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Economia e Setores

Lojistas apostam no crescimento das vendas na Black Friday e no Natal

Nas duas últimas datas comemorativas do ano, varejistas paranaenses preparam promoções e eventos para atrair clientes e vender mais

Os últimos dois meses do ano prometem aquecer as vendas do varejo paranaense. Com a proximidade da Black Friday e do Natal, os lojistas já se preparam para atender os clientes nestas datas, que são muito especiais para o comércio. Para este ano, as expectativas são positivas e a aposta é no crescimento das vendas. O aquecimento é motivado, entre outros fatores, pelo avanço da vacinação e a retomada da confiança de consumidores e empresários.

Além disso, tanto a Black Friday como o Natal são datas muito aguardadas pelos brasileiros. O Natal é a maior data comemorativa para o comércio. Já a Black Friday, ano após ano, se consolida como importante alavanca para vendas, graças às ofertas, liquidações e preços baixos nessa época do ano.

O Blog de Olho no Mercado conversou com comerciantes de todo o Paraná. Confira a expectativa do setor para as vendas neste fim de ano.

No Shopping Palladium, em Ponta Grossa, o otimismo é grande

 

Em Ponta Grossa, Shopping Palladium prepara promoções e eventos exclusivos para o fim de ano. Foto: Divulgação

Nos Campos Gerais, a confiança dos comerciantes é grande com as duas últimas datas do ano. É o que afirma Maura Müller, gerente de marketing do Shopping Palladium, em Ponta Grossa. “Neste segundo semestre, percebemos um aquecimento nas vendas. Além disso, observamos uma confiança maior dos próprios consumidores em vir mais ao shopping, por conta do avanço da vacinação”, destaca.

“As pessoas se sentem mais seguras e, com isso, circulam mais. Isso contribui, também, com a confiança dos lojistas. Eles estão preparados, com estoques renovados, cheios de novidades e com muitas ofertas para este fim de ano”, acrescenta a gerente.

Segundo Maura, o shopping está otimista com a Black Friday. Com isso, espera crescimento entre 10% a 12%, em relação a mesma data, no ano passado. Com 200 operações e descontos de até 80%, os produtos mais procurados devem ser os eletrônicos, seguidos por artigos de moda.

Já em relação ao fim de ano,  uma das estratégias do shopping é antecipar a decoração de Natal, que deve ser inaugurada já no início de novembro. Para esta data, a expectativa é um aumento nas vendas entre 8% e 10%, em comparação ao Natal de 2020.

O local também está preparando promoções, com brindes exclusivos do shopping, além do sorteio de um carro 0 Km, no início de 2022.

Maringá Park quer superar as vendas de 2019

No Norte do Paraná, o Maringá Park espera superar as vendas de 2019, último ano antes da pandemia. “Nós queremos superar o ano de 2019. Isso porque o ano de 2020 não é uma referência para nós”, afirma Claudia Michiura, superintendente do shopping. Segundo ela, a estimativa é um crescimento de cerca de 10%, no último trimestre do ano.

Para isso, o shopping está investindo em treinamento de funcionários e lojistas e aposta em um fim de ano diferenciado, com foco na sustentabilidade. Este ano, o Maringá Park vai sortear para os clientes um Mini Copper 100% elétrico. E a decoração de Natal será toda focada nas crianças.

“Nós queremos criar experiências diferenciadas para os clientes, que estão muito mais exigentes. O desejo deles não é somente ir ao shopping e fazer compras. Mas ir e viver algo diferente. Por isso, a nossa busca é em criar um vínculo afetivo com os consumidores”, finaliza a superintendente.

 

Na capital, Shopping Cidade investe em ações de Natal

Com 300 lojas, o Shopping Cidade, localizado em Curitiba, aposta em preços baixos e eventos exclusivos para atrair os consumidores e movimentar as vendas de fim de ano. Entre as ações, estão os tradicionais espetáculos natalinos, realizados diariamente, e decoração de Natal, com a presença do Papal Noel, com início em novembro.

Em Curitiba, Shopping Cidade aposta em preços baixos e eventos exclusivos para atrair os consumidores e movimentar as vendas. Foto: Divulgação.

