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Mercado de comunicação: o que muda agora?

O mercado de comunicação mudou radicalmente nos últimos anos. Saiba mais sobre esse novo momento.

O mercado de comunicação mudou radicalmente nos últimos anos e exigiu que as empresas se recriassem. No passado recente, a agência de Publicidade fazia apenas Publicidade, enquanto a Assessoria de Imprensa apenas criava estratégias para ter seus clientes divulgados pela mídia. Já a agência de Marketing Digital atuava apenas na estratégia online. Hoje essas fronteiras e barreiras não existem mais. O escopo de uma empresa de comunicação mudou radicalmente.

De olho nessas mudanças, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) retoma seu trabalho no Paraná. Entre as ações está a nomeação de Carmem Murara – diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista – como diretora.  A ideia, agora, é trabalhar de forma integrada com os associados, e fortalecer a comunicação corporativa no Estado.

O De Olho no Mercado conversou com ela para entender as principais mudanças no mercado de comunicação:

Em sua opinião, quais serviços devem surgir – ou já surgiram – no mercado de comunicação que atendem a esse novo momento?

Os novos serviços estão bastante relacionados com análise e inteligência de dados, analytics, experiência do cliente e inteligência artificial. Os comunicadores continuam sendo produtores de conteúdo e criativos. Mas, aqueles que têm habilidade e ou se especializaram em análise de dados, estatística, Business Inteligence (BI) estão ganhando mais oportunidade de mercado.

Quais os principais anseios e desejos dos clientes no que diz respeito a comunicação?

O cliente quer sempre o tripé: qualidade, rapidez e preço. Tudo isso com bom atendimento. Ele precisa estar seguro que a agência que está o atendendo está conectada com as novidades do segmento.

O que a comunicação precisa estar de olho neste segundo semestre? 

As agências e os profissionais de comunicação têm de estar em constante atualização e de olho nas tendências do setor.  Ainda vale a estratégia de olhar o que está ocorrendo em outros mercados internacionais como o norte-americano e o europeu para poder antecipar-se na elaboração e na oferta de soluções.

Como a comunicação pode contribuir com o fomento de negócios no Paraná?

A comunicação é pilar essencial para o sucesso de um negócio. Não se pode imaginar a consolidação de mercado ou o ganho de market share de um produto ou de um serviço que não esteja suportado por uma estratégia de comunicação consistente. Ela gera negócios, impulsiona o crescimento de uma empresa e traz o desenvolvimento econômico para o local onde essas empresas estão inseridas.

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