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Economia e Setores

Campanhas de 2020 para inspirar!

Confira as dicas de Marcelo Erudito Guimarães, sócio-fundador da Buenas e VP do Clube de Criação do Paraná, e Lucas Sfair, co-founder da CANJA Audio Culture

Campanhas de 2020, que tal se inspirar? O ano está quase virando na esquina e é hora de planejar. Criatividade e inovação são palavras-chave na hora de conquistar o cliente e o público. Um bom exemplo disso é a campanha para a Johnnie Walker, que contou com assinatura de áudio da CANJA Audio Culture.

Convidamos o Marcelo Erudito Guimarães, sócio-fundador da Buenas e VP do Clube de Criação do Paraná e o Lucas Sfair, co-founder da CANJA, que participaram de inúmeros festivais neste ano, para nos contar um pouco do que estão vendo por aí. Confira:

Inovação nos formatos

Lucas destaca que a propaganda está cada vez mais camuflada em meio ao entretenimento, proporcionando conteúdo sem interromper a atenção do consumidor. Falamos disso nessa matéria. Marcelo concorda:  “É mais entretenimento, conteúdo relevante, começar conversas importantes, levantar bandeiras, criar coisas com as quais as pessoas queiram passar tempo”, explica.

Destaques do Paraná

Recentemente a agência Mirum criou um filtro no Snapchat para divulgar a estreia do filme IT: A Coisa – Capítulo 2, da Warner Bros. “Em termos de linguagem, acredito que seja um bom exemplo de como estar por dentro do dia a dia dos usuários”, analisa Lucas.

IT 2 – Filtro para Snapchat

Você vai flutuar também com o novo filtro de #IT2 para Snapchat. O filme estreia em breve nos cinemas. 🎈

Posted by Warner Bros. Pictures on Wednesday, May 15, 2019

Marcelo destaca a ação do Boticário. “Uma das campanhas mais recentes que eu trago pra conversa é o #comvocêeujogomelhor, da SoWhat. Em um gesto simples, mas extremamente corajoso, O Boticário parou toda a sua produção e liberou 12 mil funcionárias e funcionários pra assistirem a Copa do Mundo feminina, exatamente como sempre foi feito na masculina. Uma questão básica, elementar, de equidade de gênero, mas que nunca tinha sido feita antes”, comenta. O resultado foi incrível. Outras 150 empresas entraram nessa, ajudando a mudar o interesse pelo jogo e a construir a maior audiência da história do futebol feminino no Brasil.

Campanhas de 2020: +Criatividade para inspirar

Para 2020, o VP do Clube de Criação do Paraná sugere mais criatividade e coragem.  A Nike apoiou o Kaepernick no momento mais obscuro da carreira dele, e é um exemplo disso. “Uma marca que criou uma campanha colossal em torno de uma crença, de um gesto, defendendo que você pode brigar por aquilo que acredita. É uma marca de tênis incendiando uma discussão política no país mais poderoso do mundo. E isso é propaganda”, define Marcelo.

Nicho a ser explorado

O co-founder da CANJA Audio Culture conta que anda pensando muito sobre a indústria de games, que tem jogadores super engajados, e que movimentam a economia. Ele faz uma provocação: “No Brasil, não vejo muito disso. Muito menos em Curitiba. Será que não temos uma rede de jogadores locais? Não tenho a resposta do que o mercado precisa, mas recomendo sempre começar pelas perguntas”, pontua.

E qual caminho seguir para 2020? A melhor dica é não deixar a criatividade de lado. “O poder da criatividade segue sendo absoluto e intocável. Na hora da crise de formato, da reinvenção, é ela que salva as marcas. É ela que fica incólume no meio de tanta transformação”, conclui Marcelo.

Para inspirar as campanhas de 2020

Confira as dicas e sacadas mais bacanas na visão de Lucas Sfair e Marcelo Erudito.

 

Dicas do Lucas

 

 

 

Wendy’s – Keeping Fortnite Fresh – Cannes Lions Winner 2019

 

John Lewis & Partners Christmas Ad 2018 – #EltonJohnLewis 

 

Lucas está ansioso para saber qual será a sacada de 2019. “Todo Natal eles se superam e surpreendem. Quero saber o que virá, porque a última edição foi incrível”, explica.

 

  Dicas do Marcelo 

 

 

 

“Eu adorei a simplicidade complexa do Highway Gallery, dos Emirados Árabes. Extremamente simples de conceito, mas altamente complexo de execução.”

“Pra ficar em coisas mais simples, mais acessíveis pro nosso mercado, eu lembro logo dos painéis de OOH da Coca-Cola, ensinando as pessoas a jogarem suas latinhas e garrafinhas fora depois de beber.”

“O Piraquê Wear, que tem o dedo de dois caras que o nosso mercado conhece bem, Juliano Ribas e Zé Luís Schmitz”, conta Marcelo. Em uníssono com o cliente, eles perceberam que era hora de levar a clássica identidade visual das embalagens de Piraquê, criada nos anos 60 por Lygia Pape, a outro nível. E aí, as estampas saíram do produto e viraram nada menos do que uma linha completa de roupas e acessórios. É o consumidor passando mais tempo com a marca. 

E você, já preparou suas estratégias para 2020? Conte conosco para ações sob medida para o seu negócio. Fale com a gente informacoes@rpc.com.br.

 

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