Além disso, o shopping participa da campanha Natal Super Premiado, da Associação Comercial do Paraná (ACP), que oferece mais de R$ 300 mil em prêmios. O centro de compras comemora a Black Friday durante todo o mês de novembro, com grandes ofertas e campanhas de divulgação.

Sem entrar em números, Alessandra Alves da Costa, gerente de marketing do Shopping Cidade, diz que os lojistas apostam no crescimento das vendas neste fim de ano.

“Também porque tivemos uma prévia muito positiva no Dia das Crianças”, explica.

 

 

Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava, aposta em crescimento de 15%

O Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava, prepara grandes ofertas para Black Friday, além de eventos de Natal. Foto: Divulgação.

Inaugurado em 2018, o shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava, chega ao fim do ano com, praticamente, todas as lojas locadas, e a expectativa é otimista para as duas últimas datas comemorativas do varejo, em 2021.

Segundo o coordenador de marketing do shopping, Luciano Marreiro Abilio, a aposta é em um crescimento de, pelo menos, 15% nas vendas no Natal e na Black Friday, em relação ao ano passado. “Estamos em uma crescente muito boa, com ótimos números de fluxo de pessoas e, principalmente, de vendas”, ressalta.

Ele afirma que, na Black Friday, os produtos mais vendidos devem ser os eletrônicos e os brinquedos. Além disso, os descontos de 70% devem movimentar também os setores de vestuário e calçados.

Para o Natal, o shopping prepara uma programação especial, com decoração temática, cantatas natalinas e a chegada do Papai Noel. Além disso, uma grande campanha de prêmios promete ser um chamariz para atrair mais consumidores.

 

 

Aurora Shopping Londrina prepara promoções de fim de ano

Em Londrina, no norte do Paraná, o Aurora Shopping está confiante com as vendas de fim de ano. De acordo com Marcos Crestani, superintendente do shopping, o movimento nas últimas semanas indica uma tendência de normalização do consumo presencial, com registro de aumento do fluxo de pessoas e vendas.

Shopping Aurora Londrina prepara promoções e decoração exclusiva para o fim de ano. Foto: Divulgação.

“O Dia das Crianças foi um bom termômetro. Estamos otimistas em relação às duas próximas datas comerciais, Black Friday e Natal. Tanto o empreendimento quanto os lojistas preparam-se para um final de ano muito positivo. A  expectativa é de crescimento substancial das vendas”, diz Crestani, sem citar números.

O shopping aposta em um Natal marcante, de retomada e recomeço. Para isso, está investindo em uma decoração que explora a arquitetura vertical do empreendimento, além de promoções.

“Teremos uma promoção em forma de sorteio para estimular ainda mais o cliente a comprar em nossas mais de 100 lojas. A ideia é brindar nossos clientes com um prêmio por dia, que será sorteado entre os participantes”, explana o superintendente.

Na fronteira com o Paraguai, retomada do turismo deve movimentar comércio

Na fronteira, Casa Americana comemora a retomada dos turistas em Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação

A Casa Americana é a principal operação do Shopping Americana, localizado na Ciudad Del Este, no Paraguai, na divisa com o município de Foz do Iguaçu. Possui mais de 100 mil itens, distribuídos pelos três andares da loja. O local é muito conhecido pelos seus produtos de importação própria. São exemplos:  perfumes, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, artigos de esportes, bem como itens de decoração.

O gerente de marketing da Casa Americana, Armando Abdias, afirma que os comerciantes estão muito otimistas com as vendas de fim de ano, principalmente, por conta da retomada do turismo em Foz do Iguaçu, e da abertura da fronteira com a Argentina.

“Nos últimos feriados, a reserva de hotéis em Foz chegou a quase 100%. As pessoas estão voltando a visitar a região, o que contribui com o retorno do turismo de compras”, comemora Abdias.

Para atrair os consumidores para compras de Black Friday e Natal, a Casa Americana aposta em descontos de 50% e no congelamento do câmbio. Essa ação de câmbio iniciou no dia 15 de outubro e segue até o fim do ano. Com isso, a expectativa é de um aumento de, pelo menos, 30% nas vendas nesta época do ano.

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