem trabalha com a venda de equipamentos, como bicicletas e esteiras, também pode gerar lucro a partir da data.

 

📌 Natal (25)

 

Data comercial que dispensa apresentações, o Natal também permite às marcas um posicionamento que remeta aos valores como família, união e empatia. Portanto, além de gerar vendas, pense em como a sua empresa pode trabalhar a data de forma institucional junto ao seu público consumidor.

📌 Véspera de ano novo (31)

 

Com um novo ano se aproximando, as pessoas começam a fazer as famosas resoluções de Ano Novo. Portanto, a chance aqui é única: se houver a chance de vender um determinado produto que ajude as pessoas a cumprir o que prometeram para os próximos 365 dias, a chance é agora: bote a criatividade para trabalhar e pense em uma última ação comercial antes de 2022!

 

E aí, já sabe como aproveitar as oportunidades do calendário de outubro, novembro e dezembro no seu negócio? Se estiver em busca de ideias para campanhas e projetos multiplataforma, fale com a gente!

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