Menu Busca

Economia e Setores

Dados para saborear. Com um bom café, é claro!

Ninguém resiste a um bom café. Aqui no Paraná, a média de consumo na capital é maior do que a média brasileira. Sabe o que isso significa? Oportunidades para todos os tipos de negócios relacionados à bebida mais tradicional da nossa rotina! Veja dados da Kantar IBOPE Media e inspire-se para sua próxima xícara. Vamos juntos!

Nos nossos conteúdos mais recentes você notou que estamos passeando pelas delícias da nossa terra. Aproveitamos o crescimento do setor de franquias para falar sobre empresas de alimentação que têm deixado a rotina dos paranaenses mais saborosa. Também falamos sobre cervejas especiais e artesanais, uma grande aposta do setor de bebidas que tem dado muito certo.

A combinação pão e café também tem aparecido por aqui: falamos sobre as novas padarias e  o aroma inconfundível do café paranaense. E é sobre esta bebida tão amada que falamos mais um pouquinho hoje. Sabia que, somente em Curitiba, a média de consumo é maior do que a média brasileira? Isso mesmo: no Brasil, 77% das pessoas consumiram café nos últimos 7 dias. Na capital do Paraná, o percentual sobre para 82%.

Os dados são da Kantar IBOPE Media, que descobriu mais informações interessantes para os negócios. Pegue seu cafezinho e vamos juntos saborear!

Os curitibanos tomam muito café!

Além da média de consumo ser superior à média nacional, os curitibanos também se destacam pela quantidade. Dos 82% que afirmam ter consumido café nos últimos 7 dias, 49% tomaram mais de 14 xícaras em uma semana. A média é de duas xícaras por dia! Afinal, sabemos que não faltam oportunidades para tomar um bom café: pela manhã, no intervalo do almoço, na pausa do meio da tarde…

Por falar nisso, o lugar preferido é em casa para 86% dos entrevistados. Compartilhar o momento também é algo muito valorizado pelos amantes do café: 25% dos consumidores contam que tomam a bebida na casa de amigos ou parentes.

Para os menos assíduos, que tomam cerca de 8 xícaras a cada 7 dias – o que também é bastante coisa! – tomar café é um momento social importante: apenas 60% deles consomem café em casa. Eles gostam mesmo é de se reunir com amigos – para 28% deles, tomar café  é uma atividade prazerosa.

O café favorito de todas estas pessoas? Em grãos! Em Curitiba, a cada 5 entrevistados, 3 tomam café em grão ou em pó – apenas 1 afirma consumir café solúvel.

Quem são estes consumidores de café?

Segundo os dados da Kantar IBOPE Media, as mulheres são maioria: 53%, contra 47% dos homens.  Mas preste atenção num detalhe: quando o assunto é tomar muito café, os homens é que são considerados “heavy users” (consumidores de maiores quantidades)!

A distribuição entre classes sociais é bem variada. A classe AB representa 42% dos consumidores de café, a classe C representa 49% e a classe DE representa 9%. O cheirinho é de oportunidade para quem quer levar o café para todas as casas: mesmo representando pouco entre aqueles que compram o café,  dentro da classe DE temos o maior percentual de heavy users: 44%.

Para fechar, mais um dado para inspirar sua próxima xícara. Entre os curitibanos que frequentam parques, 92% tomaram café nos últimos 7 dias. Aqueles que curtem uma caminhada também fazem uma pausa: 89% deles consumiram a bebida nos últimos 7 dias em bares e restaurantes.

Vamos juntos pensar em café? #DeOlhoNoMercadoRPC

Fonte: Kantar IBOPE Media – TGIndex – BR TG 2017 II (2017 2s)– Universo: 2.692 mil pessoas – Filtro: Curitiba

Artigos relacionados

1 respostas para “Dados para saborear. Com um bom café, é claro!”

  1. Joao Augusto Grande Jumes says:

    Muito interessante matéria. Excelente.

Deixe uma resposta