Menu Busca

Economia e Setores

Design e inovação de Curitiba para o mundo

Curitiba está na rota de design e inovação. Conheça a Furf Design Studio, empresa que já ganhou o Cannes Lions.

Curitiba está entre as cidades que mais incentivam o ecossistema de inovação no Brasil. Segundo o Vale do Pinhão, movimento curitibano que promove ações de Cidades Inteligentes na capital, atualmente são 415 startups cadastradas no programa. Os designers curitibanos Maurício Noronha e Rodrigo Brenner estão na rota da inovação. Fundadores da Furf Design Studio, eles acumulam vários prêmios nacionais e internacionais na área de design, criatividade e inovação, incluindo o Cannes Lions. Além disso, estão presentes na lista Forbes UNDER 30 e são palestrantes no TEDx.

“O diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, realidades e opiniões, é essencial para a inovação”, explica Brenner.

Soluções palpáveis 

A Furf tem como um dos princípios de trabalho o fator econômico, criar soluções que sejam pensadas para todas as pessoas. Para eles, os empresários devem ter consciência e humildade de servir a sociedade. “Quanto maiores os benefícios e resultados reais para as pessoas, seguramente haverá o reconhecimento”, enfatiza Brenner.

Para isso o processo de criação do duo é baseado em pesquisa científica, artística, mercadológica, tecnológica e cultural. “Esse processo é bem menos maluco do que imaginam. Tudo o que fazemos é para as pessoas. Logo, buscar entender melhor o ser humano é fundamental para aprimorar as experiências”, ressalta o designer.

Inovação e olhar disruptivo 

O design para a Furf é uma maneira de humanização. Rodrigo acredita que sempre há espaço para inovação em qualquer lugar. “O desafio está justamente em aprimorar o futuro. Criar algo novo é muito fácil. Já criar algo melhor é um pouco mais complexo. Inovação não tem a ver com recursos físicos, mas sim intelectuais. Trata-se mais de uma nova maneira de pensar sobre o que já existe do que buscar puramente novas tecnologias. Enquanto tivermos pessoas que ousem, reflitam e estudem, teremos uma inesgotável fonte de inovação”, instiga Brenner.

Conheça algumas criações da Furf Design

Decanter Baco – “Baco abre as portas do coração”.

 

Técnicas que permanecem com sua essência intocada, mesmo depois de séculos. O Baco é produzido artesanalmente em cristal soprado e com base esculpida à mão em mármore de Carrara. Estes processos conferem a cada decanter um toque humano, com aparência única, sem existir idênticos.

“Saudade é sentir o calor do abraço ausente.”

O calor no peito de estar com uma boa companhia, de reviver um momento que passou, de um lugar distante, de uma memória doce.

Duas metades de um todo, que se completam: uma presente, outra ausente. À medida que se aproximam, uma luz interior acende gradualmente até que, quando se abraçam, a luz alcança sua maior intensidade e brilho pleno.

Primeira capa de prótese adaptável e colorida.

Confete é a primeira capa adaptável e colorida de prótese de perna produzida em massa no mundo. Seu propósito é tanto funcional (devolver o volume da perna) e especialmente emocional por incentivar a reabilitação e auto-estima do amputado. A Confete é fabricada em poliuretano para tornar o produto o mais econômico, adaptável e durável possível.

Outono é a primeira coleção de produtos do mundo criados com biotecido de folha.

O material possui características muito similares ao couro bovino, com a notável diferença de que a emissão de CO2 de seu processo de fabricação é compensada pela absorção de carbono do plantio e crescimento das folhas. Ao contrário da maioria dos outros revestimentos de origem vegetal, a manta de folhas é curtida e não é misturada com outros tipos de fibras, polímeros ou produtos químicos. Isso mantém a beleza de seu visual, texturas e formas naturais.

A robusta estrutura é produzida industrialmente em aço reciclado, com solda e acabamento feitos à mão. Os seis pés remetem tanto a criaturas quanto a uma estética funcional espacial. 

Leia mais em

De olho nas tendências: o que podemos aprender com os festivais de criatividade?

Dia Mundial do Meio Ambiente: a moda que pensa no planeta

Acompanhe a home da RPC e nossas redes sociais: Fan pageTwitter Instagram.

Quer estar por dentro das nossa programação? Baixe o aplicativo da RPC

Artigos relacionados

0 respostas para “Design e inovação de Curitiba para o mundo”

Deixe uma resposta