Trabalho voluntário: o valor das pessoas e empresas que realizam ações sociais
No mês do voluntariado, a RPC, por meio do Instituto GRPCOM, incentiva a conexão entre voluntários e ONGs
O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado no dia 28 de agosto. Dados do IBGE indicam que o trabalho voluntário mobiliza anualmente cerca de 7 milhões de brasileiros. A atividade exercida por esse grupo está vinculada a ações comprometidas com o desenvolvimento da sociedade e o apoio às populações mais vulneráveis.

De acordo com o relatório Brazil Giving 2020, pouco mais da metade (53%) dos brasileiros se envolvem em algum tipo de trabalho voluntário, normalmente realizados em igrejas ou organizações sem fins lucrativos.
Segundo a mesma pesquisa, os jovens entre 25 e 34 anos são os que mais se voluntariam, com 62% da porcentagem total. O dado remete a uma das características mais marcantes da geração Y, que é a busca constante por um propósito capaz de promover mudança pessoal e de transformar a sociedade.
Além de compreender o seu papel pessoal dentro da comunidade, os brasileiros também acreditam que as empresas possuem um papel fundamental nesse processo.
Empresas parceiras do trabalho voluntário
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a grande maioria dos voluntários brasileiros atua por meio de Organizações Não Governamentais (ONGs) ou iniciativas empresariais. A informação demonstra a importância do protagonismo das empresas no desenvolvimento de programas de responsabilidade social e no incentivo ao trabalho voluntário.
Para 86% dos entrevistados no estudo realizado para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), as empresas brasileiras devem apoiar as comunidades locais por meio de ações sociais. A mesma pesquisa revela que sete a cada dez pessoas afirmam que estão “inclinadas a comprar um produto ou serviço de uma empresa que doa para causas sociais ou apoia a comunidade local”.
Além do apoio às campanhas de arrecadação, o incentivo ao voluntariado corporativo é uma boa alternativa para estreitar laços entre funcionários e comunidade. Isso porque, a responsabilidade empresarial também contempla o estímulo à ação cidadã de seus funcionários e o compromisso com a sociedade civil.
Mês do Voluntariado no Instituto GPRCOM
O assunto foi tema de um bate-papo promovido pelo Instituto GRPCOM. É possível conferir a conversa realizada com Paula Lobo, Secretária Executiva do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e Adriana Campos de Souza, Coordenadora do Programa de Voluntariado Corporativo da Copel. As duas convidadas trazem dados, apresentam tendências e soluções para a implantação de programas e incentivo ao voluntariado empresarial.
Faça parte da transformação da sociedade e seja você também um voluntário
Como as demandas das ONGs são muitas, o Programa Impulso, do Instituto GRPCOM, criou o projeto “Serviços voluntários”, realizado em parceria com a FreeHelper, startup de conexão entre voluntários e OSC. O projeto tem como principal objetivo disponibilizar voluntários capacitados para desenvolver atividades na área de gestão e comunicação das instituições.
“O trabalho voluntário é a melhor maneira que a sociedade civil tem de somar forças com Instituições Sociais que já realizam atividades essenciais para fazer a diferença na vida de quem precisa. Portanto, ser voluntário é contribuir de forma individual com uma transformação coletiva”, comenta Pedro Eilert, Co-fundador da FreeHelper.
Qualquer profissional das áreas de gestão e comunicação pode se inscrever no projeto e oferecer seu trabalho de maneira voluntária para qualquer organização cadastrada na plataforma. Para fazer parte do grupo, basta acessar o site do Programa Impulso.
A RPC entende o papel das empresas no trabalho voluntário e na transformação da sociedade. Por isso, por meio do Instituto GRPCOM, trabalha há quase duas décadas apoiando o Terceiro Setor, com o Programa Impulso.
As OSC – Organizações da Sociedade Civil são fundamentais para a comunidade, afinal, elas garantem direitos sociais mínimos à população mais vulnerável, fomentam a cultura da doação e a solidariedade, defendendo causas socialmente importantes que fortalecem a democracia do país.
Elaine Tezza, analista de Responsabilidade Social do GRPCOM e gestora do Programa Impulso, destaca o papel e a importância do voluntariado nesse cenário.
“Os voluntários são o coração e a alma de muitas OSCs e projetos sociais. São eles que muitas vezes gerenciam e também realizam as atividades que geram tantos impactos positivos e desenvolvimento para sociedade”, conclui.
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