Menu Busca

Economia e Setores

De Olho No Mercado: consumo de informações e hábitos de mídia pela Geração X, Y e Z

Na noite de ontem (16), Maringá foi o palco de abertura da IV Semana de Comunicação da Unicesumar. Marcos Franco, nosso diretor de marketing, e Rogério Tavares, nosso repórter esportivo, estiveram lá para compartilhar informações de mercado e detalhes sobre a rotina profissional. Confira os highlights do encontro!

Como anda o consumo de informações e hábitos de mídia pela Geração X, Y e Z? Há quem acredite que eles são a geração mais desconectada do formato de comunicação offline. E como será o dia a dia do repórter esportivo, sonho profissional de 10 entre 10 estudantes de jornalismo? Todas essas – e muito mais –  informações foram compartilhadas ontem (16), na abertura da VI Semana de Comunicação da UNICESUMAR, por Marcos Franco, nosso diretor de marketing, e Rogério Tavares, nosso repórter esportivo!

RPC - Unicesumar - Fotos
Marcos Franco, nosso diretor de marketing, e Rogério Tavares, nosso repórter esportivo, durante o evento na noite de ontem (16), em Maringá.

Durante as palestras, fizemos questão de trazer informações estratégicas do mercado para o meio acadêmico, que vieram fresquinhas do nosso banco de dados e pesquisa, para ajudar quem ainda está começando a descobrir como o mercado funciona! Confira os highlights da noite de ontem!

Streaming é mais popular do que a TV Aberta?

Muita gente acha que sim! Não é raro ouvirmos ou mesmo lermos que há em curso uma expansão revolucionária do formato streaming de audiência no mundo inteiro. Mas será que esse “burburinho” retrata mesmo a nossa realidade? Durante a palestra, Marcos Franco contou que, em Curitiba, nos últimos 30 dias, apenas 14,5% da população esteve conectada com os serviços oferecidos por um dos principais players de streaming. No entanto, 92,7% dos curitibanos, segundo dados do Kantar Ibope, assistiram à TV Aberta. Destes, 86,7% sintonizaram a RPC. A partir destes dados, Franco mostrou aos estudantes de comunicação a necessidade de trabalhar com informações que de fato mostrem a realidade de mercado.

RPC - Unicesumar - Millenials
8 a cada 10 curitibanos que consomem vídeo sob demanda assistem a RPC.

 Hábitos de mídia pela geração X, Y e Z

Muita gente acha que os millenials são a geração da “televisão off e da internet on”. Errado! Em Curitiba, por exemplo, eles assistem TV por mais tempo do que a média da população brasileira, segundo pesquisa da Kantar Ibope. Além disso, os resultados do Estudo desenvolvido e organizado pela Warc, o Warc Toolkit 2016, nos mostram que não se pode fazer suposições simplistas sobre a geração Z, pois é uma faixa etária que apresenta atitudes e hábitos muitos vezes contraditórios. Veja um exemplo: 86% dos millenials usam seus smartphones várias vezes ao dia; em compensação, 79% deles concordam que as pessoas da sua idade passam muito tempo em dispositivos digitais.

RPC - Unicesumar - contradição

 TV Linear: comportamento de consumo

Você sabia que recebemos aproximadamente 292.057.776.128 bits de informações diariamente? Na era da tecnologia, somos bombardeados por conteúdos a todo instante; por isso, é até normal que o público sinta dificuldades em tomar a decisão sobre qual conteúdo consumir. Na televisão, este comportamento é chamado de TV Linear: muitas vezes, o telespectador quer apenas chegar em casa e assistir o que está passando naquele momento na programação, sem de fato escolher criteriosamente. A sua única exigência é saber que tem opções de escolha!

RPC - Unicesumar - geração x y z

Eventos aos vivo!

 A TV continua sendo a melhor plataforma para os eventos que acontecem ao vivo. Sabia? Durante a transmissão da cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, que teve duração de quatro horas, houve um acréscimo de 26% na audiência domiciliar da faixa horária, segundo dados da Kantar Ibope.

TV Shows Mundo

No ranking mundial do Google Trends – TV shows, o primeiro lugar de 2015 foi BBB 15 e em 9º lugar apareceu Verdades Secretas. Você sabia? Na época, a novela das nove emplacou o trending topic mundial com a palavra-chave Book Rosa como mais pesquisada.

RPC - unicesumar - tv gráfico

Baixe o E-BOOK da palestra

A rotina do repórter esportivo

Com a palestra “A convergência da informação”, Rogério Tavares, nosso repórter esportivo, fez um bate papo com os estudantes de comunicação. Lá, ele falou sobre a sua rotina, mercado de trabalho e os desafios do repórter para conseguir boas informações. E para quem deseja virar repórter de televisão que fique esperto: o trabalho é duro! Todos os dias, Rogério chega às 7h30 na redação, pronto para checar se o pré-espelho – gíria utilizada na profissão para definir roteiro ou script – preparado no dia anterior será alterado. “O editor chefe analisa o que é importante em termos editoriais, eu checo o que há de mais importante em termos de novidade. Às 9h, a gente recebe as ofertas da rede; são as matérias que a rede vai mandar para todo o Brasil”, explica.

RPC - unicesumar - rogério
Rogério Tavares, nosso repórter esportivo, durante a palestra “A convergência da informação”.

Depois, Rogério sai para gravar as chamadas das matérias, escrever o texto de abertura do programa, checar se a edição está saindo com tranquilidade. “Depois começamos a receber matérias do Rio; o editor chefe checa quais as nossas matérias que estão prontas e vamos aprovando”, conta. Depois disso, é hora de Paraná TV e Globo Esporte. Assim que a programação acaba, toda a equipe se reúne para mais uma vez discutir as pautas da tarde. Fechado essa etapa, como brincou Rogério, “eu vou embora porque não sou chefe”.

 

Procurar informações confiáveis, pesquisas de credibilidade e ser incansável na busca pelo conteúdo mais sólido são tarefas para os comunicadores. Marcos Franco e Rogério Tavares deixam alertas para nós:

 

 

Vamos juntos levar informações de qualidade ao mercado paranaense? #DeOlhoNoMercadoRPC

Artigos relacionados

0 respostas para “De Olho No Mercado: consumo de informações e hábitos de mídia pela Geração X, Y e Z”

Deixe uma resposta

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.