Planejamento em dia: oportunidades para novembro, dezembro e janeiro
O fim do ano e o começo de 2022 trazem dezenas de oportunidades comerciais para os mais diversos tipos de negócios no Paraná
Com a chegada de novembro, estamos de vez na reta final do ano. Em 2021, o Blog De Olho No Mercado separou para você as grandes oportunidades comerciais mês a mês e continuaremos assim para você manter seu planejamento em dia no próximo ano.
Como é de conhecimento, as grandes datas para rentabilizar estão aí: a Black Friday e o Natal. Em janeiro, a Temporada de Verão se inicia e é uma excelente oportunidade comercial, especialmente no litoral do estado em cidades como Matinhos e Guaratuba, entre outras.
Continue neste post para conferir o que está por vir em novembro, dezembro e janeiro para planejar suas próximas ações de marketing e vendas:
📌 Dia Mundial do Veganismo (1)
Você sabia que 7 milhões de brasileiros, ou seja, 3,2% da população, são veganos? Essa dado do Ibope, extraído de uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mostra uma tendência forte no país: o aumento na procura por alimentos à base de plantas. O mercado vegano celebra esse fato, e pode aproveitar o Dia Mundial do Veganismo para consolidar os negócios.
📌 Dia do Cabeleireiro (3)
O dia 3 de novembro é uma alusão ao Dia de São Martinho de Porres, que é o padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros, pois desde que era bem jovem trabalhava como barbeiro-cirurgião. A data se tornou um marco comemorativo após a morte de São Martinho, que aconteceu em 3 de novembro de 1639. Para quem trabalha com o setor estético, a data é uma oportunidade única de oferecer descontos em equipamentos ou, até mesmo, fazer uma ação promocional para convidar os clientes a comparecerem aos salões e barbearias.
📌 Dia Nacional da Língua Portuguesa (5)
A língua portuguesa tem origens interessantes: ela é a combinação entre latim popular e influências árabes e de tribos locais. Talvez por isso, é considerada um dos idiomas mais complexos do mundo – e também um dos mais fascinantes. Livrarias, sebos e outros empreendimentos relacionados à leitura podem aproveitar a data para estimular as vendas e a valorização da nossa língua.
📌 Estreia Um Lugar ao Sol (08)
A tão aguardada novela inédita das nove ‘Um Lugar ao Sol’, de autoria da Lícia Manzo, traz a história dos gêmeos Christian (Cauã Reymond) e Christofer/Renato (Cauã Reymond). Ao subir um morro para pagar dívida de Christian, Renato é confundido com o irmão e acaba morto. Dessa forma, Christian assume seu lugar.
📌 Dia do Hoteleiro (9)
Ainda vivemos uma pandemia, mas as estatísticas apontam um cenário mais favorável para o ano que vem – em especial para o setor hoteleiro. Em 2022, com o avanço da vacinação, é natural que o turismo recupere sua força, gerando investimentos, emprego e renda não só para hotéis, mas também para agências de viagens, empresas de transporte turístico e restaurantes, entre outros segmentos.
📌 Dia dos Solteiros (11)
O varejo pode se beneficiar muito desta data comemorativa que chegou recentemente ao Brasil: o Dia dos Solteiros. É possível criar campanhas para incentivar o consumidor a presentear a si mesmo, oferecendo promoções e condições de pagamento, o que exige bastante planejamento. De qualquer forma, o 11 de novembro é uma excelente oportunidade para vender e fidelizar clientes.
📌 Dia dos Supermercados (12)
O Dia dos Supermercados celebra a união entre supermercadistas e parceiros comerciais industriais, agrícolas, pecuários e pesqueiros, entre outros. A data é comemorada anualmente em 12 de novembro porque nesse dia, em 1968, a atividade supermercadista foi regulamentada no Brasil. A ocasião é uma oportunidade para estreitar relações entre as empresas que estão inseridas nesse amplo universo que é o dos supermercados.
