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Embalagem como elemento decisivo de compra

Entenda como a embalagem pode aumentar as suas chances de venda!

A embalagem é um dos mais importantes elos entre marca e consumidor e um dos fatores decisivos no ato de compra. A forma, o material, as cores e o texto são indispensáveis. Isso vale também para a criatividade e a preocupação com o ambiente. Segundo a Euromonitor International, provedora de pesquisa de mercado, em 2018, o valor bruto da produção física de embalagens atingiu R$ 78,5 bilhões — incluindo inflação –. Isso significa 10,4% a mais que o número de 2017.

Marcelo Bacellar, diretor de arte da Master Comunicação, explica que uma embalagem mal projetada pode fazer com que o consumidor tenha uma impressão diferente do produto projetado.

“Linguagens, modismos ou até mesmo um projeto gráfico mal elaborado são capazes de mudar a percepção de valor do produto. E isso pode impactar diretamente na rentabilidade da marca”.

De acordo com o gerente de marketing do Festval, Fabiano Szpyra, a embalagem tem de refletir o que o produto é sem gerar confusão no cliente. “Investir na embalagem é tão importante quanto no produto. Isso pode significar a vida ou a morte de um lançamento. Se eu tenho uma embalagem bem adequada, que comunica corretamente, a chance de obter sucesso é muito maior”.

Panetone Mamma Bia vem em embalagem especial.

É o que reitera também Bacellar. “Em ambientes agressivos, como no varejo supermercadista, uma embalagem bem projetada pode ajudar na visibilidade do produto. E, também, se tornar um fator decisivo de compra. Já no varejo de luxo é perceptível o cuidado com a cada detalhe nas embalagens para promover uma experiência de consumo completa”.

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Eles já estão nas lojas prontinhos, só lhe esperando. Bolos, pizzas e sanduíches fresquinhos para você curtir o momento sem se preocupar. Venha buscar os seus.

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Ele acrescenta que uma excelente experiência de marca é aquela  adequada ao produto. “Produtos desenvolvidos para serem baratos, se embalados como produtos de qualidade superior, podem perder o propósito e acabar arruinando a estratégia de negócio”, diz Bacellar.

Cesta de Natal do Festval tem formato de baú de madeira.
Embalagem de um dos sucos da linha de sucos do Festval

Embalagem influencia decisão de compra

Além disso, a embalagem está influenciando mais as decisões de compra. É o que aponta uma pesquisa da Two Sides, organização internacional sem fins lucrativos. Ela mostra aspectos positivos e negativos nessa relação. A instituição, que atua globalmente, aborda questões sobre produtos impressos em papel. E neste estudo ouviu 400 consumidores brasileiros. O resultado aponta para 99% de influência da embalagem na decisão de compra, seja para o bem ou para o mal, constante ou frequente.

“Por muitas vezes a embalagem é a porta de entrada para a experiência de marca do consumidor. Se bem projetada, embalagens podem ser grandes aliadas na construção de uma marca. A garrafa de vidro da Coca-Cola é um exemplo clássico.  É praticamente impossível não reconhecer o formato icônico, que também está presente na comunicação da marca. Outro exemplo bem próximo é O Boticário com a Ânfora, embalagem se tornou um ícone da marca que é altamente reconhecível”, garante Bacellar.

IF Awards

Neste ano, o IF Awards, prêmio de design mais importante do mundo, reconheceu 16 trabalhos brasileiros em diferentes áreas: comunicação, embalagem, produto e design de serviço. Conheça alguns deles:

Embalagem premiada
Projeto: Identidade Mercado Da Boca / Design: Greco Design / Empresa: Mercado Da Boca
Embalagem premiada
Projeto: Malbec Signature Fragrance / Design: Chelles & Hayashi Design / Empresa: O Boticário
Embalagem premiada
Projeto: YAS – Incredibly Natural Soda / Design: Pharus Bright Design / Empresa: Coca-Cola Brasil

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