Menu Busca

Economia e Setores

Conhecimento que leva ao desenvolvimento. Saiba mais sobre franquias de educação

As franquias de serviços educacionais são o segundo maior segmento do ramo, com 18% de participação no mercado de franchising. A busca por mais qualificação para o mercado de trabalho e a implantação de metodologias inovadoras em educação são fatores que impulsionam esse tipo de investimento. Além disso, quanto mais conhecimento, mais oportunidade para os paranaenses! Vamos juntos aprender e empreender?

Mais um conteúdo fresquinho sobre o setor de franchising no nosso Estado! Já falamos sobre o segmento de bebidas, alimentação, beleza… agora chegou a vez da educação! Com o mercado de trabalho mais competitivo, as oportunidades de qualificação crescem na mesma medida em que as franquias de ensino.

Os serviços educacionais são o segundo maior segmento de franquias no Brasil. Têm 18% de participação no mercado, atrás apenas das franquias de alimentação e seguida de perto por saúde, beleza e bem-estar. Além do otimismo no cenário macroeconômico, outros aspectos positivos apontados pela ABF são a interiorização do franchising e a diversificação de localizações.

Segundo dados da ABF, o faturamento do segmento no 1º trimestre deste ano ficou na casa dos R$ 2,6 bilhões de reais. É um aumento de 5% em relação ao ano passado.

Ensino de idiomas com sotaque paranaense

A inFlux é uma das maiores franquias de educação do Paraná. Surgiu em 2004, na capital,  e hoje tem mais de 45 mil alunos em todo o Brasil. “Havia a demanda por um curso completo de inglês mais rápido que os cursos tradicionais. Assim, a inFlux criou um método de ensino inovador, baseado nas abordagens comunicativa e lexical (vocabulário e expressões). Essas habilidades capacitam o aluno a ler, ouvir, escrever e falar inglês em dois anos e meio”, explica Ricardo Leal, CEO da inFlux.

A escola já nasceu tendo como modelo de expansão o franchising. Atualmente são 140 unidades no Brasil – 41 delas aqui no Paraná. Para gerenciar todas as escolas, a inFlux oferece suporte diário de atendimento imediato aos franqueados. A franqueadora também faz suporte ativo. Quinzenalmente, faz contato com os franqueados para oferecer planos de ação, estratégias e acompanhamento personalizado. Tudo com foco no sucesso de cada escola.

A tecnologia é importante para manter os alunos mais jovens sempre motivados. Um dos exemplos é a utilização de uma interface semelhante aos videogames dentro do Portal do Aluno. Em 2017, a rede cresceu 24% em faturamento, 21% em número de escolas e 7% em número de alunos. “Para 2018, acreditamos que o cenário econômico mais otimista vai trazer resultados ainda mais expressivos. Para se ter uma ideia, estamos em abril e já temos 15 novas escolas para inaugurar este ano”, comemora Ricardo.

Capacitação profissional com foco na empregabilidade

Com sede em Londrina, o Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) é uma franquia de serviços educacionais que existe desde 1995 e oferece cursos profissionalizantes em sete áreas. Além dos tradicionais, como Administração e Informática, tem no portfólio um curso especial de tecnologia para a terceira idade. Com metodologia própria e foco no empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade social, o CEBRAC já formou mais de dois milhões de alunos em todo o Brasil.

“Nosso modelo de gestão se dá em três áreas principais: administrativa, comercial e pedagógica. Com essa divisão podemos ter especialistas em cada uma das áreas, o que nos possibilita maior acompanhamento e mais apoio aos franqueados. Como consequência temos mais velocidade na implantação de melhorias e consequentemente melhores resultados”, conta Jefferson Vendrametto, diretor de negócios e sócio do CEBRAC. Atualmente são 150 unidades nas diversas regiões do país, todas conectadas por meio online.

Com um crescimento anual de cerca de 23% e uma média de 12 novas unidades ao ano, o CEBRAC é uma das franquias mais premiadas do Brasil. Tem o selo de excelência da ABF. “Nos últimos anos percebemos que as pessoas valorizam a educação como  uma forma de sair da crise e conquistar um emprego. Isso também nos leva a criar novos cursos. Além disso temos uma metodologia sempre atualizada para atender às demandas dos alunos e continuar esse crescimento”, finaliza Vendrametto.

Vamos juntos investir em educação? #DeOlhoNoMercadoRPC

Artigos relacionados

0 respostas para “Conhecimento que leva ao desenvolvimento. Saiba mais sobre franquias de educação”

Deixe uma resposta