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Comportamento

Planejamento em dia: oportunidades para novembro, dezembro e janeiro

O fim do ano e o começo de 2022 trazem dezenas de oportunidades comerciais para os mais diversos tipos de negócios no Paraná

Com a chegada de novembro, estamos de vez na reta final do ano. Em 2021, o Blog De Olho No Mercado separou para você as grandes oportunidades comerciais mês a mês e continuaremos assim para você manter seu planejamento em dia no próximo ano.

Como é de conhecimento, as grandes datas para rentabilizar estão aí: a Black Friday e o Natal. Em janeiro, a Temporada de Verão se inicia e é uma excelente oportunidade comercial, especialmente no litoral do estado em cidades como Matinhos e Guaratuba, entre outras.

Continue neste post para conferir o que está por vir em novembro, dezembro e janeiro para planejar suas próximas ações de marketing e vendas:

 

📌 Dia Mundial do Veganismo (1)

Você sabia que 7 milhões de brasileiros, ou seja, 3,2% da população, são veganos? Essa dado do Ibope, extraído de uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mostra uma tendência forte no país: o aumento na procura por alimentos à base de plantas. O mercado vegano celebra esse fato, e pode aproveitar o Dia Mundial do Veganismo para consolidar os negócios.

📌 Dia do Cabeleireiro (3)

O dia 3 de novembro é uma alusão ao Dia de São Martinho de Porres, que é o padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros, pois desde que era bem jovem trabalhava como barbeiro-cirurgião. A data se tornou um marco comemorativo após a morte de São Martinho, que aconteceu em 3 de novembro de 1639. Para quem trabalha com o setor estético, a data é uma oportunidade única de oferecer descontos em equipamentos ou, até mesmo, fazer uma ação promocional para convidar os clientes a comparecerem aos salões e barbearias.

📌 Dia Nacional da Língua Portuguesa (5)

A língua portuguesa tem origens interessantes: ela é a combinação entre latim popular e influências árabes e de tribos locais. Talvez por isso, é considerada um dos idiomas mais complexos do mundo – e também um dos mais fascinantes. Livrarias, sebos e outros empreendimentos relacionados à leitura podem aproveitar a data para estimular as vendas e a valorização da nossa língua.

📌 Estreia Um Lugar ao Sol (08)

A tão aguardada novela inédita das nove ‘Um Lugar ao Sol’, de autoria da Lícia Manzo, traz a história dos gêmeos Christian (Cauã Reymond) e Christofer/Renato (Cauã Reymond). Ao subir um morro para pagar dívida de Christian, Renato é confundido com o irmão e acaba morto. Dessa forma, Christian assume seu lugar.

📌 Dia do Hoteleiro (9)

Ainda vivemos uma pandemia, mas as estatísticas apontam um cenário mais favorável para o ano que vem – em especial para o setor hoteleiro. Em 2022, com o avanço da vacinação, é natural que o turismo recupere sua força, gerando investimentos, emprego e renda não só para hotéis, mas também para agências de viagens, empresas de transporte turístico e restaurantes, entre outros segmentos.

📌 Dia dos Solteiros (11)

O varejo pode se beneficiar muito desta data comemorativa que chegou recentemente ao Brasil: o Dia dos Solteiros. É possível criar campanhas para incentivar o consumidor a presentear a si mesmo, oferecendo promoções e condições de pagamento, o que exige bastante planejamento. De qualquer forma, o 11 de novembro é uma excelente oportunidade para vender e fidelizar clientes.

📌 Dia dos Supermercados (12)

O Dia dos Supermercados celebra a união entre supermercadistas e parceiros comerciais industriais, agrícolas, pecuários e pesqueiros, entre outros. A data é comemorada anualmente em 12 de novembro porque nesse dia, em 1968, a atividade supermercadista foi regulamentada no Brasil. A ocasião é uma oportunidade para estreitar relações entre as empresas que estão inseridas nesse amplo universo que é o dos supermercados.

📌 Dia Mundial do Diabetes (14)

Esta data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para informar a população e promover a conscientização sobre a doença. Calcula-se que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, e 14 milhões no Brasil, sofrem de diabetes. E esse é um problema que envolve não apenas medicina e nutrição, mas também estilo de vida.

📌 Dia Internacional do Homem (19)

O dia dedicado a homenagear os homens é muito oportuno para o comércio. Existem tantas possibilidades de presentes quantos tipos diferentes de homens! Portanto, muitos segmentos podem se beneficiar e aumentar o faturamento com o Dia Internacional do Homem: vestuário, perfumaria, saúde e bem-estar, lazer, alimentação, tecnologia, utilidades domésticas etc.

