Menu Busca

Economia e Setores

Jogos de Aventura e Natureza apresentam formato inédito no Paraná

Projeto inovador é desenvolvido pelo Governo do Paraná e relatos podem ser acompanhados no G1

Os Jogos de Aventura e Natureza, que acontecem desde agosto, tem como objetivo usar o esporte como fomentador do turismo no Paraná. No total, 26 cidades recebem os participantes em 29 modalidades esportivas, movimentando cerca de 20 mil pessoas por região. “É um projeto inovador e arrojado, que coloca o esporte como uma das pontas de lança para o desenvolvimento do turismo do Paraná”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior na abertura. “Os jogos vão evidenciar a riqueza natural do nosso estado, atrair atletas e visitantes e movimentar a economia”, afirma.

Um espaço especial no G1 se tornou um convite para as pessoas embarcarem nessa aventura deliciosa.  Cada relato é publicado pela blogueira Keila Kubo, que ama viajar pelo Paraná com a família.

Jogos de aventura e natureza
Keila Cubo relata suas experiências no G1.

“Fui convidada para participar do projeto a partir do blog Turistando Pelo Paraná, onde escrevo as experiências de viagem que faço com a minha família. Quando entraram em contato comigo, fiquei surpresa e muito contente. Acredito muito no turismo no estado do Paraná. E fico feliz em mostrar que é possível viver grandes ou pequenas aventuras, no próprio estado que a gente vive, aproveitando as nossas belezas naturais”, conta Keila.

Além das apresentações e competições, que acontecem aos finais de semana, também são desenvolvidas oficinas de esportes diferenciados nas escolas locais durante os dias de semana.

“Queremos deixar um legado. Por isso, trabalhamos com essas oficinas, proporcionando uma vivência de modalidades esportivas que não são usuais nas aulas de educação física”, explica Tiago Campos, diretor de inovação, incentivo e fomento da Superintendência de Esportes do Estado.

<<<< Você conhece bem esportes de aventura? Teste seus  conhecimentos sobre as modalidades dos Jogos de Aventura e Natureza>>>>

No projeto piloto, foram escolhidas três regiões do estado: litoral, Angra Doce e Lindeiros. São regiões com água, o que favorece a prática de esportes dessa modalidade. Para o ano que vem, a ideia é ampliar a presença dos Jogos. “Estamos bem felizes com os resultados até agora, tivemos um recorde de 15 mil pessoas acompanhando nosso show de abertura em Foz do Iguaçu,  além de registrar recorde de participação de atletas em diversas modalidades esportivas”, afirma Campos.

Um dos lugares mais especiais para a Keila foi a Rota das Ostras, em Guaratuba. “Além de comer ostras deliciosas estávamos em um ambiente muito lindo. Adoro a combinação de contato com a natureza e boa comida. Com certeza quero retornar e aproveitar com mais calma”, afirma.

Ela também destaca o turismo rural, feito em Medianeira e em São Miguel do Iguaçu. E dá um spoiler sobre o que vem por aí. “Estou escrevendo um texto sobre a Ilha de Superagui. Em especial a Reserva do Sebuí, que é um daqueles lugares que a gente vai para se desligar do mundo e renovar as energias”. Aguardem!

Como funcionam os Jogos de Aventura e Natureza

Os Jogos de Aventura e Natureza são organizados pelo Governo do Paraná e acontecem em cinco etapas, abrangendo 29 modalidades e 26 cidades. A Etapa do Litoral tem o apoio do Sistema Fecomércio e prefeituras das cidades-sede.

São três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas. As premiações são em dinheiro, além de troféus e medalhas. Nesta etapa serão realizadas competições de jipe, surf, handbeach, triathlon, vôlei de praia, beach tennis, corrida de aventura, vela, skate, beach soccer, bodyboarding e futevôlei.

As modalidades abertas à participação de toda a população acontecem ao longo da semana. São diversas clínicas esportivas voltadas à comunidade. A programação é diária e atende locais estratégicos para a prática de cada esporte, sempre supervisionados por profissionais.

As competições e apresentações acontecem sempre aos fins de semana. Isso facilita a presença de participantes de fora da cidade. Entre as modalidades de apresentação estão o rally, o wakeboarding, balonismo, parapente e o jipe.

Jogos de aventura e natureza
Jogos Aventura e Natureza. Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

As aventuras já passaram pela região de Lindeiros, nas cidades de Guaíra, Mercedes, Terra Roxa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e São José das Palmeiras. Em setembro foi a vez de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Missal, Diamante D’ Oeste e Santa Helena.

A última etapa acontecerá na região de Angra Doce. As cidades são Carlópolis, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Siqueira Campos e Jacarezinho, dos dias 23 de novembro a 01 de dezembro.

Leia mais em:

Turismo no Paraná: como serão as férias de julho?

Que tal uma solução customizada para a sua marca? Fale com a gente informações@rpc.com.br

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Jogos de Aventura e Natureza apresentam formato inédito no Paraná”

Deixe uma resposta