📌 Dia Mundial do Diabetes (14)
Esta data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para informar a população e promover a conscientização sobre a doença. Calcula-se que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, e 14 milhões no Brasil, sofrem de diabetes. E esse é um problema que envolve não apenas medicina e nutrição, mas também estilo de vida.
📌 Dia Internacional do Homem (19)
O dia dedicado a homenagear os homens é muito oportuno para o comércio. Existem tantas possibilidades de presentes quantos tipos diferentes de homens! Portanto, muitos segmentos podem se beneficiar e aumentar o faturamento com o Dia Internacional do Homem: vestuário, perfumaria, saúde e bem-estar, lazer, alimentação, tecnologia, utilidades domésticas etc.
📌 Dia do Esteticista (20)
Cuidar do corpo é uma preocupação da grande maioria das pessoas. Em qualquer fase da vida adulta, o esteticista é um profissional que pode ser requisitado. Por isso, é possível capitalizar em cima dessa data de diversas formas: seja oferecendo descontos e vouchers em clínicas ou, até mesmo, oferecendo oportunidades em produtos utilizados por esteticistas em suas diferentes atuações.
📌 Quanto Mais Vida, Melhor (22)
A história, escrita por Mauro Wilson, fala de segunda chance e tem como protagonistas Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage). Essas quatro pessoas sofrem um acidente aéreo juntas. Elas descobrem que estão no céu e ganham da própria Morte uma segunda chance. Então eles voltam às suas vidas para tentar fazer diferente e consertar o que parecia estar perdido.
📌 Dia do Músico (22)
O Dia do Músico é uma homenagem a Santa Cecília, nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII em 1594. De tradição católica, a data celebra artistas que estudam, compõem, interpretam e cantam melodias e harmonias, inspirando a vida das pessoas. Estabelecimentos culturais e lojas que vendem instrumentos musicais, por exemplo, não podem perder a oportunidade de se aproximar de seus públicos.
📌 Black Friday (26)
Uma das ocasiões do ano mais aguardadas pelos consumidores e uma das mais planejadas pelos comerciantes. Para preparar uma boa Black Friday, não basta oferecer descontos insanos: é preciso articular estratégias de vendas e de logística, que envolvem negociação com fornecedores, abastecimento de estoque e reforço no atendimento.
📌 Cyber Monday (29)
Para aqueles lojistas que desejam queimar o estoque que sobrou da Black Friday, existe a Cyber Monday: evento de descontos exclusivamente on-line. Assim, é possível estender as promoções da Black e também oferecer descontos em novos produtos. Assim como a Black Friday, a Cyber Monday é uma data com grande potencial de negócio, para diversas categorias de produtos.
📌 Dia Internacional da Pessoa com deficiência (03)
Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, é uma data importante para informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. Neste sentido, é possível utilizar este momento como forma de posicionar a sua marca em relação às questões sociais, algo essencial para as empresas hoje em dia. Aproveite para refletir e sugerir oportunidades de melhorar a qualidade de vida e dignidade de todas as pessoas com algum tipo de deficiência.
📌 Dia Mundial da Propaganda (04)
A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja ele comercial, de bens ou de serviços. Se ela é considerada “a alma do negócio”, aproveite este momento para prestar uma homenagem ou, por meio do seu segmento, gerar ações promocionais para chamar a atenção do seu público consumidor, com criatividade e bom timing.
📌 Dia da Família (08)
A família é a base de tudo e, por isso, é possível trabalhar essa data de diferentes formas a partir de cada negócio. Seja para as novas famílias, que estão construindo casas ou enxoval de bebês, existe um prato cheio para o setor comercial que for criativo trabalhar essa data. Portanto, anote no seu calendário caso o seu negócio lide diretamente com famílias.
📌 Dia do Engenheiro (11)
A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades: engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica e engenharia química, entre outras. Por abordar tantos segmentos diferentes, é a chance de utilizar o momento para ações promocionais de matérias-primas, produtos e equipamentos voltados a cada setor.