📌 Dia do Esteticista (20)

Cuidar do corpo é uma preocupação da grande maioria das pessoas. Em qualquer fase da vida adulta, o esteticista é um profissional que pode ser requisitado. Por isso, é possível capitalizar em cima dessa data de diversas formas: seja oferecendo descontos e vouchers em clínicas ou, até mesmo, oferecendo oportunidades em produtos utilizados por esteticistas em suas diferentes atuações.

📌 Quanto Mais Vida, Melhor (22)

📌 Dia do Músico (22)

O Dia do Músico é uma homenagem a Santa Cecília, nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII em 1594. De tradição católica, a data celebra artistas que estudam, compõem, interpretam e cantam melodias e harmonias, inspirando a vida das pessoas. Estabelecimentos culturais e lojas que vendem instrumentos musicais, por exemplo, não podem perder a oportunidade de se aproximar de seus públicos.

📌 Black Friday (26)

Uma das ocasiões do ano mais aguardadas pelos consumidores e uma das mais planejadas pelos comerciantes. Para preparar uma boa Black Friday, não basta oferecer descontos insanos: é preciso articular estratégias de vendas e de logística, que envolvem negociação com fornecedores, abastecimento de estoque e reforço no atendimento.

📌 Cyber Monday (29)

Para aqueles lojistas que desejam queimar o estoque que sobrou da Black Friday, existe a Cyber Monday: evento de descontos exclusivamente on-line. Assim, é possível estender as promoções da Black e também oferecer descontos em novos produtos. Assim como a Black Friday, a Cyber Monday é uma data com grande potencial de negócio, para diversas categorias de produtos.

📌 Dia Internacional da Pessoa com deficiência (03)

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, é uma data importante para informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. Neste sentido, é possível utilizar este momento como forma de posicionar a sua marca em relação às questões sociais, algo essencial para as empresas hoje em dia. Aproveite para refletir e sugerir oportunidades de melhorar a qualidade de vida e dignidade de todas as pessoas com algum tipo de deficiência.

📌 Dia Mundial da Propaganda (04)

A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja ele comercial, de bens ou de serviços. Se ela é considerada “a alma do negócio”, aproveite este momento para prestar uma homenagem ou, por meio do seu segmento, gerar ações promocionais para chamar a atenção do seu público consumidor, com criatividade e bom timing.

📌 Dia da Família (08)

A família é a base de tudo e, por isso, é possível trabalhar essa data de diferentes formas a partir de cada negócio. Seja para as novas famílias, que estão construindo casas ou enxoval de bebês, existe um prato cheio para o setor comercial que for criativo trabalhar essa data. Portanto, anote no seu calendário caso o seu negócio lide diretamente com famílias.

📌  Dia do Engenheiro (11)

A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades: engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica e engenharia química, entre outras. Por abordar tantos segmentos diferentes, é a chance de utilizar o momento para ações promocionais de matérias-primas, produtos e equipamentos voltados a cada setor.

📌 Dia do Ótico (13)

Dia para celebrar os profissionais responsáveis pelas óticas, lojas especializadas na venda de produtos e demais instrumentos destinados ao cuidado e prevenção da visão humana. Logo, é uma chance interessante para as óticas trabalharem a data com oportunidades comerciais e descontos em lentes e armações.

📌 Dia do Arquiteto (15)

O arquiteto é o começo de qualquer projeto, seja ele residencial ou comercial. Portanto, o dia é importante porque pode gerar rentabilidade a partir de ações destinadas ao público final ou, até mesmo, para os que trabalham diretamente com o dia a dia de construção. Para a parte técnica, também é uma chance de vender equipamentos e outros produtos do dia a dia de um arquiteto.

📌 Dia do Mecânico (20)

Os mecânicos trabalham diretamente com peças, pneus, vidros e outros equipamentos que impactam diretamente a cadeia produtiva da indústria. A data pode ser uma chance de gerar lucro a partir de ações promocionais em alguns desses produtos, seja para a venda em oficinas ou para motoristas que estão à procura de itens para seus próprios veículos.

📌 Dia do Atleta (21)

Hoje em dia, todo mundo que quer cuidar da saúde é um pouco atleta. A oportunidade comercial aqui, portanto, é abrangente: pode servir tanto para os profissionais quanto para os atletas casuais, com descontos em vendas de equipamentos, roupas, tênis e outros itens que ajudam a praticar esportes. Quem trabalha com a venda de equipamentos, como bicicletas e esteiras, também pode gerar lucro a partir da data.

📌 Natal (25)

Data comercial que dispensa apresentações, o Natal também permite às marcas um posicionamento que remeta aos valores como família, união e empatia. Portanto, além de gerar vendas, pense em como a sua empresa pode trabalhar a data de forma institucional junto ao seu público consumidor.

