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Economia e Setores

Panorama positivo anima comércio para o Dia dos Pais

Comércio tem expectativa de boas vendas para a principal data comemorativa do mês de agosto

76% dos consumidores pretendem comemorar o Dia dos Pais em 2022. | Foto: Reprodução/Canva.

As datas comemorativas, como o Dia dos Pais, são sempre muito aguardadas pelo comércio. Em geral, elas representam importante incremento nas vendas. E para a comemoração deste ano, a expectativa está ainda mais alta, reflexo direto do índice de confiança do empresário paranaense. O indicativo teve um crescimento contínuo nos últimos cinco meses, segundo dados da Fecomércio/PR. 

Além disso, o que faz os comerciantes acreditarem em um período de grande movimento é que o consumidor tem se mostrado inclinado a se fazer presente na data e, também, a dar um presente aos pais. Segundo uma pesquisa do setor de Negócios da Globo, em parceria com a Behup, 76% dos brasileiros pretendem comemorar a data este ano. Em 2021, o índice era de 67%. Além disso, a intenção de presentear o pai neste ano cresceu 30% em relação ao ano passado. 

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Para corroborar ainda mais estes números, a estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é de que a data movimente R$ 24 bilhões na economia brasileira.

Relacionamento para o Dia dos Pais

Além de um panorama de crescimento nas vendas, os lojistas apostam na data para se aproximar ainda mais dos clientes. É o caso da Nichele, rede curitibana de materiais de construção. A loja aproveita o Dia dos Pais para evidenciar alguns segmentos de produtos e atrair o público-alvo. Neste ano, a principal ação da marca é a promoção “Meu pai é ligado no 220V”. 

“O ano passado já foi positivo e esse ano também será. No Dia dos Pais, buscamos focar em alguns setores, como jardinagem, ferramentas, linha de equipamentos e acessórios para churrasco. Um destaque é a linha de ferramentas elétricas e à bateria, como parafusadeiras, que sempre temos um incremento nas vendas nesse período”, exemplifica Cristiano Nichele, diretor comercial da empresa. 

Para alcançar um público ainda maior, a Nichele trabalha em uma estratégia de comunicação integrada na TV e no digital. “Sabemos que existe uma grande audiência [na TV] e queremos trazer um maior fluxo de pessoas para dentro da loja. Também temos utilizado as redes sociais em geral”, relata Cristiano.

Ferramentas elétricas são muito procuradas pelos clientes no período do Dia dos Pais. Foto: Divulgação/Nichele

Quem é visto, é lembrado 

Em um mercado cada vez mais concorrido, aumentar a capilaridade da marca nas diferentes mídias é essencial. Até mesmo empresas que não possuem no Dia dos Pais um histórico de aumento expressivo nas vendas, devem levar o período como uma bandeira, de acordo com Rodrigo Havro Rodrigues, diretor-presidente da OpusMúltipla Comunicação Integrada. “É um movimento institucional, simpático, de não deixar passar em branco uma data que é muito apreciada pela maioria da população”, afirma. 

“O varejo tem que aproveitar o movimento natural do consumidor de procurar presentes. Acompanhamos a movimentação de buscas das pessoas por palavras-chave, termos, expressões. E se as empresas não se apresentarem com campanhas, não são encontradas, e acabam perdendo negócios.”

 

 

O especialista destaca a função da televisão como uma propulsora de empresas. “A gente sabe que a publicidade conseguiu fazer empresas pequenas se tornarem regionais e nacionais. Ainda hoje, muitos empresários têm um pouco de dificuldade de entender que seu pequeno negócio só é pequeno enquanto ele não aparecer para um grande número de pessoas”, argumenta. 

Além das vendas, marcas aproveitam a data para fortalecer o o posicionamento institucional com os clientes. | Foto: Reprodução.

E, para acertar em cheio na estratégia, criatividade e muita pesquisa são importantes aliados na busca por chamar a atenção dos filhos e filhas que estão dispostos a presentear os pais todos os anos. “Normalmente, a gente parte para ver o que o consumidor está vivendo, assistindo, compartilhando. Tentamos entrar no mundo do consumidor naquele momento. Em todos os anos muda um pouco os interesses, os gostos, o que está passando na novela, as tendências. E tudo isso conectado, obviamente, com a linguagem de comunicação da marca que vai anunciar”, finaliza Rodrigues.

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Envolvimento emocional no intervalo comercial é como uma história bem contada

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