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Economia e Setores

Diversidade, conforto e inclusão: confira as tendências para o verão

O De Olho no Mercado entrevistou três empresários que são líderes em seus segmentos para comentar o que será tendência no próximo verão. Confira!

O verão se aproxima. E com ele, muitas novidades chegam às prateleiras e comércios digitais. Alguns mercados são privilegiados neste período, como o de moda praia, óculos de sol e sorvetes. Mas apesar de serem áreas bastante distintas, as tendências para o verão apontam para um norte comum: diversidade, conforto e inclusão estão em alta.

A tendência é que, cada vez mais, as particularidades de cada indivíduo sejam levadas em conta, em detrimento de uma homogeneidade de opções. No caso da moda, isso se reflete em modelagens diversas, feitas para todos os corpos. No caso da alimentação, na criação de produtos para pessoas com restrições alimentares. No caso dos óculos, estão em alta as lentes multifuncionais, que trazem mais conforto para quem precisa de óculos de sol, sem abrir mão do grau, por exemplo.

Tendências para o verão

Tendências para o verão
Alguns dos setores aquecidos para o verão: sorvetes, moda praia e óculos de sol.

 

O De Olho no Mercado entrevistou alguns empresários que são referência em suas áreas para falar sobre as expectativas e as tendências para o verão 2021/2022. Confira!

 

Moda praia

“Acredito que o conforto está ganhando mais espaço em todos os segmentos. E na moda praia também. Os biquínis com modelagens mais amplas, as saídas com leveza e caimento com certeza vieram para ficar”.  É o que afirma Karina Zanzarini, que desde 2015 está à frente do Oxuá Beach, comércio físico e digital de moda praia.

Zanzarini aponta que as peças retrô, como hot pants e tops com aro de sustentação estão de volta. Principalmente porque aliam conforto e estilo. Hoje, a moda não cai no gosto do cliente se não tiver como objetivo vestir com conforto e autenticidade. “Acredito que vivemos um momento em que a moda somos nós quem criamos. A principal tendência da atualidade é se vestir de si mesmo. Usar aquilo que nos faz sentir bem e nos aviva.”

A versatilidade também é outra palavra-chave para a moda praia, que tem ultrapassado a faixa de areia litorânea. Um exemplo é o maiô, que fora das praias ganha o nome de “body”. “Além de ser uma peça que traz conforto, ele traz sofisticação e modernidade. Podemos ousar e abusar das modelagens, tecidos texturizados, os mais confortáveis e os mais ousados”, conta Karina. 

 

Óculos

No setor ótico, a expectativa é que haja a retomada de uma demanda represada pelas medidas restritivas da pandemia. De acordo com Emerson Ortolan, proprietário da Ótica Curitiba, em Cascavel, existe uma correlação entre a venda de óculos de sol e as viagens.

“Da mesma maneira que o setor de turismo diz que vai faltar espaço no hotel e na areia, acredito que a venda de óculos de sol esteja envolvida. Então, o mercado vai estar muito aquecido a partir de novembro”, comenta.

Entre as tendências para o verão estão óculos com armações arredondadas e assimétricas, bem como a ascensão das lentes polarizadas. Elas são lentes que não trazem mais proteção —  afinal, todas as lentes são obrigadas por lei a ter 100% de proteção, afirma. Seu diferencial está no conforto.

“Os óculos polarizados trazem um conforto visual muito maior. Então você consegue ficar muito tempo com os óculos de sol sem sentir fadiga ocular“, explica. “A lente polarizada tira o reflexo do objeto. O excesso de reflexo que a água emite ou quando você está viajando em cima do asfalto, por exemplo, são eliminados”. 

Emerson aponta, ainda, para a possibilidade de ter um óculos de sol polarizado e com correção de grau. “As pessoas que têm uma alta miopia ou hipermetropia muitas vezes não sabem que pode ser essa correção. Tanto em óculos polarizados quanto em óculos normais”, conta. Assim, conforto e inclusão também estão entre as tendências do setor.

 

Sorvetes

Há mais de 25 anos no mercado, a Bapka é referência no Paraná. Para o verão, a marca está apostando em duas frentes: diversidade e inclusão. A primeira se materializa no lançamento do “Show de Sabores”, uma linha que mescla três sabores em um mesmo produto, em um pote com 2 litros. O produto está de acordo com todas as tendências do setor, que lida com um consumidor mais exigente, também por conta da crise econômica. 

Já no setor de inclusão, a Bapka já vem há alguns anos trabalhando em uma linha sem lactose. De acordo com Luiz Carlos Varela, presidente da Bapka, a criação de produtos especiais para pessoas com restrições alimentares não é uma tendência. É uma realidade e que deve prosperar.

“Não acreditamos que a necessidade das pessoas por produtos sem lactose e sem glúten  seja uma tendência, mas sim uma necessidade maior com relação à saúde. Pensando nisso, a Bapka mudou seus processos. E, mais do que isso, montou uma unidade fabril separada só para produzir esses produtos para os nossos clientes”. 

A criação de uma fábrica separada é o que garante que os produtos da Bapka não tenham contaminação cruzada. Assim, além da qualidade, traz segurança para os consumidores.

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1 respostas para “Diversidade, conforto e inclusão: confira as tendências para o verão”

  1. Valdir Luiz do Carmo says:

    Excelente, parabéns

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