📌 Véspera de ano novo (31)

Com um novo ano se aproximando, as pessoas começam a fazer as famosas resoluções de Ano Novo. Portanto, a chance aqui é única: se houver a chance de vender um determinado produto que ajude as pessoas a cumprir o que prometeram para os próximos 365 dias, a chance é agora: bote a criatividade para trabalhar e pense em uma última ação comercial antes de 2022!

📌Ano-Novo (01)

O início de 2022 – com as resoluções do Ano-Novo das mais diversas entre as pessoas – é uma excelente chance para buscar oportunidades comerciais. Quem busca ter um novo hobby, por exemplo, estará à procura de equipamentos dos mais variados, desde instrumentos musicais a até mesmo bolas ou roupas para praticar esporte.

Assim, no primeiro dia do ano não há restrições: busque inspirações que façam sentido dentro do seu segmento, uma vez que muitas pessoas estarão atentas a quem tiver ofertas neste dia, que por sinal também é um feriado.

📌 Temporada de Verão no Litoral do Paraná (até 31 de janeiro)

É nesta época do ano que as praias do litoral do Paraná estão mais cheias, repletas de turistas das mais diversas cidades do estado e do Brasil. Para pequenas ou grandes marcas, uma grande concentração de pessoas em um mesmo local é uma chance de capitalizar, seja em vendas ou em notoriedade.

Regionalmente, os públicos de classes A, B, C e D estarão no litoral do Paraná durante todo o mês. Por isso, empresas do ramo de bebidas, alimentício e entretenimento terão oportunidades especiais durante janeiro.

 

📌 Dia do leitor (07)

Muitas pessoas pensam em janeiro: “esse ano eu quero ler mais livros”. Para vir a calhar, no dia 07 é celebrado o Dia do Leitor: uma data que serve de oportunidade para quem trabalha com conteúdo dos mais diversos tipos. Afinal, quem é que não lê um pouquinho de tudo hoje em dia?

De tablets a livros, de celulares a revistas…existem muitos tipos de leitura que podem servir como gancho para oportunizar a data. Assim, essa é uma chance de oferecer a esse público um dia especial para colocar em prática uma resolução ou adquirir um sonho de consumo de leitura.

📌 Dia do Fotógrafo (08)

Com as redes sociais e os smartphones, o Dia do Fotógrafo ampliou sua possibilidade muito além das câmeras regulares ou das profissionais. Afinal, existem dezenas de marcas que oferecem uma qualidade excelente em seus retratos, das paisagens às selfies.

Assim, a data pode ser um gancho oportuno para quem busca uma qualidade a mais nas suas lembranças de férias ou em família. Ofertas em produtos de tecnologia e outros tipos, como porta-retratos e filmes, são uma excelente forma de aproveitar comercialmente o dia.

📌 Dia Nacional do Farmacêutico (20)

O farmacêutico tem dois dias ao longo do ano para chamar de seu, mas o Dia Nacional do Farmacêutico ocorre em janeiro. A ideia começou com o farmacêutico Oto Serpa Grandado, que em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos. Porém só em 2007 o Conselho Federal de Farmácia reconheceu a data.
Esse é um dia que pode servir tanto para o trabalho com os fabricantes de medicamentos, com a oferta de insumos ou itens de farmácia, ou para os consumidores: promoções no segmento com medicamentos específicos para os mais diversos públicos, desde estética até prevenção de saúde.

📌 Dia Mundial da Religião (21)

 O Brasil é um país que reúne centenas de culturas diferentes. Logo, a religião é um assunto tão diverso quanto o próprio povo brasileiro. Por isso, o Dia Mundial da Religião é uma data que pode, sim, ser aproveitada comercialmente de uma forma relevante para o seu negócio.
A data, que surgiu com o propósito de estimular a convivência pacífica entre os povos, pode ser uma chance para a venda de livros, itens religiosos, velas e, também, servir como forma de posicionamento para empresas perante os seus públicos de interesse.

📌 Dia Nacional dos Aposentados (24)

De acordo com o levantamento mais recente do INSS, existem mais de 23 milhões de pessoas no Brasil na condição de aposentados. Um público que, em sua maioria, tem mais de 65 anos de idade e tem necessidades específicas que podem ser interessantes para diversos segmentos.
Normalmente com patrimônio construído ao longo da vida, muitos aposentados buscam nessa fase da vida desfrutar de muito entretenimento: viagens, shows, resorts e cruzeiros são só algumas das situações em que é possível aproveitar a data para oferecer condições especiais.

E aí, já sabe como aproveitar as oportunidades do calendário de novembro, dezembro e janeiro no seu negócio? Se estiver em busca de ideias para campanhas e projetos multiplataforma, fale com a gente!

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