Menu Busca

Economia e Setores

Perfume é um dos produtos mais desejados pelos consumidores na fronteira do Paraná

Cheirinho de boas vendas no ar! O Brasil é um dos maiores mercados de perfumaria e beleza do mundo. Impulsionado pelo crescimento do consumo por parte dos homens, o setor comemora bons resultados e prevê expansão para os próximos anos. Na Argentina, na fronteira com o Paraná, a Perfumelândia mostra na prática como investir em variedade e novos serviços faz a diferença. Vamos juntos conferir!

A memória olfativa é um dos nossos sentidos mais poderosos. Tem o cheirinho de bolo da vó, o cheiro de chuva, de grama cortada. Também tem cheiros que trazem conforto – como o do café passando – e perfumes que lembram pessoas. Talvez seja por isso que o nosso país é um dos maiores mercados de perfumaria do mundo. Segundo a Euromonitor, somente em 2014 o setor  movimentou R$ 101,7 bilhões por aqui. É o maior mercado de fragrâncias da América Latina: fabricamos, produzimos, exportamos e importamos.

Boa parte deste crescimento deve-se à paixão dos brasileiros por cuidados pessoais. Quem trabalha com isso sabe: beleza vende bem e o consumidor sempre dá um jeitinho de encaixar no orçamento. Por isso vamos até Bernardo de Irigoyen, na Argentina.  Talita Casagrande, diretora comercial da Perfumelândia, nos conta um pouco mais sobre o assunto.

Perfumes estão no top 10 da lista de desejos

A Tríplice Fronteira é um dos destinos favoritos para turismo de compras e a perfumaria é responsável por boa parte do consumo na região. “O segmento de cosméticos e perfumes está entre os 10 produtos mais desejados no varejo. Isso não é mérito somente das mulheres: em 2017, tivemos uma demanda crescente vinda do público masculino”, conta Talita. A empresária percebe no dia a dia aquilo que os dados revelam: nos últimos cinco anos, o setor de beleza masculina dobrou de tamanho e em 2016 movimentou R$ 19,6 bilhões. A informação também é da Euromonitor.

Foi na fronteira do Paraná com a Argentina que Talita encontrou a oportunidade para desenvolver os negócios.  São três estados, dois países e três municípios em uma só fronteira: Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Missiones – Argentina). Nesta última fica a Perfumelândia, inaugurada em 2009 e que desde 2015 é a maior perfumaria da Argentina. A loja tem1.500 m² de área construída, mais de 150 marcas importadas e 25 mil produtos. Os preços são bastante convidativos, impulsionados pela fama da região: impostos mais baixos e menos burocracia facilitam a venda sem pesar no bolso dos consumidores. “Recebemos muitos turistas, mas no dia a dia nosso maior público é de clientes regionais, dos estados do PR, SC e da Argentina”, destaca Talita.

“A variedade é um diferencial da Perfumelândia. Trabalhamos com as marcas mais desejadas do mundo e com lançamentos, coleções e produtos exclusivos, que só podem ser encontrados aqui”, destaca Talita. “No nosso segmento, inovação é um importante diferencial. Estamos sempre em busca de melhorar a qualidade dos nossos produtos e dos nossos serviços”, detalha a diretora comercial da Perfumelândia.

Dessa busca surgiu um novo serviço, que inaugura ainda no início deste ano: a TV Parfum Point. Serão quatro televisores touch de 42 polegadas para os clientes interagirem com todas as fragrâncias na hora das compras. Talita conta que a tecnologia é bastante inovadora – na Argentina, somente uma loja em Buenos Aires já trabalha com a TV Parfum Point.

Crescer junto para crescer mais

Enquanto a Perfumelândia investe em tecnologia para fisgar o olfato dos clientes, Talita pensa mais à frente. Para ela, a união de esforços entre os países da região fronteiriça pode fazer o comércio crescer ainda mais, não só no setor de beleza: “o melhor caminho para o desenvolvimento é criar uma cultura colaborativa, para que Brasil e Argentina possam andar juntos e atuar de forma integrada. São pequenas ações que podem fazer a diferença para o crescimento dos dois mercados”, encerra.

Quer ter mais dados e insights sobre o comércio na região? Baixe nosso e-book “Tríplice Fronteira: um mercado sem fronteiras”.

Vamos juntos desenvolver novos negócios! #DeOlhoNoMercadoRPC

Artigos relacionados

6 respostas para “Perfume é um dos produtos mais desejados pelos consumidores na fronteira do Paraná”

  1. MARCO ANTON says:

    A Perfumelândia é uma referência única nesta região. Atendimento, conforto, estrutura e a grande quantidade de produtos do mundo todo é sensacional. Sou cliente e recomendo.

  2. Andrea Gomes says:

    Um Lugar Maravilhoso. Com certeza o melhor lugar para compras da América Latina.

  3. Gustavo Z says:

    Parabéns. Sou cliente há 10 anos . Além de perfumes , tem uma gama incrível de vinhos e destilados.

  4. Leo Z says:

    Vou sempre com minha família , com certeza vale a pena conhecer.

  5. Andrea A.M. says:

    He visitado Perfumelandia, y es sin dudas un lugar extremadamente lindo, y muy agradable para comprar!!! Además la atención que te brindan es maravillosa!!

  6. Silvana G. says:

    Uma loja com atendimento excelente, os melhores preços é qualidade dos produtos,sempre com muitas novidades.
    Com certeza recomendo.

Deixe uma resposta