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Economia e Setores

Parcerias com ONGs e projetos sociais agregam valor e propósito para empresas

RPC, Instituto GRPCOM e MGA Play Games são parceiros na realização do RPC Game 2021, projeto que premia e reconhece ações de voluntariado realizadas por jovens paranaenses

Um estudo da Trendwatching revela que marcas com propósito ganham cada vez mais atenção dos consumidores no mercado e têm impacto direto na decisão de consumo.

Parcerias entre organizações do Terceiro Setor e empresas privadas geram benefícios mútuos. Imagem: Canva

Além disso, entre os jovens millenials e da geração Z, por exemplo, existe uma maior inclinação e desejo de trabalhar em empresas que atuam com propósito. Ou seja, aspectos que se destacam na estrutura de uma empresa, como a pluralidade, a responsabilidade social e a cidadania, também geram impacto na contratação de novos talentos para o negócio. 

O apoio de empresas a ONGs e projetos do Terceiro Setor é uma das formas de demonstrar compromisso com o bem comum e de colocar em prática valores como a solidariedade e o cuidado com a comunidade.

Mas quais benefícios pode trazer para uma empresa? Confira na lista abaixo!

5 razões para apoiar projetos do Terceiro Setor

  1. Impacto Social: O primeiro ponto que deve ser considerado na decisão de incentivo a ONGs e projetos sociais diz respeito ao compromisso das empresas com o bem comum. Seja por meio de iniciativas que se relacionam com o público-alvo do negócio ou com o local onde a empresa está estabelecida, a marca gera impacto social ao se comprometer com causas sociais e com o combate à desigualdade. 
  2. Posicionamento de Marca: Consequentemente, a partir dessa ação, a empresa passa a se posicionar como uma marca de fato comprometida com o avanço da sociedade. A cidadania empresarial é um valor cada vez mais relevante no mercado tanto para os consumidores, quanto para os funcionários. 
  3. Visibilidade: Nós já falamos no De Olho no Mercado sobre os resultados que a responsabilidade empresarial pode trazer para uma empresa. Uma pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) indica que 70% dos entrevistados se dizem “inclinados a comprar um produto ou serviço de uma empresa que doa para causas sociais ou apoia a comunidade local”. Ou seja, o apoio a causas sociais também traz visibilidade e resultados para o seu negócio.
  4. Relacionamento Interno: O apoio ao terceiro setor, seja por meio de parcerias ou de iniciativas internas da empresa, impacta diretamente o relacionamento com os colaboradores. Um estudo da V2V revela que ações de incentivo ao voluntariado, por exemplo, aumentam a satisfação do colaborador no ambiente de trabalho e impactam positivamente o comprometimento com a empresa.
  5. Benefícios Fiscais: Por fim, a Lei de Incentivo Fiscal permite que uma série de projetos vinculados ao terceiro setor sejam viabilizados em diferentes áreas, como a cultura e o esporte. Além do apoio às causas sociais, a ação possibilita a diminuição da carga tributária e uma melhor gestão financeira da empresa.

RPC Game: um desafio para quem quer transformar o mundo

O RPC Game 2021, iniciativa da RPC e do Instituto GRPCOM, é um exemplo de parceria de sucesso entre empresas e instituições do Terceiro Setor.

O Game, que visa incentivar o protagonismo juvenil, a cidadania e a responsabilidade social, conta neste ano também com a parceria da MGA Play Games, uma empresa de Maringá que trouxe um conceito de experiência gamificada para todas as etapas do projeto, da inscrição aos desafios propostos aos participantes.

Para Jhonatan Pereira da Silva, da MGA, a participação da empresa maringaense na ação promove visibilidade para as marcas envolvidas e conexão com um dos seus públicos-alvos: jovens conectados com a tecnologia, propósito e games.

Segundo Mariane Maio, gestora de projetos do Instituto GRPCOM, as parcerias firmadas para a realização do RPC Game trazem benefícios a todos os envolvidos: empresa, organizações sociais, comunidade e participantes do game.

“Parcerias como essa geram impactos positivos para empresas, organizações do Terceiro Setor e, sobretudo, para as pessoas atendidas e beneficiadas por projetos do bem. Em uma iniciativa como o RPC Game, por exemplo, unimos forças para valorizar o trabalho de pessoas que desejam impactar e transformar a realidade da região onde vivem a partir de iniciativas como doação de alimentos, bazares beneficentes, proteção animal e diversas ações de voluntariado”.

Game premia e reconhece ações do bem realizadas no Paraná

O RPC Game premia jovens envolvidos em práticas ou projetos sociais que podem transformar o mundo. Imagem: divulgação.

As inscrições para o RPC Game 2021, que reconhece e premia iniciativas transformadoras realizadas por jovens em todo o Paraná, estão abertas até o dia 27 de setembro.

Podem participar jovens paranaenses com idade entre 18 e 24 anos, engajados em ações de voluntariado em ONGs, igrejas, grupos escoteiros, associações de proteção animal e outros projetos ou organizações sem fins lucrativos. Serão aceitas práticas contínuas ou pontuais, realizadas a partir de novembro de 2020. 

“Com o RPC Game, a RPC e o Instituto GRPCOM não só premiam projetos ou iniciativas ‘do bem’, como incentivam a realização de novas ações, estimulando, assim, em cada um, o desejo de ser melhor e de contribuir para o bem da sociedade”, afirma Mariane Maio, gestora do RPC Game.

Logo após o término das inscrições, começa a fase dos challenges e, nesse período, os jovens inscritos no projeto serão instigados a participar de diversas atividades e jogos. Cada entrega equivale a uma pontuação e quem acumular mais pontos sairá na frente.

As equipes participantes ou gamers inscritos individualmente que ficarem nas três primeiras colocações ganharão prêmios e ainda levarão para casa um presente para doar para uma ONG ou escola pública.

As inscrições acontecem pelo site www.rpcgame.com.br. Inscreva-se ou indique o RPC Game para jovens voluntários envolvidos em ações do bem!

Que tal comunicar com propósito na RPC? Fale com a gente!  

Leia Mais:

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