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Economia e Setores

Tudo acaba em pizza… e isso é um ótimo negócio!

Brasileiro ama pizza! A prova disso é que o setor apresenta crescimento constante no nosso país. Entre as grandes redes e as pizzarias de bairro tem espaço pra todo mundo - basta saber se diferenciar. Por isso apresentamos hoje o conceito de fast casual, uma inovação no segmento gastronômico que abre oportunidades e também o apetite! Nham... vamos conferir!

Tão tradicionais quanto populares, as pizzarias são um fenômeno de expansão: o setor segue em crescimento e chega a arrecadar R$ 22 bilhões por ano no Brasil, segundo a Associação das Pizzarias Unidas. Com a entrada das pizzarias nas praças de alimentação de shoppings, o modelo fast food também ganhou fôlego, inspirado no apelo forte do conceito de “comida rápida” importado dos Estados Unidos.

RPC Fast casual pizzarias
Pizza: um delicioso negócio que ainda oferece oportunidades para quem sabe se diferenciar. Entenda o conceito de fast casual

Entretanto, o desgaste natural e o aumento da concorrência pedem aos empresários criatividade para encontrar um diferencial competitivo.  Quando o administrador Rafael Soares, proprietário da Oven Pizza Customizada, estudava abrir a sua própria marca no segmento, foi advertido por seus familiares e amigos. “É um mercado saturado, com empresas tradicionais fazendo há tantos anos algo que você começará agora. Por que investir nisso?”, relembra.

Na época, Rafael estava se desfazendo de uma marca de iogurtes congelados que não deu certo. Só que a experiência de ter uma marca diferenciada dentro de shoppings o fez insistir na procura por boas oportunidades. “Eu queria continuar a ter uma marca, mas algo que não sofresse com a sazonalidade. Pizza é um produto que sempre é procurado. Faltava entender como oferecer algo diferente”, explica.

Fast Casual: inovação no segmento de pizzarias se espelha no exterior

O administrador Rafael Soares conta que após muita pesquisa de mercado encontrou um novo conceito de negócio em pizzaria
O administrador Rafael Soares conta que após muita pesquisa de mercado encontrou um novo conceito de negócio em pizzaria

Para entrar no ramo, Rafael Soares fez pesquisas de mercado em diversos locais do Brasil buscando entender o que os consumidores de pizza ainda não haviam encontrado nos estabelecimentos que frequentavam. O administrador encontrou uma brecha ao perceber que as pizzarias localizadas em shopping não atendem àqueles consumidores que estão em busca de alimentos mais saudáveis, com bom custo benefício e sem perder a pegada “fast”.

Este é um movimento que tem acontecido não só no Brasil, mas no mundo. Com a mudança de mentalidade do consumidor, as redes de fast food precisam se adaptar a uma alimentação mais saudável, menos industrial. Foi então que surgiu o conceito chamado fast casual. E foi nele que o administrador decidiu apostar para ganhar competitividade.

O fast casual está baseado em quatro pontos essenciais: tipo de serviço, ambiente, qualidade da comida e preço. Atualmente, este conceito é entendido como uma nova segmentação no mercado gastronômico, que pode ser posicionada entre as cadeias de fast food, já que não deixa de entregar produtos com extrema agilidade, e os restaurantes que oferecem serviços completos – pois a qualidade da refeição fast casual  é considerada superior. Assim, em 2014, Rafael abriu a primeira loja no ParkShopping Barigui, em Curitiba. O cliente pode selecionar a massa e todos os ingredientes que serão acrescentados. Todos são frescos e há a possibilidade de criar sabores pouco convencionais, mais próximos da alta culinária.

Até agora, já são quatro unidades espalhadas por grandes shoppings da capital e o projeto de expansão da marca acontece neste ano. “Desde o início, o plano sempre foi levar a marca para o cenário nacional. Até o final de 2016, esperamos abrir entre 8 e 10 lojas no sistema de franquias. Começaremos por São Paulo”, finaliza o proprietário. Confira o depoimento de Rafael no vídeo a seguir:

 

Pra fechar, é bom saber que os curitibanos adoram comer fora. Há oportunidades para quem quer investir em gastronomia! Veja alguns dados:

RPC Fast casual curitibanos amam comer fora

Na próxima semana, vamos aproveitar esta deixa e falar sobre os hábitos de consumo de Food Service em Curitiba. Não perca!

 

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1 respostas para “Tudo acaba em pizza… e isso é um ótimo negócio!”

  1. José Cristiano Reis says:

    Gostaria de saber mais a respeito do tamanho do mercado de pizza em brasília como quantidade de pizzarias, o volume tanto em dinheiro e quantidade de pizzas aqui, perfil dos consumidores…

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