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Mercosuper 2022: último dia começa com painel sobre gestão da comunicação e depoimentos de marcas

Feira chega ao fim nesta quinta (07), no Expotrade Pinhais; Copacol, C. Vale e Grupo Super Puppo comentam sobre o evento.

O último dia da Mercosuper 2022 começou com uma palestra elucidativa sobre os pontos essenciais para uma boa gestão da comunicação nesta quinta (07). Conduzida por Fernanda Dalben, gerente de marketing do Supermercados Dalben, a fala trouxe cases de ações com marcas parceiras como Bauducco, Stella Artois e Nestlé.

Comunicação integrada de marketing

“O próximo passo da comunicação eficaz é o omnichannel, que é enxergar o cliente como único em todos os seus pontos de contato”, afirmou. “Para isso, é necessário pensar a comunicação integrada de marketing (CIM): uma única mensagem, que chegue de forma eficaz, nas várias etapas da jornada de compra desse cliente”.

Fernanda, de forma didática, estabeleceu os pilares do que deve ser uma gestão de comunicação de qualidade em supermercados. É necessário ter muito claros estes cinco pontos:

– Público alvo;

– Objetivos do marketing e comunicação;

– Unificação de vendas, marketing e atendimento;

– Mapear todos os canais de comunicação;

– Análise de resultados a partir das ações feitas.

Ela explicou a elaboração de cases que surgiram durante a pandemia da Covid-19: uma ação de Dia das Mulheres que transitou entre on e off, ajudando a triplicar as vendas de flores em relação ao mesmo período de 2021 com venda simultânea de Stella Artois; e a venda de produtos de confeitaria a partir de lives na sede da Nestlé, com a utilização de QR Codes e preços promocionais para quem acompanhava o evento, entre outros.

Por fim, Fernanda explicou a importância da ambientação para chamar a atenção a novos produtos ou para aumentar vendas de um específico. “Mais do que colocar o produto na gôndola, é necessário trabalhar sua comunicação em vários touch points que atraem o cliente”, concluiu.

“Mercosuper é oportuna no momento de recuperação econômica”, diz gerente da Copacol

Para Marçal Augusto Bento, gerente de vendas mercado interno da filial Copacol em Curitiba, a Mercosuper 2022 é muito oportuna em um momento que a economia volta a reacelerar.

“Depois de dois anos retomamos o evento presencial, mantendo contato direto com atacadistas que já eram nossos parceiros e também com novos, que passam a conhecer a marca”, afirma Bento. “Percebemos uma grande expectativa para o encontro, que possibilitou impulsionar relacionamentos e também os negócios. O varejo é a mola propulsora: se o varejo vai bem, as indústrias produzem mais, geram mais empregos e assim por diante”.

 

 

Grupo Super Puppo vê oportunidade de grandes negócios

Lucimar del Puppo, diretor do Grupo Super Puppo, acredita que a Mercosuper 2022 foi um excelente evento para aproximação após dois anos distantes de clientes e fornecedores.

“Viemos ansiosos para fazer grandes negócios e sermos produtivos, de forma que a feira foi uma oportunidade que não podíamos ficar de fora”, afirma Puppo.

Atualmente, o Grupo Super Puppo têm aproximadamente 250 funcionários. Com as expansões projetadas pelo grupo já para os próximos meses, esse número dobrará no início de 2022.

 

 

 

C. Vale construiu relacionamentos após abrir filial em São José dos Pinhais

Fernando Aguiar, gerente comercial da C. Vale na divisão agroindustrial, comentou que a participação na Mercosuper 2022 foi muito positiva, principalmente em um momento que a empresa está em processo de expansão das suas filiais em todo o Brasil.

“Hoje, as feiras, assim como as internacionais, são mais para a construção de relacionamento do que propriamente fechar negócio. Aqui, fizemos muito relacionamento porque estamos abrindo filiais pelo Brasil, inclusive uma em São José dos Pinhais recém-aberta”, diz Aguiar, que atualmente está em fase de prospecção de uma filial no Rio de Janeiro. “Estando presente na feira, entendemos mais a necessidade dos clientes e a comunicação é mais fluida”.

Aguiar também destacou a participação da RPC no evento com um estande próprio. “O negócio de vocês também é feito por relacionamento. A RPC cria uma proximidade maior e nós sentimos isso. Sem mencionar que abre portas para conversações de mídia da nossa parte e explorar essa parte comercial com os veículos de comunicação”, disse.

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