Menu Busca

Economia e Setores

Maio Amarelo é chance de conscientizar e apoiar

Entender a importância da campanha Maio Amarelo faz parte da expectativa do consumidor com relação a empresas socialmente responsáveis. Veja como fazer parte!

Presente em 30 países, a campanha Maio Amarelo tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre segurança no trânsito. Além de municípios e órgãos públicos, o Maio Amarelo é apoiado por mais de 1400 empresas. Uma delas é a Casa do Óleo, em Foz do Iguaçu. “Nós contribuímos por um trânsito mais seguro quando o motorista traz seu veículo para realizar a manutenção. E fazemos um check list de mais de 15 itens para verificar o que deve ou não ser substituído, completado e o que está quase perdendo a vida útil”, conta Camila Muniz, sócia e gestora da Casa do Óleo. Ela coloca sua loja como um espaço de prevenção, que colabora na economia para o cliente e no aumento da vida útil dos motores.

Estatísticas

No Paraná, o número de acidente de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, passando de 2.547 para 2.338. A preocupação, porém, está nos ciclistas e motociclistas, ambos com aumento de óbitos. Entre as motos, o número cresceu 3% de 2017 (659) para 2018 (680). Nas bicicletas, saltou 47% – de 98 para 144.

Segundo dados do Ministério da Saúde em 2016 foram registradas 37.345 mortes no trânsito no país.  Cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas do trânsito, de acordo com  o Sistema Único de Saúde (SUS). ”Campanhas como o Maio Amarelo são de extrema importância para gerar um trânsito mais seguro e de qualidade. O trabalho de conscientizar os motoristas sobre as regras e leis de trânsito favorece um olhar crítico sobre “o que devo fazer” e “o que não devo”. E isso atrai uma carga maior de responsabilidade e atenção”, completa Camila.

Oportunidades de negócios

Entender a importância de uma campanha como o Maio Amarelo faz parte da expectativa do consumidor com relação a empresas socialmente responsáveis. A pesquisa Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações, realizada pela Akatu mostra que os consumidores brasileiros valorizam as empresas que cuidam das pessoas. Esse dado figura entre as oito principais causas que mais mobilizam o consumidor a comprar um produto de determinada marca. E essa mesma pesquisa aponta que 59% dos consumidores acreditam que as empresas deveriam fazer mais do que está nas leis para beneficiar a sociedade.

Para aproveitar o apoio dado ao Maio Amarelo, a Casa do Óleo enfatiza a comunicação em suas redes sociais. Além disso, folders com “Dicas de Condução e Dicas de Manutenção” são entregues nas lojas. “O Maio Amarelo vai ao encontro da nossa política de trabalho: conscientização e prevenção”, finaliza Camila.

Faça sua parte 

Alguns itens são imprescindíveis na hora de fazer um check list seguro. Eles estão acessíveis para todos e podem fazer de você um apoiador do Maio Amarelo. Confira as orientações da Casa do Óleo:

  1. Troca de óleo: manter o motor lubrificado, com o óleo correto, e o filtro revisado garante um melhor funcionamento do veículo. Uma vez por semana, verifique o nível do óleo do motor e periodicamente faça a troca.
  2. Freios: Mantenha o fluido limpo e renovado a cada 20 mil km. A pastilha de freio também é muito importante e a troca também é recomendada a cada 20 mil km. Demais componentes devem ser revisados de acordo com o manual do proprietário.
  3. Filtros de ar e combustível: o filtro de ar do motor retém a sujeira do ar que entra. E ele envia ar “limpo” para queimar junto com o combustível e fazer o veículo rodar. Outro filtro importante é o de combustível, que deve ser substituído a cada 10 – 15 mil km.
  4. Pneus: tanto no que diz respeito a calibragem, quanto no alinhamento e balanceamento, reduz em até 20% o consumo de combustível.
  5. Iluminação: manter as luzes externas – faróis e lanternas – sempre revisadas garante maior condição de dirigibilidade. É tão importante o check list das lâmpadas que hoje, no Brasil, gera até multa caso alguma esteja queimada ou não funcionando.
  6. Palhetas: é um item de extrema relevância.  A substituição depende muito da frequência de uso, e pode ir de 06 meses a um ano. Use produtos chamados “aditivo de limpa parabrisa” ou “anti neblina” no reservatório do esguicho de água.

Quer informações, insights, palestras, soluções de mercado no Paraná? Conte com a gente informações@rpc.com.br

Quer estar por dentro das nossa programação? Baixe o aplicativo da RPC

 

 

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Maio Amarelo é chance de conscientizar e apoiar”

Deixe uma resposta