📌 Dia do Ótico (13)
Dia para celebrar os profissionais responsáveis pelas óticas, lojas especializadas na venda de produtos e demais instrumentos destinados ao cuidado e prevenção da visão humana. Logo, é uma chance interessante para as óticas trabalharem a data com oportunidades comerciais e descontos em lentes e armações.
📌 Dia do Arquiteto (15)
O arquiteto é o começo de qualquer projeto, seja ele residencial ou comercial. Portanto, o dia é importante porque pode gerar rentabilidade a partir de ações destinadas ao público final ou, até mesmo, para os que trabalham diretamente com o dia a dia de construção. Para a parte técnica, também é uma chance de vender equipamentos e outros produtos do dia a dia de um arquiteto.
📌 Dia do Mecânico (20)
Os mecânicos trabalham diretamente com peças, pneus, vidros e outros equipamentos que impactam diretamente a cadeia produtiva da indústria. A data pode ser uma chance de gerar lucro a partir de ações promocionais em alguns desses produtos, seja para a venda em oficinas ou para motoristas que estão à procura de itens para seus próprios veículos.
📌 Dia do Atleta (21)
Hoje em dia, todo mundo que quer cuidar da saúde é um pouco atleta. A oportunidade comercial aqui, portanto, é abrangente: pode servir tanto para os profissionais quanto para os atletas casuais, com descontos em vendas de equipamentos, roupas, tênis e outros itens que ajudam a praticar esportes. Quem trabalha com a venda de equipamentos, como bicicletas e esteiras, também pode gerar lucro a partir da data.
📌 Natal (25)
Data comercial que dispensa apresentações, o Natal também permite às marcas um posicionamento que remeta aos valores como família, união e empatia. Portanto, além de gerar vendas, pense em como a sua empresa pode trabalhar a data de forma institucional junto ao seu público consumidor.
📌 Véspera de ano novo (31)
Com um novo ano se aproximando, as pessoas começam a fazer as famosas resoluções de Ano Novo. Portanto, a chance aqui é única: se houver a chance de vender um determinado produto que ajude as pessoas a cumprir o que prometeram para os próximos 365 dias, a chance é agora: bote a criatividade para trabalhar e pense em uma última ação comercial antes de 2022!
📌Ano-Novo (01)
O início de 2022 – com as resoluções do Ano-Novo das mais diversas entre as pessoas – é uma excelente chance para buscar oportunidades comerciais. Quem busca ter um novo hobby, por exemplo, estará à procura de equipamentos dos mais variados, desde instrumentos musicais a até mesmo bolas ou roupas para praticar esporte.
Assim, no primeiro dia do ano não há restrições: busque inspirações que façam sentido dentro do seu segmento, uma vez que muitas pessoas estarão atentas a quem tiver ofertas neste dia, que por sinal também é um feriado.
📌 Temporada de Verão no Litoral do Paraná (até 31 de janeiro)
É nesta época do ano que as praias do litoral do Paraná estão mais cheias, repletas de turistas das mais diversas cidades do estado e do Brasil. Para pequenas ou grandes marcas, uma grande concentração de pessoas em um mesmo local é uma chance de capitalizar, seja em vendas ou em notoriedade.
Regionalmente, os públicos de classes A, B, C e D estarão no litoral do Paraná durante todo o mês. Por isso, empresas do ramo de bebidas, alimentício e entretenimento terão oportunidades especiais durante janeiro.
📌 Dia do leitor (07)
Muitas pessoas pensam em janeiro: “esse ano eu quero ler mais livros”. Para vir a calhar, no dia 07 é celebrado o Dia do Leitor: uma data que serve de oportunidade para quem trabalha com conteúdo dos mais diversos tipos. Afinal, quem é que não lê um pouquinho de tudo hoje em dia?
De tablets a livros, de celulares a revistas…existem muitos tipos de leitura que podem servir como gancho para oportunizar a data. Assim, essa é uma chance de oferecer a esse público um dia especial para colocar em prática uma resolução ou adquirir um sonho de consumo de leitura.
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